A assinatura do protocolo de intenções para a criação do Centro de Excelência em Gestão e Inovação do Turismo aconteceu na noite desta quarta-feira (12), durante a abertura do 8º Festival de Turismo das Cataratas.
O Ministério do Turismo vai criar em Foz do Iguaçu o Centro de Excelência em Gestão e Inovação do Turismo. O protocolo de intenções foi assinado na noite desta quarta-feira (12), na solenidade de abertura do 8º Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, no Recanto Park Hotel, pelo secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, que representou o ministro Gastão Vieira. A Itaipu é uma das patrocinadoras do evento.
“Foz já é referência”, afirmou Lummertz, "pela integração do trade, da Prefeitura e da Itaipu Binacional em favor do desenvolvimento do turismo". Nesta quinta-feira (13), também no Festival, o secretário vai apresentar o Plano Nacional de Turismo, que pretende transformar o Brasil em terceira potência no setor, atrás apenas de China e Estados Unidos (hoje, o Brasil está em sexto lugar).
As mudanças
Em rápido discurso na solenidade de abertura, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, lembrou as profundas transformações pelas quais passou o turismo de Foz do Iguaçu desde a primeira até esta 8ª edição do Festival. Oito anos atrás, disse, os hotéis estavam vazios, o aeroporto recebia poucos voos e a imagem do destino era “completamente diferente da que temos hoje”.
Agora, há novas construções, reformas e ampliações de hotéis, os voos se multiplicaram e os atrativos batem recordes de visitação. Todas as mudanças, segundo ele, ocorreram pela união e soma de esforços, e se refletiram não só em Foz do Iguaçu, mas nas vizinhas Puerto Iguazú e Ciudad del Este.
Itaipu
A participação de Itaipu nesse processo de transformação do destino foi destacada por várias autoridades. O secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, atribuiu à participação de Itaipu o fato de Foz do Iguaçu ser hoje “o centro de referência e excelência que buscamos para os 18 parques nacionais do Brasil”.
“Juntos, nós vamos construir o primeiro centro de referência no Brasil, para trabalharmos em rede pelo turismo no País”. Depois de Foz do Iguaçu, serão implantados outros centros de referência. O segundo será provavelmente em Gramado, no Rio Grande do Sul.
Segundo Lummertz, o Plano Nacional de Turismo (PNT), que ele apresentará nesta quinta-feira à noite, prevê o aproveitamento turístico das belezas naturais e cênicas do País, hoje praticamente inexploradas, “à exceção do Parque Nacional do Iguaçu”.
O PNT quer fazer com que o Brasil se torne uma potência turística à altura dos seus atrativos. Embora esteja em primeiro lugar em belezas naturais, o País está em 51º em competitividade no turismo mundial. E é por isso que, só no ano passado, acumulou um déficit de US$ 15 bilhões na conta turismo, lembrou Lummertz.
Foz pode ter mais
Foz do Iguaçu, segundo ele, que recebe 500 mil estrangeiros por ano, precisa apenas aproveitar ainda melhor o que já tem de competitivo mundialmente. Ele citou que Foz é “uma cidade limpa, agradável e segura” e tem uma das sete maravilhas mundiais da natureza e a usina de Itaipu.
E pode atrair ainda mais brasileiros, porque “o destino oferece aquilo que vamos fazer lá fora, que é o turismo de compras”, referindo-se a Ciudad del Este. “E tem ainda os cassinos na Argentina”, completou, embora lembrando que hoje o fator cambial favorece as viagens ao exterior.
“Cobaias”
O prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, disse que, logo ao assumir, procurou buscar recursos no Ministério do Turismo, quando conheceu Lummertz e ouviu dele que, mais do que simplesmente verba, a cidade deveria “fazer diferente” para aproveitar o potencial que tem.
E disse, brincando, em relação ao Centro de Excelência em Gestão e Inovação do Turismo: “Nós nos dispomos a ser cobaias dessa experiência”. Ele elogiou a parceria de Itaipu no turismo iguaçuense e disse que escolheu Jaime Nascimento (“a quem eu não conhecia”) como secretário justamente por seu trabalho na binacional.
Turismo mundial
O diretor-executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), Márcio Favilla, disse que o turismo ganhou um novo status mundial, a partir de acontecimentos políticos importantes, em 2012.
O primeiro deles foi o reconhecimento pelo G20, o grupo das 20 economias mais importantes do mundo, de que o turismo é um vetor de crescimento econômico e de geração de emprego.
O segundo acontecimento citado por ele é que a Conferência Rio+20 incluiu o turismo sustentável entre 18 temas considerados fundamentais. E o terceiro é que, em 2012, pela primeira vez o número de turistas ultrapassou 1 bilhão de pessoas (1,035 bilhão de habitantes passaram pelo menos um dia no ano fora de seu país de origem).
Elogios
Ao abrir a solenidade, o coordenador do Festival de Turismo, Paulo Angeli, elogiou Samek, que, ao incluir o turismo na missão de Itaipu, mostrou ser “um homem de visão”. E, mais ainda, ao designar Gilmar Piolla para representar a empresa no turismo iguaçuense.
“Piolla é um batalhador pelo turismo”, disse. E brincou: “Quando ele chegou, não entendia nada do assunto. Hoje, ele dá aula para nós “.
Vídeos
Ainda na solenidade de abertura, a Itaipu Binacional e o Fundo Iguaçu apresentaram vídeos. O da Itaipu foi “Roteiro obrigatório”, que mostra aspectos turísticos da usina. Depois, foi mostrado o vídeo da campanha “7 maravilhas” e o novo “Foz destino inesquecível”.
O Festival
A 8ª edição do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, que prossegue até sexta-feira (14), no Hotel Rafain Palace & Convention Center, conta com mais de 6 mil participantes inscritos, entre agentes de viagem, operadores de turismo, empresas e profissionais do setor, além de estudiosos e estudantes, vindos de todo o Brasil e de países vizinhos.
A Feira de Turismo e Negócios tem 19 estandes, com mais de 500 expositores. Entre os eventos paralelos estão o 7º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, o Encontro de Negócios do Sebrae-Paraná, o 1 º Seminário Latino-Americano de Turismo de Fronteira e a Mostra de Produtos Sustentáveis Regionais.
A Itaipu
A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. Em 2012, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.