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Madrinha de campanha contra violência infantil, Xuxa alerta: “Não denunciar também é crime”
  Data/Hora: 23.nov.2013 - 6h 55 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
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Fotos: Internet - A apresentadora Maria da Graça Xuxa Meneghel, presidente da Fundação Xuxa Meneghel, assinou, nesta sexta-feira (22), em Foz do Iguaçu, o termo de adesão à Campanha Trinacional de Combate a Violência Infantojuvenil, que reúne entidades públicas e privadas do Brasil, Paraguai e Argentina.

 

Indicada para ser “madrinha” da campanha, Xuxa e os diretores-gerais de Itaipu, Jorge Samek (Brasil) e James Spalding (Paraguai), também assinaram um protocolo de intenções para a implantação da metodologia do Projeto Brasil +Criança, desenvolvido pela Fundação Xuxa Meneghel, nos 29 municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3).

 

“Se você vir alguma coisa errada acontecendo, tem que denunciar. Porque se é crime explorar uma criança ou um jovem sexualmente, é crime também não denunciar”, afirmou a apresentadora.

 

A cerimônia ocorreu dentro da programação do Encontro do Cultivando Água Boa (CAB), que termina também nesta sexta-feira, no Rafain Palace Hotel. Milhares de participantes do evento saudaram a presença de Xuxa no local, que fez questão de retribuir com mensagens em espanhol, português e até em guarani.

 

Em seguida, Xuxa seguiu até o viaduto entre as avenidas Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves, considerado marco no combate à exploração infantojuvenil na região. Lá, a apresentadora assistiu a apresentações artísticas, “grafitou” o nome no muro e deixou a marca da própria mão – gesto que simboliza a campanha.

 

“Eu me proponho não apenas a emprestar minha imagem e o meu nome, mas fazer o que for necessário para ajudar a campanha. Porque é obrigação de todos proteger quem não pode se proteger”, disse a apresentadora.

 

 

A campanha

A campanha trinacional prevê, entre outras iniciativas, a divulgação de peças publicitárias – como spots de rádio, banners e cartazes, com ênfase em quatro segmentos: mídia, transporte, turismo e educação. Outra ação prevista é a produção de guias de referência para jornalistas, educadores e para as próprias crianças.

 

Xuxa destacou a importância de se divulgar canais de denúncias (como o Disque 100 da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República), de preferência estabelecendo um número padrão para os três países. A apresentadora salientou ainda que a campanha deve estimular a participação e esclarecer o caráter sigiloso das denúncias.

 

Ao final, a apresentadora agradeceu o convite e citou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, ao falar do desafio de transformar a realidade dos jovens trabalhando em parceria. “Eu aprendi com o Samek que a gente tem que sonhar grande, começar pequeno e andar rápido. Mas, para chegar rápido, e chegar ao lugar que a gente quer, não podemos andar sozinhos.”

 

Participação

Jorge Samek agradeceu o empenho da apresentadora em reforçar a campanha e destacou que a América do Sul, tão rica em recursos naturais, não pode mais conviver com o turismo sexual e a exploração de jovens e crianças.

 

“Temos trabalhado muito [contra a exploração], mas faltava uma peça, um elo para levar as informações. E quando Xuxa se dispõe a emprestar a sua imagem e o seu carinho para participar de uma campanha como essa, vejo que o elo está fechado”, agradeceu Samek.

 

James Spalding lembrou que a exploração sexual não conhece fronteiras e deve ser combatida de forma conjunta. “Por esse motivo, qualquer campanha deve ser binacional ou trinacional. E vem a ser uma obrigação de todos, Estado, setor privado, ONGs e também dos pais, assegurar que seus filhos estão sendo bem cuidados.”

 

Representante no Brasil da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Laís Abramo disse que há um compromisso da entidade em erradicar no mundo, até 2016, as piores formas de exploração infantil – entre elas, a exploração sexual.

 

No Brasil, segundo ela, essa meta é especialmente importante devido à proximidade de dois grandes eventos internacionais – a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. “Por isso, essa campanha será um elemento importante para atingirmos o compromisso global”, comentou.

 

Organização

Antes da cerimônia oficial, Xuxa participou de um encontro com os organizadores da campanha e autoridades da região, para definir as estratégias que serão adotadas. Estavam presentes representantes de Itaipu, Vara da Infância e da Juventude, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual, secretaria municipal de Assistência Social e Conselho Municipal do Turismo, entre outras entidades.

 

O encontro, mediado pelo assistente do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Joel de Lima, reuniu o ministro de Direitos Humanos de Misiones, na Argentina, Edmundo Soria Vieta; o ministro da Secretaria Nacional da Criança e do Adolescente do Paraguai, Carlos Henrique Zarate Fleitas; e a prefeita de Ciudad del Este, Sandra Zacarias.

 

Também participaram o diretor de Coordenação de Itaipu, Nelton Friedrich; o teólogo Leonardo Boff; o presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), Jair Meneguelli; a diretora da OIT, Laís Abramo; e a secretária de Assistência Social, Família e Relações com a Comunidade de Foz do Iguaçu, Cláudia Vanessa Pereira – entre outras autoridades.

 

Joel de Lima fez um histórico das ações de Itaipu na região, desde a mudança da missão estratégica da empresa, em 2003, incorporando temas de responsabilidade socioambiental – o que resultou, entre outras iniciativas, na criação do Programa de Proteção ao Adolescente (PPA). “Sempre com ampla participação da sociedade”, afirmou, citando, por exemplo, o engajamento da rede hoteleira no combate à exploração infantojuvenil.

 

 

A Itaipu

 

A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. Em 2012, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 

 
 

 

 

 
 
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