Banner final de ano itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Governo federal lança cadastro rural no PR neste sábado
  Data/Hora: 28.nov.2013 - 18h 57 - Categoria: Brasil  
 
 
clique para ampliar

As ministras do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, estarão no Paraná neste sábado (30), para o evento que marca a adesão do Paraná ao Cadastro Ambiental Rural (CAR).

 

O lançamento será no Clube Concórdia de Marechal Cândido Rondon, às 10h30, e contará também com a presença do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, do diretor de Coordenação e Meio Ambiente, Nelton Friedrich, além de diversas autoridades locais e regionais, como prefeitos, presidentes de cooperativas e lideranças sindicais.

 

O CAR foi implantado com o Novo Código Florestal Brasileiro, aprovado em 2012, e constitui uma base de dados que integra informações ambientais das propriedades rurais, tais como a situação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal, remanescentes de floresta nativa, Áreas de Uso Restrito e áreas produtivas.

 

A iniciativa também servirá como ferramenta para o planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais favorecendo as ações implantadas em cada microbacia e sub-bacia hidrográfica.

 

O Paraná é o 11º estado a implantar o cadastro, que se constitui na principal estratégia para controle e combate ao desmatamento. Após registradas, as informações passam a integrar o Sistema do Cadastro Ambiental Rural (SiCAR), disponível no site www.car.gov.br.

 

Os produtores que fizerem o CAR tem como benefícios diretos a segurança jurídica, acesso a crédito e apoio à regularização ambiental. O cadastro é um registro eletrônico que fica disponível para os órgãos ambientais de cada Estado.

 

Oeste do Paraná

A escolha de Marechal Cândido Rondon para o lançamento do CAR não é por acaso. Em 29 municípios do Oeste do Paraná, a Itaipu e mais de 2 mil parceiros desenvolvem um dos programas ambientais mais abrangentes do País, o Cultivando Água Boa. A iniciativa já promoveu a recomposição e proteção de mais de 1.300 km de matas ciliares nos rios da região.

 

Mas ações não param por aí. “Elas se complementam e são complementadas por iniciativas como o CAR, que chega para agregar”, disse o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich.

 

Ele acrescentou, que “esse olhar sustentável para a propriedade é fundamental e destaca a riqueza regional”. Em sua avaliação, o ritmo de adequação ambiental das propriedades nos municípios atendidos pelo Cultivando Água Boa deverá se acelerar.

 

“Apesar das polêmicas que envolveram a aprovação do novo código, não tivemos nenhuma contestação judicial porque existe uma conscientização ambiental muito forte entre os produtores da região”, afirmou Friedrich. “E essa conscientização irá favorecer a implantação do CAR no Oeste Paranaense”.

A Itaipu

A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. Em 2012, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner Mirante
Banner Exposição
Banner violência se limite