Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Ministras Gleisi Hoffmann e Izabella Teixeira lançam Cadastro Ambiental no Paraná
  Data/Hora: 1.dez.2013 - 20h 2 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Cerimônia foi neste sábado (30, em Marechal Cândido Rondon, com a presença do diretor-geral de Itaipu, Jorge Samek, e do diretor de Coordenação Nelson Friedrich.

 

O governo federal escolheu a Bacia do Paraná 3 (BP3), área de influência de Itaipu Binacional e do Programa Cultivando Água Boa (CAB), para lançar no Estado o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental (Sicar), do qual faz parte o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

 

O lançamento, na manhã do último sábado (30), em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Estado, reuniu as ministras do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, e da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

 

 

Também participaram do lançamento o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, o diretor de Coordenação, Nelton Friedrich, prefeitos e autoridades da região. Mais de 300 pessoas, a maior parte de agricultores e pescadores, participaram da solenidade.

 

Antes da cerimônia, no Clube Concórdia, Gleisi Hoffmann assinou a ordem de serviço para a duplicação do trecho da BR-163, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

 

Implantado juntamente com o novo Código Florestal Brasileiro, aprovado em 2012, o CAR constitui uma base de dados que integra informações ambientais das propriedades rurais, entre elas, a situação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal, remanescentes de floresta nativa, Áreas de Uso Restrito e áreas produtivas.

 

A iniciativa também servirá como ferramenta para o planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais, favorecendo as ações implantadas em cada microbacia e sub-bacia hidrográfica.

 

A ministra Izabela Teixeira disse que o governo federal investiu R$ 100 milhões para ajudar os Estados a implantar o Cadastro, como é o caso do Paraná. “A expectativa é que, com o sistema, sejam regularizadas, do ponto de vista ambiental, todas as propriedades rurais do Brasil”.

 

Para a ministra Izabela Teixeira, o Paraná pode ser um importante aliado nesse processo, por ter tradição em programas de recuperação de áreas degradadas e uma boa gestão no descarte de embalagens de agrotóxicos.

 

Segundo a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o CAR é fácil de ser usado, rápido e gratuito. “O sistema dará segurança jurídica a quem possui terra”, assegurou.

 

A ministra lembrou que o Código Florestal teve uma discussão difícil no Congresso e que o grande desafio do governo foi estabelecer a regra do ganha-ganha. “Ouvimos todos os setores do meio ambiente e da agricultura”, salientou, citando ainda a participação dos parlamentares e da sociedade civil no debate.

 

 

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, lembrou que o Cadastro Nacional surgiu com a discussão do Código Florestal. “Obviamente, há interesses de todos os lados, daqueles que querem que as florestas se tornem intocáveis e daqueles que querem aproveitar todas as terras possíveis para serem agriculturáveis”, disse.

 

E complementou: “dessa discussão saiu a legislação que visa exatamente garantir que o Brasil continue a ser um grande celeiro de produção do mundo, mas sem deixar de lado a preservação do meio ambiente”.

 

O Cadastro no Paraná

 

O Paraná é o 11º Estado a implantar o cadastro, que se constitui na principal estratégica para o controle e combate ao desmatamento. Após registradas, as informações passam a integrar o Sistema do Cadastro Ambiental Rural (Sicar), disponível no site WWW.carf.gov.br.

 

Os produtores que fizerem o CAR têm como benefícios diretos a segurança jurídica, acesso e crédito e apoio à regularização ambiental. O cadastro é um registro eletrônico que fica disponível para os órgãos ambientais de cada Estado.

 

No Paraná, de acordo com informações do governo do Estado, são 632 mi imóveis rurais, sendo 93% do total formado por pequenos agricultores; no Brasil são, 5,2 milhões de imóveis rurais.  

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Exposição
Bassani
Banner violência se limite
Banner Mirante
Banner Einstein
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios