Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Peças gigantes da Petrobras atravessam Foz do Iguaçu
  Data/Hora: 5.jun.2013 - 15h 28 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

 Megaoperação mobilizou dezenas de homens da Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Defesa Civil e empregados de Itaipu. Carga será levada até o Mato Grosso do Sul.

 

A megaoperação para transportar duas peças gigantes da margem do Rio Paraná, dentro de Itaipu Binacional, até a prainha do bairro Três Lagoas, em Foz do Iguaçu (PR), mobilizou nesta terça-feira (4) dezenas de homens da Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Defesa Civil e de Itaipu.

A carga, com total de quase 500 toneladas, foi puxada por caminhões em duas plataformas com 160 pneus cada uma. No caminho, o comboio chamou a atenção de moradores e chegou a interromper, por alguns minutos, o trânsito da Avenida Tancredo Neves, uma das mais movimentadas da cidade.

A velocidade média para vencer os 17 quilômetros do percurso foi de 5 km/h. Por volta das 14h, a carga já estava pronta para ser reembarcada no Lago de Itaipu.

“Tudo ocorreu absolutamente dentro do que foi planejado, sem surpresas. Isso nos dá a confiança de que o grande teste, que será o reator de amônia, com 761 toneladas, também seja um sucesso”, afirmou o gerente do Departamento de Obras e Manutenção, Andreas Arion Schwarz, coordenador dos trabalhos por Itaipu.

Fabricadas na China, as peças – 13, no total – serão utilizadas na montagem de uma usina de fertilizantes agrícolas da Petrobras, em Três Lagoas (MS).

 

Barragem

A carga chegou a Foz do Iguaçu pelo Rio Paraná, desde Porto Grande, no Rio Grande do Sul. Para seguir viagem pelo Lago de Itaipu, e superar os 120 metros de desnível da barragem da usina, precisou ser desembarcada e reembarcada, atravessando a cidade por terra.

“Nunca vi nada parecido com isso. Para nós, é uma atração. Muda a rotina do dia”, disse Neusa Tosti, dona de um pet shop na Rua Ângela Aparecida de Andrade. Para o deslocamento do comboio nas vias estreitas do bairro, foi necessário remover ou levantar parte da fiação, além de ampliar acessos.

No bairro Cidade Nova, a megaoperação levou boa parte dos moradores para as ruas. “A gente sabia que ia acontecer alguma coisa porque colocaram uma placa e arrumaram a rua. Mas não sei para que isso tudo serve. Nas próximas passagens vou ficar aqui também para ver o movimento”, disse a moradora Suellen Cristina.

O técnico Marcelo Alves Ferreira, técnico da Divisão de Manutenção de Equipamentos de Transmissão de Itaipu, acompanhava tudo de perto – principalmente para avaliar a passagem dos equipamentos pela linha de transmissão de 13,8 kV, que sai de Itaipu em direção a Furnas.

“Acho que desde a montagem da usina não havia uma movimentação de carga tão grande como essa”, avaliou Ferreira, que também observou a passagem do comboio pela linha de 500 kV que sai de Itaipu.

Andreas Arion Schwarz informou que a previsão do Consórcio de Transportes Multimodal (CTM), responsável pelo transporte, é que todo o trabalho seja concluído até setembro.

 

 

A Itaipu

 

A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. Em 2012, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner Exposição
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Banner Mirante
Banner violência se limite