WEPs Brasil 2014 valorizará desde pequenas às grandes corporações promotoras do empoderamento
A jornalista Ana Paula Padrão, da empresa Tempo de Mulher, convidou, nesta segunda-feira (7) em São Paulo (SP), todas as empresas participantes do Fórum Momento Mulher a aderir ao Prêmio WEPs Brasil 2014. A premiação, criada pela Itaipu Binacional e lançada durante o evento, já tem potencial para atrair mais de 5.000 empresas, somente entre os fornecedores da hidrelétrica. A iniciativa foi bem recebida e despertou interesse de grandes corporações, como a Renault do Brasil e a Unilever.
A premiação pretende ajudar na disseminação da cultura da equidade de gênero no País, que já conta com incentivos como o Selo Pró-Equidade, concedido pelo governo federal por meio da Secretaria de Política das Mulheres (SPM). “É essa mudança de cultura que queremos incentivar”, disse Margaret Groff, diretora financeira executiva de Itaipu e uma das idealizadoras do prêmio.
E o caminho é necessário: uma pesquisa da consultoria McKinsey apresentada também no Fórum Momento Mulher mostrou que um dos entraves para as mulheres assumirem postos de alto escalão é a tradição cultural.
Por esse motivo, a diretora da Organização das Nações Unidas - ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, presente no lançamento, disse que o prêmio “é muito bom para as empresas, mas excelente para os países e o mundo”.
“A primeira vez que fui à Itaipu, pensei: trata-se de mais uma empresa pública qualquer, mas o que eu vi me surpreendeu. Vi na prática que não se tratava só de discurso. E eu mesma quando cheguei a São Paulo, falei: vocês precisam saber o que se passa na Itaipu”, disse Ana Paula Padrão, uma entusiasta das iniciativas da binacional e que acabou se tornando a curadora do prêmio.
Segundo a jornalista, ninguém mais legitimada que a diretora financeira de Itaipu para a criação do prêmio. “Depois de receber vários prêmios de Pró-Equidade e de receber um prêmio internacional, Margaret Groff virou espécie de embaixadora da ONU para questões de empoderamento da mulher”, afirmou a Ana Paula.
Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, a premiação contempla a agenda do respeito à diversidade, que é inclusive a política pública de Itaipu e do governo federal. “Há dez anos, a equidade de gênero ainda estava engatinhando na Itaipu. Hoje, avançamos muito e tenho certeza que podemos colaborar ainda mais com a promoção do empoderamento, por meio do WEPs Brasil”.
Mais de 650 pessoas acompanharam o lançamento, entre representantes de grandes empresas, ativistas e grupos como as Mulheres Executivas do Paraná (MEX).
A realização do prêmio conta com o apoio institucional da Fundação Dom Cabral (FDC), do Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul/Fundação Getúlio Vargas (ISAE/FGV), Fundação Coge (Funcoge), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), Câmara Americana de Comércio de Curitiba (Amcham–Curitiba), Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), entre outras.
Para tod@s
Empresas de todo o País podem se inscrever a partir desta terça-feira (8) no WEPs Brasil 2014. Para concorrer, as interessadas devem se cadastrar no site www.premiowepsbrasil.org. A inscrição é gratuita e vai até 22 de novembro. O anúncio das empresas vencedoras e a premiação ocorrem em março de 2014.
As concorrentes deverão responder a um questionário no próprio site da premiação. O questionário trará quantidades diferenciadas de indicadores conforme o porte da empresa candidata. Os indicadores se baseiam nas diretrizes da GRI, que orientam os WEPs. Conforme a pontuação, elas poderão ser avaliadas in loco por uma comissão técnica capacitada. Uma banca de juízes formada por especialistas notórios em equidade de gênero definirá os vencedores.
A Itaipu
A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. Em 2012, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.