banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Experiência do Ajuricaba é apresentada na ONU e pode ser levada para Angola
  Data/Hora: 28.nov.2013 - 17h 39 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

A apresentação foi feita em Nova York, pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek. Evento teve a participação do diretor-geral da ONU, Ban Ki-Moon.

A experiência do Condomínio de Agroenergia para Agricultura Familiar Sanga Ajuricaba, em Marechal Cândido Rondon (PR), desenvolvido por Itaipu Binacional e parceiros, foi apresentada em Nova York, nessa quarta-feira (27), durante reunião do conselho consultivo do programa Energia Sustentável para Todos (SE4ALL), organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A apresentação, na sede da ONU, foi feita pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek – que representou o presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto. O superintendente de Energias Renováveis de Itaipu, Cícero Bley Jr., participou da reunião.

Durante o encontro, o gestor do SE4ALL, Kandeh Yunkella, pediu o apoio da Itaipu para desenvolver programas de minigeração de energia e microrredes em Angola, na África. “Esse pode ser o nosso próximo passo”, disse Cícero Bley, que também é diretor-geral do Centro Internacional de Energias Renováveis/Biogás (CIBiogás-ER).

O encontro teve a presença do diretor-geral da ONU, Ban Ki-Moon, e do ministro de Minas e Energia brasileiro, Edison Lobão. Cerca 50 conselheiros de diversas instituições internacionais, como Banco Mundial e a Agência Internacional de Energia, acompanharam as discussões.

No encontro, Ban Ki-Moon fez um chamado aos presentes para que acelerem programas de geração de energia, especialmente em comunidades mais carentes. De acordo com a ONU, cerca de 1,4 bilhões de pessoas ainda vivem sem o benefício da energia elétrica. “Não há paz sem desenvolvimento, e não há desenvolvimento sem energia”, salientou Ban Ki-Moon.

O ministro Edison Lobão destacou o desempenho do programa Luz para Todos, do governo federal, que em uma década levou a energia elétrica para 15 milhões de pessoas. “Agora, 99% da população brasileira tem acesso a esse bem precioso para o conforto e o desenvolvimento”, disse.

O SE4ALL é uma iniciativa global que tem o objetivo de promover o acesso universal à energia, aumentar a eficiência energética e o uso de energias renováveis, mobilizando recursos públicos e privados.

 

O que é

A experiência do Condomínio Ajuricaba mostra que é possível viabilizar a produção de biogás em pequenas propriedades rurais (de suínos e gado leiteiro), a partir do aproveitamento dos dejetos da atividade agropecuária.

O trabalho começou em 2009. Com a ajuda de Itaipu, 33 proprietários rurais localizados na bacia do Rio Ajuricaba instalaram biodigestores, para a extração do gás metano; esses biodigestores estão conectados, por gasoduto, a uma microcentral termelétrica.

A expectativa é que a energia produzida na central abasteça as propriedades e o excedente, no futuro, seja vendido para a concessionária de energia, agregando mais uma fonte de renda à atividade rural. Já a matéria orgânica residual do biodigestor é transformada em um biofertilizante de alta qualidade.

De quebra, a extração do biogás resolve um grave problema ambiental: hoje, os excrementos da atividade agropecuária poluem o solo e os rios; e o metano é considerado um dos gases mais nocivos à camada de ozônio.

 

Exemplo

A experiência de Itaipu na bacia do Ajuricaba já é exemplo para outras iniciativas no Brasil e no exterior. O governo do Uruguai, por exemplo, assinou em agosto memorando de entendimento com Itaipu para instalar um condomínio semelhante no Departamento (Estado) de San Jose, próximo a Montevidéu.

Já o CIBiogás-ER, que tem sede no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, integra a rede de Centros de Referência em Energias Renováveis da a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi). A ideia da parceria é apoiar o desenvolvimento industrial sustentável e as tecnologias na área do biogás em todo o mundo.

 

A Itaipu

 

A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. Em 2012, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner Exposição
Banner emprego
Banner violência se limite
Banner Einstein
Banner Mirante