O evento deste ano já tem 2.500 inscritos e pode chegar a 2.700. A corrida será em maio, com largada às 9h.
O comitê organizador da 7ª Meia Maratona das Cataratas reuniu autoridades e imprensa, na manhã de sexta-feira (26), no Mabu Thermas e Resort, em Foz do Iguaçu, para o lançamento oficial do evento – que este ano, a um mês da prova, já tem confirmado o recorde de inscrições, com 2.500 atletas. A corrida tem o patrocínio da Itaipu Binacional.
“Faltando um mês, atingimos o número máximo de vagas”, comemorou o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro. “Isso nos traz muito orgulho, porque mostra a força da prova”, concluiu.
A evolução do número de participantes comprova a aprovação da corrida entre os atletas. A quantidade de inscritos cresceu 450% da primeira edição para a sexta. Este ano, devido à grande procura dos corredores, Pegoraro autorizou a abertura de 200 inscrições extras. Por isso, o número total de inscritos ainda pode chegar a 2.700.
Outra conquista importante da Meia Maratona das Cataratas é que a prova foi incluída no calendário oficial de atletismo. Este ano, o “desafio mais fascinante” será transmitido ao vivo pela Rede Globo, parceira na realização do evento.
Para Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, a prova está cada vez mais forte. “Ela é a meia-maratona mais linda do Brasil. Estamos trabalhando para que esta edição seja ainda melhor que as anteriores, e assim sucessivamente.”
Novidade
Tradicionalmente realizada em julho, este ano a corrida será em maio, com largada às 9h – uma hora mais tarde do que nos anos anteriores. O motivo da mudança é o clima mais agradável para os atletas, que sofriam com o frio intenso. “Outra razão para termos mudado é que, assim, conseguiremos movimentar o turismo de Foz do Iguaçu mesmo em período de baixa temporada”, esclareceu Pegoraro.
Serviço
7ª Meia Maratona das Cataratas
Data: 26 de maio
Local: Parque Nacional do Iguaçu
Largada: 9 horas
Inscrições e informações: meiamaratonadascataratas.com.br
A Itaipu
A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. Em 2012, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.