A esses desajustados sociais eu diria que existe vida além da matéria – ou melhor, a vida só vale apena ser vivida quando esquecemos o TER e passamos a se preocupar com o SER... O que adianta uma enorme conta bancária e um vasto patrimônio se ao deitar e ao se levantar a única preocupação é em aumentá-la mais e mais?
Nada contra que tem o desejo de crescer, crescer e crescer... Muito pelo contrário – isso é possível sim, - estou me referindo a esses perdulários que por dinheiro são capazes de vender a própria mãe – e o pior – além de vendê-la, são capazes de entregá-la embrulhada num pacote de presente com “esparadrapo na boca” para que ela não possa dizer o que estamos dizendo nesta matéria...
Alguém poderia dizer: Cuidado! Você está cercado de “boi brabo por todos os lados” – eles podem te atacar a qualquer momento... Temos consciência disso – mas o desejo de auxiliar, ajudar, elevar, nutrir e compartilhar é muito maior do que o “medo” que tomou conta dessas mentes dormentes que foram eleitas com a nobre missão de LEGISLAR E FISCALIZAR e não fazem nada. Ou melhor, fazem sim – estão sentados generosamente no colo do Executivo dizendo AMÉM para tudo – seja por ignorância ou por cumplicidade, mesmo...
Uma olhada minuciosa nas licitações e na prestação de conta do município – não é difícil identificar que há algo de errado com os números? E com a volta as aulas que este ano acontece mais cedo devido a Copa do Mundo – seria ótimo que os nossos PROFESSORES levassem para a sala de aula esta preocupação e repassassem para os seus alunos em todos os níveis – como tema de redação o título acima: “ONDE FORAM APLICADOS OS R$ 72.000.000,00 do orçamento de 2013? Ou até mesmo: (...)
A ESCOLA é o caminho, é a porta de entrada por onde a LUZ DO CONHECIMENTO deve fluir não só na vida das pessoas – mas também na sociedade, na comunidade como um todo... E isto só vai acontecer quando o PROFESSOR reconhecer que se existe algo de errado, algo de podre no mundo atual, é por que as lamparinas do seu próprio juízo não estão irradiando LUZ – não está irradiando as energias que movem as atitudes éticas necessária para movimentar a sociedade, esclarecer os fatos e reverter essa situação...
Como assim? Além do Legislativo não existe a Promotoria Pública que deve fazer esse papel? Sim, existe. Além do Legislativo (que no nosso caso, não existe), existe sim a Promotoria Pública com a missão de defender os nossos direitos – que é bom que se diga, atualmente vem fazendo um trabalho exemplar em nossa cidade... Mas o problema é que existe muito entulho para ser removido – sem contar que diariamente mais e mais lixos são produzidos...
E para limpar esta sujeira toda - existe todo um trabalho de investigação minucioso que precisa ser feito por detrás de cada denúncia para que a mesma seja apresentada posteriormente a JUSTIÇA como uma “AÇÃO”, seja ela de Improbidade Administrativa, reparo de danos ou coisas do gênero. Sem contar que posteriormente existe ainda o “sagrado direito de defesa” – mesmo até para “réus confessos” – este é o Estado Democrático de Direito com suas colchas de retalhos “legislativas”.
E se a sociedade como um todo, incluindo aí os Clubes de Serviços como o Rotary, o Lions, as Igrejas com seus padres e pastores – e principalmente as Escolas com o conhecimento e o comprometimento dos nossos professores – em bem pouco tempo vamos ter uma nova REALIDADE, uma nova sociedade muito mais limpa, mais profícua, exalando PAZ e PROSPERIDADE em todas as esquinas... E o mais importante, - e para mim o mais gratificante – eu não estaria aqui fazendo este tipo de matéria que mostra que estamos habitando um mundo selvagem, desumano – uma espécie de barbárie materialista que leva o nome de “sociedade de consumo”.
E por que cobramos o envolvimento dos nossos PROFESSORES? Pelo visto, a classe como um todo, ainda não se deu conta que o DIA em que estiverem unidos em torno dos verdadeiros OBJETIVOS que fazem da sua PROFISSÃO uma nobre missão, serão muito mais fortes e poderosos do que todas AS BOMBAS ATÔMICAS juntas...
Sim! É fato: está certíssimo quem disse que “o homem só conhece a realidade na medida em que cria a própria realidade humana e se comporta antes de tudo como ser prático. A escola atual faz exatamente o contrário; o homem não é visto como resultado da sua práxis humana, mas como uma mera reprodução dos ideais capitalistas. A concepção que norteia a escola atual é aquela que olha o homem como ser abstrato, portanto idealista”.
É aí que entra o papel fundamental dos nossos PROFESSORES – não só os de Filosofia da Educação – cuja formação deve se distinguir dos demais – mas de todos que são parte integrante do crescimento e do desenvolvimento do nosso bem mais precioso – a nossa juventude – todos os problemas de repercussão e de interesse social devem ser analisados e discutidos entre os alunos, oferecendo a possibilidade da crítica, da análise e da reflexão...
A fome, a violência, a marginalidade, a corrupção, a prostituição, essa viagem sem volta ao mundo das drogas que fazem parte do nosso cotidiano, são temas que devem ser trabalhados pela escola, para que os nossos jovens que serão os futuros governantes do nosso país possam compreender já nessa fase da vida como funciona esta dinâmica que aí está, corporativa, ativa, perigosa e insinuante... Caso contrário – vamos assistir a uma derrocada total – todo o conhecimento repassado em sala de aula deve ter acima de tudo CONSCIÊNCIA – Consciência é vida, vida é consciência – e vida sem consciência nada mais é do que uma ameaça terrível para a humanidade.
Não deixe de ler esta sequencia de matérias envolvendo este mesmo tema: A população quer saber – onde foram aplicados os R$ 72.000.000,00 do orçamento de 2013...
João Maria Teixeira da Silva