banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
OMC: vitória do Brasil é caminho para expansão do consumo
  Data/Hora: 9.mai.2013 - 11h 7 - Categoria: Mundo  
 
 
clique para ampliar

Fonte: Tribuna da Imprensa - Pedro do Coutto - Foi, sem dúvida alguma, uma grande vitória para o Brasil a eleição do diplomata Roberto Azevedo para diretor geral da Organização Mundial do Comércio, tanto sob o aspecto político e diplomático, quanto pelo conteúdo de sua proposta, colocada ao longo da campanha pela conquista dos votos, de eliminar barreiras cambiais e tarifárias existentes que inibem o sistema global. Não é tarefa fácil, como acentuaram Renata Cabral e Deborah Berlinck, reportagem na edição do dia 8, de O Globo.

 

Resgatar o multilateralismo, o desafio básico, ameaçado por uma série de acordos bilaterais, na luta por preços melhores e, ao mesmo tempo, mais competitivos. Perfeito. Um quadro estatístico acompanha a matéria.Trata do movimento, de 2012, das maiores economias, no movimento exportações-importações.

 

A União Europeia, reunindo 27 países, exportou 5,7 trilhões de dólares e importou 5,9 trilhões. Os Estados Unidos tiveram déficit: exportaram 1 trilhão e 547 bilhões, importaram 2 trilhões e 300 bilhões. A China alcançou superávit exportou 2 trilhões de dólares, importou 1 trilhão e 818 bilhões. O Brasil exportou 243 bilhões de dólares, importou 233 bilhões. A Rússia exportou 529  bilhões, importou 335 bilhões de dólares. Teve superávit. A Índia teve déficit: exportou 293 bilhões, importou 489 bilhões de dólares. Finalmente o México exportou 371 bilhões, mais que o Brasil, importou 380 bilhões de dólares. A União Europeia representou 32,4% das exportações globais e 32,6% do total das importações.

 

O Brasil participa com 1,3 das exportações e com 1,2% das importações. Com base nesses dados pode-se projetar nitidamente o universo comercial do mundo. Exportações e importações em torno de 18 trilhões de dólares cada um dos dois setores. Fluxo geral, portanto, na esfera dos 36 trilhões de dólares. Para vencer as barreiras cambiais e as preferências criadas reciprocamente pelos acordos bilaterais, patrocinados especialmente pelos países mais fortes, a saída dar-se-á pelo aumento da produção.

 

Mas este fato depende do aumento do consumo. E assim o debate se desloca para o desenvolvimento tecnológico no sentido de reduzir custos e melhorar a qualidade dos produtos e a capacidade salarial de compra das populações.Isso porque o consumo popular está sempre em questão quando se fala em comércio, preços e tecnologia, o que significa, no que diz respeito a tecnologia, falar na influência do grau de educação no nível tecnológico. Sem esquecer a influência educacional nos ganhos do trabalho e nos hábitos de consumo.

 

Roberto Azevedo chega ao posto máximo da OMC depois de ser embaixador do Brasil junto à entidade durante cinco anos. Experiência não lhe falta, sensibilidade também não, já que todos reconhecem sua grande capacidade de articulação e de negociar do possível.

 

Em declaração ao repórter Bernardo Mello Franco, enviado da Folha de São Paulo a Genebra, Roberto Azevedo afirmou que sua visão favorece o diálogo e a convergência em torno da revitalização do sistema multilateral de comércio foi muito bem recebida durante a campanha, acrescentou. O êxito da missão, sobretudo a ampliação de seu sentido, depende dele próprio. Mas o aumento do consumo de uma nova visão mundial, de país por país. Neste ponto ele pode opinar e sugerir. Se fizer isso já terá feito muito pelo desenvolvimento econômico-social através do comércio no mundo.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Banner Exposição
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner violência se limite
Bassani