Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Arte fotográfica: Ecomuseu abre duas novas exposições nesta terça-feira (17)
  Data/Hora: 16.dez.2013 - 16h 39 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Cerimônia será nesta terça-feira, às 19h. As exposições ficarão abertas ao público até o dia 9 de março de 2014

Nesta terça-feira (17), às 19h, o Ecomuseu de Itaipu, em Foz do Iguaçu, vai inaugurar duas novas exposições fotográficas.

Travessias do Olhar, de Fran Rebelatto, e Fronteiras, mostra coletiva de autores locais, ficarão expostas até o dia 9 de março de 2014.

 

Travessias do Olhar

Durante os últimos cinco anos, a fotógrafa e realizadora audiovisual Fran Rebelatto viajou pela América Latina e, dessa imersão, diferentes caminhos foram traçados – territoriais, estéticos e conceituais. O resultado pode ser visto na exposição Travessias do Olhar. A curadoria é de Renata Santini.

A proposta instigadora desta mostra é criar uma atmosfera em torno da ação de cruzar fronteiras territoriais. Permeando o campo artístico literário e visual, Fran Rebelatto vai além do puro registro fotográfico para mergulhar num universo de intensa significação sobre os elementos sensíveis à sua percepção.

A exposição fotopoética mostra imageticamente o deslocamento e a composição de cartografias sensoriais a partir do olhar do viajante.

Mais de 200 fotos, em diferentes formatos e estilos de expografia, vão compor a mostra. As imagens audiovisuais são acompanhados de pequenos trechos de poesias escritas pela fotógrafa durante seus deslocamentos.

O público também está convidado a participar da exposição. Basta levar uma foto para agregá-la a um mural de recordações de viagens, compondo assim uma cartografia compartilhada. As paredes do Ecomuseu que abrigão a exposição também estarão disponíveis para os visitantes escreverem fragmentos poéticos de suas próprias viagens.

 

Fronteiras

A mostra coletiva foi obtida a partir dos resultados fotográficos dos workshops Revisitando os Postais do Iguassu, ministrado por Rogerio Ghomes, e Fotografia em Transe, conduzido pelo fotógrafo Orlando Azevedo. O processo contou com a parceria do Fotoclube Cataratas.

Os workshops tiveram como objetivo discutir a relação da fotografia com as noções de patrimônio e território. A mostra apresenta, deste modo, os resultados das construções dialógicas da relação do fotógrafo com seu meio e da subjetivação deste a partir de suas produções imagéticas.

Nas fotografias apresentadas, ficam muito claras as reverberações deste território, que deslocam os fotógrafos dos pontos de vista comuns para pontos de vista íntimos.

A exposição é de autoria de fotógrafos de Foz do Iguaçu: Adolfo Delvalle, Áurea Cunha, Daniel Di Monaco, Fran Rebelatto, Maria Cheung, Orlando Azevedo, Rafael Sanches e os empregados da Itaipu Sara Carvalho Cheida, Tacio Demarchi, Alexandre Marchetti e Jacson Querubin. A curadoria é de Rogério Ghomes.

 

A Itaipu

 

A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. Em 2012, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Bassani
Banner emprego
Banner Einstein
Banner Mirante
Banner Exposição