Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Itaipu e Renault apresentam em SP novo integrante da família VE
  Data/Hora: 16.set.2013 - 17h 16 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Produzido pela Renault, Twizy ZE tem características de quadriciclo e já vendeu mais de 6 mil unidades na Europa.

 

A Itaipu Binacional e a montadora francesa Renault apresentaram, na última semana, em São Paulo, o compacto Twizy ZE, um veículo 100% elétrico, com características de quadriciclo, e que já vendeu mais de 6 mil unidades na Europa.

 

A apresentação ocorreu durante o 9º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, de 10 a 12 de setembro, no Expo Center Norte.

 

A chegada do modelo faz parte das negociações de Itaipu para integrar a montadora francesa ao time de parceiros do Programa Veículo Elétrico (VE). No começo do mês, a binacional também recebeu o sedã Fluence ZE, top de linha da Renault.

 

O coordenador brasileiro do Programa VE, Celso Novais, explicou que a aquisição dos dois Twizys pela Itaipu, ambos apresentados no salão, tem como foco estudos para a nacionalização das peças e a identificação de possíveis fornecedores.

 

A ideia é que, no futuro, esses modelos possam ser montados e ter peças fabricadas no País.

 

“Esses dois primeiros carros serão referências para Itaipu. Nossa intenção é montar esses veículos em série, da mesma forma que montamos os outros modelos com os outros parceiros”, disse Celso Novais.

 

Na usina, os Twizys também poderão ser utilizados pelos empregados pelo sistema de Sharing car (compartilhamento).

 

“Por ser pequeno, conseguimos estacionar até dois Twizys de lado em uma vaga de carro comum. É um veículo do futuro, feito para transportar poucas pessoas e traz o conceito de ‘a última milha’, fazendo a interconexão dos metrôs, dos transportes de distâncias maiores até as empresas e escritórios”, acrescentou Novais.

 

O engenheiro destacou ainda que, nos últimos anos, a Renault tem feito investimentos importantes em veículos elétricos. Segundo ele, esse know-how poderá ajudar a desenvolver o segmento no País.

 

“Renault e Itaipu são empresas que acreditam que esta tecnologia (a mobilidade elétrica) estará presente no futuro do mercado automobilístico mundial”, declarou o presidente da Renault do Brasil, Olivier Murguet, sobre a parceria com a binacional.

 

Além do Twizy e do Fluence ZE, o grupo francês já lançou comercialmente na Europa outros dois modelos de veículos elétricos: a perua Kangoo KE (cargo) e o hatch Zoe, além do Leaf, da aliança mundial com a Nissan.

 

Carro-conceito

Com design arrojado, o Twizy tem 17 cavalos de potência e dois modos de autonomia – para 45 e para 80 quilômetros. O modelo leva duas pessoas e traz no painel digital informações como velocidade, carga da bateria, autonomia e hora.

 

“Na Europa, são classificados para utilização em vias públicas e estradas secundárias, mas não é permitido o uso em autobahns e estradas de alta velocidade”, explicou Celso Novais. No Brasil, o modelo ainda não pode ser emplacado porque precisa de homologação para circular.

 

 

Participação de Itaipu no Salão de VE

Durante o 9º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, o coordenador brasileiro do Programa VE, Celso Novais, participou de dois painéis: “VE e Transporte Urbano de Cargas e Passageiros” (dia 11) e “Acumuladores de energia para VE” (dia 12).

 

“Tenho a convicção de que o veículo elétrico será o transporte do futuro, mas hoje temos muito mais utilidade para transporte em massa. Um dos caminhos mais simples para minimizar a emissão de gases do efeito estufa nas grandes capitais é a mudança de frota e o uso de veículos elétricos no transporte público”, afirmou Novais.

 

O diretor do Fórum Latino-Americano do Smart Grid, Cyro Vicente Boccuzzi, também palestrante do salão, acrescentou que “o veículo elétrico é um destino sem volta, todas as montadoras têm projetos de veículos 100% movidos a eletricidade”.

 

Para o presidente da Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Nelson Leite, o Brasil passa por um momento de mudanças, como crescimento econômico, ampliação do poder de compra e aumento da consciência ambiental. Segundo ele, esse contexto abre espaço para a mobilidade elétrica. “O veículo elétrico é uma carga nova muito positiva, pois é um meio de carregar energia fora do pico de demanda”, afirmou.

 

4º mercado mundial

Hoje, o Brasil tem o 4º maior mercado automotivo no mundo, atrás apenas da China, EUA e Japão. São mais de 37 milhões de veículos rodando no País. A expectativa do setor é que os veículos elétricos a cada ano conquistem mais espaço – no Brasil e no mundo.

 

“Três milhões de veículos leves elétricos deverão circular pelo mundo em 2020; em 2025, já serão 10 milhões e, em 2030, esse número deve chegar a 19 milhões de unidades, de acordo com estudo da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE)”, disse Jayme Buarque de Hollanda, presidente do conselho da entidade.

 

Ficha técnica do Twizy

Autonomia: 45 km e 80km

Velocidade: 100 km/h a versão com autonomia de 80 km

Potência: 17 cavalos

Peso: 445 quilos

Bateria: Íons de Lítio

Recarga: 3 horas e meia

 

A Itaipu

 

A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. Em 2012, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner Mirante
Banner Einstein
Bassani
Banner Exposição
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner pedrão 2018