banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Representantes de 46 países já confirmaram inscrição em Fórum de Desenvolvimento Local
  Data/Hora: 11.out.2013 - 14h 11 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 

Promovido pelo Programa das Nações Unidas de Desenvolvimento (Pnud), evento em Foz do Iguaçu irá discutir alternativas à economia globalizada para gerar emprego e renda.

 

Mais de 1.600 pessoas de 46 países já se inscreveram para o 2° Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, que ocorre de 29 de outubro a 1° de novembro em Foz do Iguaçu, no Paraná.

A maior parte dos inscritos é do Brasil, mas haverá também representantes de países dos cinco continentes, entre eles, França, Suíça, Estados Unidos, Cuba, Nigéria, Afeganistão, Tongo e Haiti.

Os participantes virão à fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina para discutir de que forma cidades e regiões podem se desenvolver de forma sustentável, em um contraponto à economia globalizada, que marginaliza amplos setores da população mundial.

 

Casos de sucesso

Durante o fórum, haverá a apresentação de inúmeros casos de sucesso em desenvolvimento sustentável de municípios e regiões. Todos se baseiam na organização popular e arranjos produtivos locais, oferecendo produtos no mercado nacional e internacional a preços competitivos.

O evento, que teve sua primeira edição na Espanha, é promovido pelo Programa das Nações Unidas de Desenvolvimento (Pnud), em conjunto com o Fórum Andaluz de Municípios pela Solidariedade Internacional (Famsi), a Itaipu Binacional e o Sebrae.

 

Interesse

Por meio do fórum, o Pnud quer disseminar os conceitos do desenvolvimento econômico local, por ser uma das principais formas de geração de emprego e renda, especialmente nas localidades que menos se beneficiam dos investimentos da chamada economia globalizada.

Ao todo, serão 43 painéis que abordarão diversos temas ligados à promoção do desenvolvimento econômico local, tais como a apresentação de casos de sucesso, os desafios para a criação de planos de desenvolvimento local, a formação de arranjos produtivos, a capacitação e o papel das instituições de ensino, parceiras público-privadas, o papel de agências de desenvolvimento e muitos outros.

 

65 países

Os organizadores do fórum em Foz do Iguaçu estimam que o evento receberá representantes de governos, setor privado, universidades e organizações da sociedade civil de 65 países.

Já está confirmada, também, a participação de representantes da Comissão Europeia, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização pela Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Ministérios da área de economia de países da América Latina, Europa e África, universidades de Florença (Itália), Saint Louis (EUA) e Misiones (Argentina), além de diversos governos municipais, como Haia (Holanda), Barcelona (Espanha), Havana (Cuba) e a Federação de Municípios do Canadá também confirmaram sua participação.

 

Serviço

O 2º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local será realizado no Hotel Mabu, em Foz do Iguaçu (PR).

Data: 29 de outubro a 1º de novembro

Informações e inscrições (gratuitas): www.foromundialdel.org

 

A Itaipu

 

A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. Em 2012, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner Exposição
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Banner violência se limite
Banner emprego
Banner Mirante
Banner pedrão 2018