Evento promovido por Itaipu Binacional será de 20 a 22 de novembro, em Foz do Iguaçu. A expectativa é reunir mais 4 mil pessoas.
O teólogo Leonardo Boff, um dos expoentes mundiais das questões de sustentabilidade, e a cantora Adriana Calcanhoto são algumas das estrelas já confirmadas para a edição de 2013 do Encontro Cultivando Água Boa - “O futuro no presente”. A iniciativa é da Itaipu Binacional e parceiros. O evento, o maior do gênero na região da Bacia do Paraná 3 (BP3), acontecerá de 20 a 22 de novembro, no Hotel Rafain Palace, em Foz do Iguaçu.
O conteúdo da programação ainda está sendo finalizado, mas outros nomes de peso também estão sendo confirmados para o encontro. As inscrições para o evento estão abertas desde o início da semana e podem ser feitas pelo site www.cultivandoaguaboa.com.br. A entrada é franca.
No evento, que é anual, os mais de 2 mil parceiros da iniciativa se reúnem para avaliar as ações em curso e planejar os próximos passos. A expectativa é reunir mais 4 mil pessoas no total.
Estão previstas palestras, mesas redondas, oficinas temáticas e a Tenda da Paz.
Nesta edição de 2013, o encontro terá ao menos sete eventos paralelos: Encontro Ibero-Americano de Desenvolvimento Sustentável - Eima 10; Reunião Interministerial Ibero-Americana de Sustentabilidade – Segib; Fórum Nacional dos Municípios-Sede de Usinas Hidroelétricas e Alagados - Comemoração dos 20 Anos da AMUSUH; Encontro com Países Africanos de Língua Portuguesa – Palp; 29º Encontro Paranaense de Apicultura; 7º Seminário de Meliponicultura e 26ª Mostra de Equipamentos e Materiais Apícolas.
Reunião Ibero-americana de Sustentabilidade
vai anteceder encontro Cultivando Água Boa
Representantes de pelo menos 20 países participam, entre os dias 19 e 20 de novembro, em Foz do Iguaçu, da primeira reunião Interministerial Ibero-americana de Sustentabilidade.
O evento antecede o Encontro do Cultivando Água Boa, o maior do gênero da região da Bacia do Paraná 3, que congrega 29 municípios e atinge mais de um milhão de habitantes. O Encontro CAB acontecerá entre os dias 20 a 22 de novembro, no Hotel Rafain Palace, em Foz do Iguaçu.
A reunião Interministerial Ibero-americana de Sustentabilidade contará com participantes do Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Guatemala, El Salvador, Panamá, Costa Rica, Colombia, Chile, Perú, República Dominicana, Espanha, México, Bolívia, Portugal, Venezuela, Cuba, Equador, Nicarágua e Honduras. A iniciativa é da diretoria de Coordenação de Itaipu.
As delegações internacionais começarão a desembarcar em Foz do Iguaçu na terça-feira (19), em diferentes horários. À noite, as comitivas participam de um jantar no Porto Canoas, no Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu.
Na quarta-feira (20), as delegações participarão de uma série de atividades. Das 9 às 12h30, a programação será no Centro de Convenções do Rafain Palace. Os representantes dos 20 países apresentarão as políticas sobre os temas Água, Energia e Território. No período da tarde, as delegações seguirão para a Itaipu Binacional. A primeira parada será no Edifício da Produção.
Por volta das 15h, o grupo fará uma parada no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Em seguida, assistirão às palestras dos diretores gerais de Itaipu, o brasileiro Jorge Samek e o paraguaio James Spalding Hellmers, sobre a binacional. O coordenador brasileiro do Parque Tecnológico Itaipu, Juan Sotuyo, e o diretor de Coordenação, Nelton Friedrich, falarão sobre suas respectivas áreas.
Às 17h, as delegações participarão da abertura do CAB, no Hotel Rafain Palace.
A Itaipu
A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. Em 2012, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.