Evento será realizado de 29 de outubro a 1º de novembro em Foz do Iguaçu e deverá contar com a participação de 65 países
Dentro de 20 dias, Foz do Iguaçu será sede de um dos principais eventos internacionais que discutem novas estratégias para a promoção do desenvolvimento econômico. O 2º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local deverá reunir, entre 29 de outubro e 1º de novembro, representantes de governos, setor privado, universidades e organizações da sociedade civil de 65 países de todo o mundo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site www.foromundialdel.org.
O desenvolvimento econômico local é hoje uma das principais formas de geração de emprego e renda na visão do Programa das Nações Unidas de Desenvolvimento (Pnud), que está promovendo o evento juntamente com o Fórum Andaluz de Municípios pela Solidariedade Internacional (Famsi), a Itaipu Binacional e o Sebrae.
Além de autoridades dessas organizações, também estarão presentes representantes da Comissão Europeia, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização pela Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Ministérios da área de economia de países da América Latina, Europa e África, universidades como Florença (Itália), Saint Louis (EUA) e Misiones (Argentina), além de diversos governos municipais, como Haia (Holanda), Barcelona (Espanha), Havana (Cuba) e a Federação de Municípios do Canadá também confirmaram sua participação.
“O verdadeiro desenvolvimento acontece em arranjos locais”, afirma o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek. “Para desenvolver uma região, não adianta apenas atrair grandes empreendimentos. Temos que fortalecer o pequeno produtor, os pequenos negócios, que são os principais geradores de emprego e renda, e isso dentro de um plano de desenvolvimento compartilhado entre governos, setor privado e demais atores dessa região”, completa.
Ao todo, serão 43 painéis que abordarão diversos temas ligados à promoção do desenvolvimento econômico local, tais como a apresentação de casos de sucesso, os desafios para a criação de planos de desenvolvimento local, a formação de arranjos produtivos, a capacitação e o papel das instituições de ensino, parceiras público-privadas, o papel de agências de desenvolvimento e muitos outros.
Para os organizadores, um dos principais objetivos do fórum é auxiliar na formulação de políticas públicas e fazer com que a temática do desenvolvimento local passe a fazer parte da pauta de governos municipais e estaduais, empresas e instituições que tenham a capacidade de influenciar economicamente os rumos de um território.
Serviço
O 2º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local será realizado no Hotel Mabu, em Foz do Iguaçu (PR).
Data: 29 de outubro a 1º de novembro
Informações e inscrições: www.foromundialdel.org