banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Os números mostram que a política adotada pela Petrobrás está no caminho certo
  Data/Hora: 3.ago.2013 - 8h 31 - Categoria: Brasil  
 
 
clique para ampliar

Fonte: Tribuna da Imprensa - Flávio José Bortolotto – É bom que se denuncie publicamente o que achar errado na administração da Petrobras e de qualquer estatal. Quanto mais fiscalização, melhor. Mas tem que denunciar com competência.

 

1 – Produção e auto-suficiência

O comentarista Daniel Paixão alega que nos últimos 7 anos a Petrobras teve um déficit na venda/compra de petróleo de R$ 57 bilhões, para concluir que a Petrobras está “crescendo que nem rabo de cavalo – para baixo”.

 

É verdade que não se atingiu a auto-suficiência, faltando cerca de 5% de produção. Mas nesses 7 anos a demanda cresceu mais de 7% ao ano e o Açúcar/Álcool subiram muito no mercado internacional sendo vantajoso para a indústria sucro-alcooleira exportá-los, criando um déficit de combustíveis.

 

A produção da Petrobras nesses últimos 7 anos passou de 1,4 milhão de barris/dia para os atuais 2,3 milhões de barris/dia. Eu queria que minha micro-empresa tivesse crescido assim.

 

2 – O caso das plataformas

Pequenas variações por paradas de plataformas para manutenção, não devem ser levadas em conta. E foi uma grande decisão do governo Lula/José Alencar a construção de plataformas, navios sondas, embarcações auxiliares, rebocadores, equipamentos submarinos, bombas, tubulações, válvulas etc. etc., no Brasil e com mínimo de 65% de índice de nacionalidade, para alavancar a indústria nacional.

 

Depois, justamente para acelerar a produção e atingir a auto-suficiência, o que reduz o déficit da conta-corrente do Brasil, se alugam algumas plataformas e navios sondas etc., e isso é criticado também.

 

Sem dúvida, numa atividade tão gigantesca e complexa como “pioneiramente produzir petróleo em águas profundas”, se cometeram e se cometerão erros, mas as medidas tomadas pela Petrobras e criticadas pelo comentarista, a meu vê, nada têm de errado.

 

3 – Erros pontuais da Petrobras

É verdade que nesses 10 anos de governo do PT se cometeram erros pontuais como os indicados por Daniel Paixão. A compra da refinaria de Pasadena, no Texas, e a construção da Refinaria Abreu e Lima, em Recife, estão em análise e os responsáveis respondendo perante o Conselho Fiscal da Petrobras e também judicialmente.

 

O que o Sr. Daniel Paixão não diz é que a Petrobras e a indústria brasileira do petróleo como um todo passaram de 3,5% do PIB em janeiro de 2003 para os atuais 1% do PIB em 2013.  É lógico que aumentaram o capital, a dívida, os investimentos, a produção, tudo, mas o comentarista se fixa só na dívida.

 

Devido à demanda ter crescido muito e o grosso dos investimentos serem dirigidos para o Pré-Sal, com retorno em 10 ou 12 anos, é lógico que neste período a Petrobras estará apertada, apertadíssima, como qualquer companhia que atua em ciclo de longa duração como é o de petróleo, durante a fase de investimentos, e ainda pioneiramente em águas profundas.

 

4 – Política do governo é acertada

No fundo há uma luta surda entre a política do governo, que mesmo com erros e imprevistos optou por defender a indústria nacional do petróleo, e a alternativa de entregar o controle de tudo para o capital internacional via suas multinacionais do petróleo/gás.

 

Mas acontece que precisamos fortalecer a industrialização, que é chave para o aumento do padrão de vida do povo. O Haiti, por exemplo, tem gasolina na bomba mais barata do que nós.

 

Nessa polêmica, vemos como é importante uma Imprensa livre, para que tudo ande bem.

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Bassani
Banner Einstein
Banner Exposição