Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Vice-secretária-geral da ONU diz que debate sobre equidade deve envolver toda sociedade
  Data/Hora: 31.out.2013 - 11h 45 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Rebecca Grynspan participou de painel sobre o tema durante 2º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, em Foz do Iguaçu.

 

A vice-secretária-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e vice-diretora mundial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Rebecca Grynspan, defendeu nesta quarta-feira (30), em Foz do Iguaçu (PR), que os debates sobre igualdade de gênero devem envolver não apenas pelas mulheres, mas toda a sociedade.

Rebecca participou de painel sobre o tema durante o 2º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, que reúne cerca de 3 mil representantes de 60 países, com apoio de Itaipu Binacional.

Também integraram a mesa a diretora financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff; a secretária de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres da Presidência da República, Tatau Godinho; e a diretora executiva da Fundação Business For Peace (Oslo), Anne Lene Hompland.

Rebecca lembrou que as mulheres, mesmo diante das crises econômicas, têm o poder de se organizar e buscar aproveitar as oportunidades. No entanto, segundo ela, o mundo ainda necessita de uma mudança cultural para que a equidade seja de fato incorporada pela sociedade.

“A melhor forma de desmobilização é crer que nada se pode fazer”, alertou a representante da ONU, sobre os desafios que ainda devem ser superados. “Não há nenhum país do mundo que conseguiu [alcançar] a equidade de gênero e o caminho é longo”, completou.

Tatau Godinho citou a experiência da própria Itaipu Binacional, que desde 2004 desenvolve um programa de incentivo à equidade de gênero na empresa. Nesse período, o porcentual de mulheres em cargos gerenciais na usina saltou de 10% para 22%.

“Acreditamos que as empresas são veículos para disseminar as mudanças”, afirmou Margaret Groff, que, em maio, ganhou o prêmio Oslo Business for Peace Award 2013 em reconhecimento às ações de equidade de gênero promovidas pela binacional.

“O prêmio trabalha para encontrar líderes em todo o mundo que geram esperança e energia; e que possam inspirar outras pessoas”, explicou Anne Lene Hompland, da Fundação Business For Peace.

Margaret Groff disse que o painel foi de alto nível, reunindo referências mundiais na questão de gênero, e que as discussões indicaram caminhos para melhorar as ações e alcançar os objetivos.

“Nós precisamos agora mexer com as empresas. Esse é um sentimento que eu tenho e que percebi ao longo da nossa caminhada”, afirmou a diretora, citando o Prêmio WEPs Brasil 2014 – Empresas empoderando mulheres, lançado em julho, em São Paulo, por Itaipu e a empresa Tempo de Mulher.

“Quando ocorre um painel como esse, o empresário geralmente manda para as discussões a diretora, a superintendente ou a gerente, porque acha que é um assunto de mulher. Não é. Equidade de gênero é assunto da empresa, da sociedade. E é essa a mudança de cultura que nós queremos atingir quando falamos do nosso prêmio WEPs Brasil 2014”, concluiu Margaret.

Logo após o painel, uma nova mesa sobre o mesmo tema foi formada reunindo Phillis Jhonson, da International Women’s Coffee Alliance IWCA África; Inés Mendoza, da Asociación Cooperativa Internacional ACI Américas; Moema Vieezer, consultora socioambiental; e Julia Espinosa Fajardo, do Observatorio de Género y Desarrollo da Universidad Pablo Olavide, de Sevilha (Espanha).

 

Responsabilidade social corporativa em debate

Outro debate também teve a participação da Itaipu, na manhã desta quarta-feira, durante o fórum. A assessora de Responsabilidade Social da margem esquerda da binacional, Heloisa Covolan, foi a moderadora do painel “Responsabilidade Social Corporativa”.

O encontro reuniu representantes do Ministério do Trabalho e Emprego da Argentina, Eletrobras, Fundação Getúlio Vargas e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Durante o painel foram ouvidas as experiências de cada uma das entidades, destacados os pontos em comuns e o que ainda precisa ser feito para que as empresas colaborem com o desenvolvimento das regiões onde estão instaladas.

O presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, disse que, embora o negócio da Eletrobrás seja a energia, que por si só já propulsiona o desenvolvimento, a empresa mantém programas para beneficiar a vida de seus funcionários e a comunidade.

“O nosso negócio não se sustenta sem o cuidado com as pessoas do nosso entorno. Quando a comunidade se sente valorizada pela empresa, ela é a principal defensora e apoiadora de seus projetos”, disse Carvalho Neto.

 

A Itaipu

 

A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. Em 2012, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner Mirante
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner Exposição
Bassani
Banner Einstein