Campeonato acontece neste fim de semana no Canal Itaipu e vai reunir os melhores atletas do País
A delegação do Projeto Meninos do Lago é a maior entre os participantes do Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom, que acontece de sexta-feira (18) a domingo (20), no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu. Entre os 97 participantes provenientes de sete estados brasileiros, 37 são integrantes do projeto apoiado por Itaipu.
Os 16 atletas da Seleção Permanente de Canoagem, que treina no Canal Itaipu, também participarão do campeonato. No caiaque individual (k1) sênior, Pedro Henrique Gonçalves, o Pepê, é o favorito. Atual bicampeão da prova, ele busca o terceiro título. “Será bem difícil, mas eu tenho boas lembranças deste canal”, diz Pepê.
Já Ana Sátila, que participou da Olimpíada de Londres, é a favorita no caiaque (k1) e na canoa (c1) individual. Outros atletas que devem estar entre os primeiros é a dupla de canoístas Charles Ferreira e Anderson de Oliveira, que chegaram à final do Campeonato Mundial Sub 23, em julho, e hoje estão entre as dez melhores duplas do mundo na categoria.
De acordo com o superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem, (CBCa), Argos Rodrigues, o campeonato é o mais importante do circuito nacional, principalmente pela pontuação para formar o ranking, que pode definir o incentivo financeiro do governo federal. “É este campeonato que define quem recebe a Bolsa Atleta no ano que vem”, resume. “No final do ano, também poderemos ter novos integrantes da equipe permanente”.
Canal Itaipu
Considerado o melhor para a prática de canoagem slalom na América Latina, o canal está entre os dez melhores do mundo. “O Canal tem uma excelente estrutura e propicia outro patamar de competição e organização”, diz Argos.
Com 430 metros de extensão, largura variando entre oito e 25 metros e profundidade média de 1,2 metro, o Canal Itaipu já sediou vários eventos internacionais, como o Campeonato Mundial de 2007 e o Pan-Americano de 2011, que classificou a atleta Ana Sátila para a Olimpíada de Londres, no ano passado. É também o local de treino da Seleção Permanente de Canoagem e do Projeto Meninos do Lago.
Atenção Imprensa
Para fazer a cobertura, é necessário fazer o credenciamento até as 15h desta sexta-feira (18), enviando para imprensa@itaipu.gov.br o nome e o RG de todos integrantes da equipe e o modelo e a placa do veículo. A liberação valerá para sábado e domingo. As credenciais de entrada vão estar na Barreira de Controle de Itaipu.
Os treinos do Campeonato Brasileiro de Canoagem começam na sexta-feira. No sábado começam as provas e, no domingo, serão disputadas as finais. A semifinal e a final serão transmitidas ao vivo pelo canal Sportv.
Abertura para o público
O evento é aberto ao público e a entrada, gratuita. Basta se dirigir à Barreira de Controle da Itaipu, ao lado do Centro de Recepção de Visitantes (CRV). No local será montada uma estrutura para o cadastramento do público. Ônibus farão o transporte entre a Barreira de Controle e o Canal Itaipu, com saída a cada meia hora, das 10h às 14h, no sábado e domingo.
Meninos do Lago
Criado em 2009, o projeto Meninos do Lago atende a cem crianças dos bairros Vila C e Morumbi, com idade entre 7 e 18 anos, estudantes da rede pública de ensino, em Foz do Iguaçu. A iniciativa está vinculada ao instituto homônimo, mas o treinamento de jovens atletas em Itaipu ocorre desde 2006, via CBCa.
Na Itaipu, o projeto é ligado ao Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), vinculado à Diretoria Geral Brasileira. Desde 2009, 389 atletas já passaram pelo Meninos do Lago.
Em menos de sete anos, o Meninos do Lago projetou campeões internacionais, como Leonardo Lucas Curcel – que começou o projeto social, em 2009, – e João Vítor Machado, atleta veterano. Ambos são integrantes da Seleção Brasileira. Juntos, eles somam diversos títulos, como campeões sul-americano e pan-americano.
Do time dos veteranos do Meninos do Lago convocados para a Seleção Brasileira estão ainda Fábio Scchena Dias Rodrigues, que divide a categoria K1 (caiaque com um atleta) masculino sênior com João Vítor; e Felipe Borges da Silva, na C1 (canoa com um atleta) masculino sênior, a mesma categoria de Leonardo Curcell. Completam a equipe Maicon Henrique Borba e Carlos Eduardo Morais da Silva, ambos da categoria C2 (canoa com dois atletas) masculino júnior.
A Itaipu
A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. Em 2012, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.