Iniciativa marca a adesão da empresa à lista de edifícios e monumentos integrados ao Outubro Rosa.
A partir da noite desta sexta-feira (4), durante o espetáculo da Iluminação da Barragem, os condutos forçados da usina de Itaipu estarão refletindo luzes rosa, cor símbolo do movimento internacional da luta contra o câncer de mama. No próximo dia 19, uma grande solenidade no Mirante Central reunirá autoridades brasileiras e paraguaias para marcar a adesão oficial da empresa à lista de edifícios e monumentos integrados ao Outubro Rosa.
A usina de Itaipu já participa ativamente da campanha contra o câncer de mama, mas será a primeira vez que irá aderir ao Outubro Rosa também com a Iluminação da Barragem, acompanhando ícones do mundo inteiro, como a Torre Eiffel, em Paris, a Estátua da Liberdade, em Nova York, a Torre de Londres e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
Durante todo o mês, a apresentação da Iluminação da Barragem contará com esta nova cor, que, segundo Joel de Lima, assistente do diretor-geral brasileiro de Itaipu, “servirá de alerta e símbolo da luta contra a doença que mais mata mulheres em todo o mundo e também faz vítimas entre os homens”.
A cor
A cor rosa foi usada pela primeira vez como símbolo da campanha de conscientização contra o câncer de mama em 1990, quando a Fundação do Câncer de Mama Susan G. Komen, dos Estados Unidos, ofereceu bonés dessa cor a sobreviventes da doença que participavam da Corrida para a Cura, em Nova York.
Depois, em vez de bonés, foram oferecidos laços, quase uma tradição americana, que marcou várias lutas, inclusive contra a Aids. O rosa foi escolhido por ser um símbolo feminino, já que a doença vitima mais as mulheres, e também porque é uma cor brilhante, vibrante e forte, exatamente o oposto do que o câncer representa.
O mês e a doença
O Outubro Rosa surgiu também nos Estados Unidos – a data foi aprovada pelo Congresso Americano – e espalhou-se pelo mundo, pela força do movimento e pelo interesse de todos os países em despertar a atenção para uma doença que registra cerca de 1,6 milhão de novos casos por ano, ou um quarto de todos os tipos de câncer.
No Brasil, foram registrados mais de 52 mil casos novos de câncer de mama no ano passado, dos quais 3.110 só no Estado do Paraná. Por região brasileira, a maior incidência da doença é no Sudeste (69 mulheres a cada 100 mil), seguido do Sul (65/100 mil), Centro-Oeste (48/100 mil), Nordeste (32/100 mil) e Norte (19/100 mil).
O maior número de casos da doença nas regiões mais ricas do Brasil confirmaria uma das teses de que o câncer de mama também está relacionado ao processo de urbanização da sociedade, vitimando em maior grau as mulheres com maior status socioeconômico.
Mas as causas são variadas, desde a predisposição genética, baseada no histórico familiar da doença, até outros fatores de risco já bem estabelecidos, que vão desde a idade da primeira gestação e menopausa tardia até a alta densidade do tecido mamário.
Prevenção
Independentemente das causas, o importante é a prevenção, já que o diagnóstico precoce é fundamental para um bom resultado no tratamento da doença. No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda o exame clínico anual das mamas, a partir dos 40 anos de idade, e um exame mamográfico a cada dois anos para mulheres de 50 a 69 anos.
Quando há histórico familiar do câncer de mama, inclusive masculina, a recomendação é o exame clínico e a mamografia, anualmente, a partir dos 35 anos de idade. A doença também incide entre homens, embora a proporção seja de um homem a cada 100 mulheres.
Outras ações
A programação da campanha Outubro Rosa em Foz do Iguaçu inclui também palestras e outras atividades, programadas pelas secretarias municipais de Ação Social e de Educação, Fundação Cultural e Itaipu Binacional, entre outras entidades.
No dia 18 de outubro, haverá a 5ª edição do Jantar Rosa. A renda da venda dos ingressos e das camisetas alusivas à campanha será destinada à compra de uma unidade móvel de mamografia, a primeira do Paraná.
Segundo dados da Secretaria de Ação Social, menos da metade das mulheres que agendam a mamografia comparecem para fazer o exame. Com a unidade móvel, pretende-se aumentar esse porcentual de atendimento.
A Iluminação
Apresentada às sextas e sábados, às 20h (no horário de verão, às 21h), a Iluminação da Barragem tem um público médio de 300 pessoas por dia. Foi criada em 2001 e renovada dez anos depois. Refletores e luminárias fazem a iluminação da barragem, em sincronização com uma trilha sonora criada especialmente para o espetáculo.
Os turistas partem do Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da margem brasileira até o Mirante Central, local da apresentação. O espetáculo também é oferecido via margem paraguaia, para um público semelhante.
“Essa é uma grande oportunidade de mostrar a turistas do mundo inteiro e para a população de Foz do Iguaçu e região uma ação binacional de responsabilidade social da empresa, que tem uma missão muito maior do que gerar energia”, complementa Joel.
O ingresso para o turista custa R$ 14. Já a população de Foz do Iguaçu e municípios lindeiros não paga entrada mediante comprovante de residência. A visita é feita por meio de agendamento prévio, pelo telefone 0800.6454645. As vagas são limitadas a 300 pessoas.
A Itaipu
A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. Em 2012, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.