A agenda de eventos literários e musicais patrocinados pela Itaipu Binacional e parceiros vai transformar agosto no mês da efervescência cultural na fronteira. Estão programadas várias atividades, como mostras, oficinas e até aula-show com o poeta, músico e compositor José Miguel Wisnik, que se apresentará acompanhado dos músicos Sérgio Reze e Swami Júnior na Exposição Múltiplo Leminski, no Ecomuseu de Itaipu.
Para quem ainda não visitou ou quer repetir a dose, a Exposição Múltiplo Leminski está aberta ao público de terça-feira a domingo, das 8h30 às 16h30. A entrada é gratuita para moradores de Foz do Iguaçu e região. Turistas que fazem o passeio do Complexo Turístico Itaipu ganham cortesia para visitar a mostra. A exposição tem sido um grande sucesso, tanto que fez Itaipu bater recorde de visitação turística no mês de julho.
No dia 20 de agosto, o lançamento da Feira Internacional do Livro de Foz do lguaçu contará com a participação do escritor Gonçalo M. Tavares. Ele participa do Diálogo sobre Livros, Cultura e Poder, às 19h30, no Auditório da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.
A entrada também é franca. No dia 21 e 22, acontece o curso-oficina Escrita, Ideia e Imaginação, com Gonçalo M. Tavares, das 9h às 12h, no Auditório do Ecomuseu de Itaipu. Os critérios para as inscrições pelo site diálogos@poloiguassu.org serão divulgadas nos próximos dias, já que as vagas são limitadas.
No dia 21, haverá ainda o lançamento do livro Rebeldes do Paraná, com bate-papo com o autor Mário Hélio Gomes, às 18h, na Livraria Kunda. No dia 22 de agosto, o curso-oficina "Eu desenho, os animais falam" é com artista plástica Rachel Caiano. O horário da programação é das 9h às 12h, no Ecomuseu de Itaipu. O evento será aberto para crianças de 9 a 12 anos. As vagas também limitadas.
Já a aula-show sobre Paulo Leminski, com José Miguel Wisnik, acompanhado dos músicos Sérgio Reze e Swami Jr, acontece no dia 24 de agosto, no auditório do Centro de Recepção do Visitante. A entrada é gratuita, mediante apresentação de convite. As vagas são limitadas para 230 pessoas.
Toda a programação conta com o apoio do Instituto Poloiguasssu, realizador do Diálogos de Fronteira e a Fundação Cultural.
A Itaipu
A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. Em 2012, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.