banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Vitrine para todas as unidades de conservação do País, PNI completa 75 anos
  Data/Hora: 11.jan.2014 - 8h 11 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Foto: Nilton Rolin/Itaipu Binacional -  Ao completar 75 anos nesta sexta-feira (10), o Parque Nacional do Iguaçu (PNI) se consolida como modelo de gestão e de relacionamento com a comunidade entre as 313 Unidades de Conservação do País. A análise é do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vicentim, que, nesta manhã, esteve na cerimônia de comemoração do aniversário do parque e representou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Uma apresentação especial do Coral de Itaipu encerrou a solenidade.

“Foz do Iguaçu é nosso cartão de visita, onde está a vitrine dos parques e das unidades de conservação do Brasil. Temos aqui um modelo de gestão que gostaríamos que fosse estendido aos parques nacionais do País todo”, disse Vicentim.

 

"A visitação é uma poderosa força de educação e conscientização ambiental”, completou o presidente do ICMBio, cuja opinião é compartilhada pelo presidente do SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani. “Esta é uma referência para os parques do Brasil. Não há nenhum parque no País com a infraestrutura do Parque Nacional do Iguaçu”, disse Mantovani.
     
A cerimônia aconteceu em um dos mirantes das Cataratas do Iguaçu, dentro do PNI – o segundo parque nacional mais antigo do Brasil. O primeiro é o de Itatiaia (SP), com 76 anos.

 
Também compareceram o chefe do PNI, Jorge Pegoraro, o chefe do Parque Nacional do Iguazú (lado argentino), Juan Sergio Bikauskas, o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, o diretor administrativo da Concessionária Cataratas do Iguaçu S.A., Celso Vitrio Florencio, e o superintendente de Comunicação Social da Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla

Autoridades da região e pioneiros do Parque Nacional do Iguaçu no momento que antecedeu o corte do bolo em homenagem a todos que trabalharam para a unidade de conservação.  

 

A festa marcou o compromisso das autoridades em manter o PNI aberto à comunidade, servindo como fomentador do desenvolvimento econômico local e regional, e gerido de forma sustentável.

 
“Estamos certos de que o turismo é o melhor instrumento para a preservação ambiental. Renovamos hoje nosso compromisso de lutar permanentemente pela preservação deste patrimônio natural da humanidade, que abriga uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza”, disse Gilmar Piolla.

 
Desafios

A área de visitação corresponde a 3% do território do PNI, que, no total, tem 182.262 hectares. A dimensão do parque – o maior remanescente de floresta atlântica (estacional semidecídua) da Região Sul do Brasil – é um dos desafios da gestão da unidade, assim como a biopirataria (apropriação indevida da fauna e da flora)."Estamos dispostos a ajudar no que for preciso para combater esse problema", disse Gilmar Piolla.

  
O aniversário abriu o calendário de celebrações do PNI em um ano especial, quando Foz do Iguaçu celebra seu centenário, Itaipu completa 40 anos e o lado argentino do parque faz 80 anos.

Outro evento marcante este ano será a Copa do Mundo, segundo Pegoraro. O Mundial deve fazer com que a unidade bata seus próprios recordes de visitação. Em 2014, o PNI começa a traçar seu novo plano de manejo para prever a gestão e o uso sustentável dos recursos naturais do parque. “É um ano de desafios e estamos otimistas de que os resultados serão ainda melhores que os de 2013", disse Pegoraro.

 
O sistema de transporte no interior do PNI é uma das pautas previstas para discussão, que deve contar com o apoio do Trade Turístico e da Itaipu Binacional, por meio dos projetos de mobilidade sustentável da empresa.

 
“No futuro, pretendemos traçar um novo modelo de transporte que concilie o trabalho da concessionária, que é o transporte principal, e um transporte alternativo como força complementar, sempre buscando bem-estar do visitante e os objetivos do parque como unidade de conservação”, disse Vicentim.

 
“Trabalharemos em conjunto para a revisão do plano de manejo, a matriz energética do parque e a mobilidade sustentável no interior da unidade, conciliando preservação, turismo e envolvimento da comunidade”, concluiu Gilmar Piolla. 

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Banner Exposição
Banner violência se limite
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Bassani