banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Animais do RBV passam por check-up
  Data/Hora: 29.abr.2013 - 14h 13 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Entre eles, a onça-pintada Juma passou por um exame de ultrassonografia preventiva com aparelho de última geração.   

 

Felídeos, canídeos, roedores e répteis do Refúgio Biológico Bela Vista (RBV) estão passando por exames de ultrassonografia preventiva no Hospital Veterinário do local. O check-up completo envolve 25 animais, todos com idade avançada. Entre eles, a onça-pintada Juma, com seus mais de 20 anos, que passou pelo procedimento na manhã desta sexta-feira (26). Os exames começaram na quinta (25) e vão até terça-feira (30).

O procedimento faz parte de um curso realizado pelo instituto de pós-graduação Qualitas, em parceria com Itaipu. Dez médicos veterinários de seis estados brasileiros participam do treinamento. “Eles já trabalham com ultrassonografia, mas, na Itaipu, estão tendo a oportunidade de aplicar seu conhecimento em animais silvestres”, afirmou a veterinária do instituto Eliana Guglielmetti Serra, coordenadora do curso.

 

Eliana explica que a finalidade da ultrassonografia é prever doenças, para que o tratamento possa ser feito antecipadamente. “O animal pode ser portador de uma doença, sem apresentar sintomas. Identificando futuros problemas, nós melhoramos a qualidade de vida dele”. Para isso, está sendo usado um equipamento de última geração que foi emprestado para o instituto promover o curso.

     
De acordo com o médico veterinário Wanderlei de Moraes, da Divisão de Áreas Protegidas (MARP.CD), o treinamento atende a dois objetivos do RBV. Primeiro, manter os profissionais e parceiros constantemente atualizados sobre o que há de mais moderno nos equipamentos e procedimentos
 da veterinária. Segundo, avaliar o estado de saúde dos animais.

“São todos animais senis, que vão apresentar problemas de saúde devido à idade”, explicou Wanderlei. “Com o diagnóstico gerado a partir da ultrassonografia, poderemos planejar o tratamento”.
     
 
Troca de experiências

    
O médico veterinário Jean Cristo Teixeira Ciarallo tem uma clínica em Conselheiro Lafaiate (MG) e já tem experiência em ultrassonografia com animais silvestres, como o lobo-guará. Mas ele pôde estudar outros animais no RBV. “Eu fiquei impressionado com a estrutura do refúgio”, contou. “Gostaria que outros lugares fossem como aqui, onde as coisas dão certo”.
         
 
A veterinária Maria Fernanda Martins, do Rio de Janeiro (RJ), estava emocionada quando concluíram o procedimento com a onça-pintada Juma. “Eu tenho experiência com animais de pequeno porte, e sempre quis estudar uma onça-pintada.”

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Banner violência se limite
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner Exposição
Banner pedrão 2018
Banner Einstein