Lançamento oficial do Prêmio WEPs Brasil será no dia 7 de outubro no Hotel Unique, em São Paulo, com a presença de personalidades como a ativista saudita Samar Badawi.
Com a chancela da ONU Mulheres e do Pacto Global, a Itaipu Binacional e instituições parceiras lançam na próxima segunda-feira, dia 7 de outubro, em São Paulo, o Prêmio WEPs Brasil 2014 – Empresas Empoderando Mulheres.
A iniciativa, que tem como meta incentivar e promover a equidade de gênero e o empoderamento da mulher nas pequenas, médias e grandes empresas brasileiras, será anunciada durante o Fórum Momento Mulher, que acontecerá no Hotel Unique, no Jardim Paulista, em São Paulo.
A premiação é reconhecida pelo UN Global Compact e UN Women, criadores dos Princípios para o Empoderamento das Mulheres, os WEPs (em inglês, Women´s Empowerment Principles), em parceria com suas representações brasileiras, a Rede Brasileira do Pacto Global e a ONU Mulheres Brasil. São parceiras na iniciativa a jornalista Ana Paula Padrão, a Global Reporting Initiative (GRI), o Planeta Sustentável, da Editora Abril, e os jornais Gazeta do Povo e Brasil Econômico, além do Espaço Mulheres Executivas Paraná (MEX).
O evento de lançamento contará com as presenças da diretora financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff; do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek; da representante da ONU para os WEPs, Lauren Gula; da diretora da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman; do presidente do Pacto Global no Brasil, Jorge Soto; e da jornalista Ana Paula Padrão, organizadora do Fórum Momento Mulher, dentre outras lideranças.
Uma das atrações do Fórum será a ativista saudita Samar Badawi, reconhecida no mundo todo pela luta pelo empoderamento das mulheres, iniciado com sua batalha judicial contra o próprio pai, por maus tratos. Samar foi agraciada pelo Prêmio Mulheres de Coragem (em inglês, Women of Courage Award), uma das maiores honrarias concedidas pelo Ministério de Relações Exteriores dos Estados Unidos.
“Pretendemos contribuir para a disseminação da cultura e dos conceitos de equidade de gênero no Brasil”, diz Margaret Groff, uma das idealizadoras do prêmio.
A diretora da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, acredita que o Prêmio WEPs Brasil servirá como modelo a ser replicado em outros países. “É uma prática inteligente, que destacará o papel de liderança do setor produtivo brasileiro em âmbito global”, afirmou. “Ao mesmo tempo, ele alavanca o potencial dos WEPs e ajuda a colocar em prática compromissos assumidos em prol da igualdade de gênero”, afirma Nadine Gasman.
Para o presidente da Rede Brasileira do Pacto Global, Jorge Soto, o prêmio incentivará as empresas a aderirem aos WEPs e também promoverá nessas corporações o princípio da sustentabilidade. “A criação do prêmio ocupa esse espaço de reconhecimento para as empresas que se destacam na inclusão da diversidade de gênero na sua gestão”.
O Prêmio WEPs Brasil
O Prêmio WEPs Brasil 2014 tem como preceito os Princípios para o Empoderamento das Mulheres. No mundo, cerca de 650 empresas adotam os WEPs. No Brasil, a lista de signatárias tem 55 empresas. Dentre elas, Itaipu, uma das primeiras empresas no mundo a aderi-los. A empresa também foi responsável pelo lançamento dos WEPs no Brasil, alguns meses após o anúncio da plataforma, em 2010, na sede da ONU, em Nova York.
“O prêmio tem caráter educativo e as empresas que participarem não serão obrigadas a aderir aos princípios”, explicou Margaret Groff. “Mas acreditamos que o prêmio promoverá um salto na cultura do emponderamento e, consequentemente, na adesão aos WEPs”, completou. Outro objetivo, segundo ela, é estimular a maior participação das empresas privadas no Selo do Pró-Equidade de Gênero e Raça da Secretaria de Políticas para as Mulheres, do governo federal.
Poderão concorrer ao Prêmio WEPs Brasil 2014 empresas de pequeno, médio e grande porte. O reconhecimento será feito em cada categoria, nas modalidades ouro, prata e bronze. O anúncio das vencedoras será feito numa cerimônia de premiação, que deve ocorrer em março de 2014.
A realização do prêmio conta com o apoio institucional da Fundação Dom Cabral (FDC), do Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul/Fundação Getúlio Vargas (ISAE/FGV), Fundação Coge (Funcoge), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), Câmara Americana de Comércio de Curitiba (Amcham–Curitiba), entre outras.
Como participar
A inscrição é gratuita e será oficializada pelo preenchimento de ficha de inscrição, que estará disponível no site www.premiowepsbrasil.org a partir do dia 8 de outubro e até 22 de novembro.
As concorrentes deverão responder a um questionário no próprio site da premiação. O questionário trará quantidades diferenciadas de indicadores conforme o porte da empresa candidata. Os indicadores se baseiam nas diretrizes da GRI, que orientam os WEPs. Conforme a pontuação, elas poderão ser avaliadas in loco por uma comissão técnica capacitada. Uma banca de juízes formada por especialistas notórios em equidade de gênero definirá os vencedores e eventuais menções honrosas.
Serviço
Lançamento do Prêmio WEP Brasil 2014 – Empresas Emponderando Mulheres
Quando: 7 de outubro (segunda-feira), a partir das 16h45. A programação do Fórum começa às 9h.
Onde: Hotel Unique - Avenida Brigadeiro Luís Antonio, 4700, Jardim Paulista - São Paulo, Brasil