Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Prefeitos de cidades fronteiriças do Mercosul se reunirão em Foz de Iguaçu
  Data/Hora: 15.fev.2014 - 9h 47 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Cidade vai sediar nos dias 29 e 30 de maio o Seminário Internacional de Regiões de Fronteira, que tem apoio de Itaipu Binacional.

 

 

Problemas comuns das regiões de fronteiras como saúde, integração e mobilidade e possíveis soluções serão debatidos nos dias 29 e 30 de maio, em Foz do Iguaçu, durante o Seminário Internacional de Regiões de Fronteira. O evento é organizado pela Subchefia de Assuntos Federativos (SAF) da Secretária de Relações Institucionais da Presidência da República e conta com o apoio da Itaipu Binacional.

 

O evento deve reunir 588 prefeitos dos municípios brasileiros da faixa de fronteira com os países que formam o Mercado Comum do Sul (Mercosul), além de chefes dos executivos das cidades fronteiriças da Argentina, Paraguai, Venezuela e Uruguai. Representantes dos ministérios do Planejamento, da Integração Nacional e das Relações Exteriores também participarão do encontro.

 

O seminário é resultado do plano de ação do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR), que é definido com a presença de autoridades políticas, gestores públicos, técnicos e especialistas de diversas áreas dos governos nacionais e subnacionais dos países do bloco. O plano foi elaborado em Foz do Iguaçu, em 2012, também com o apoio da Itaipu.

 

O assessor internacional da SAF, Bruno Sadeck, destacou que agora o grande desafio é criar políticas públicas, consórcios intermunicipais fronteiriços e uma legislação específica para as fronteiras com o propósito de resolver problemas comuns nas cidades gêmeas (municípios muito próximos, porém separados por fronteiras, como Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, por exemplo).

 

Foto: Itaipu Binacional - reunião com Bruno Sadeck, Joel de Lima e Herlon Goelzer de Almeida...

 

Os detalhes do Seminário Internacional de Regiões de Fronteira foram discutidos nesta quinta-feira (13), no Centro Executivo de Itaipu, numa reunião com Bruno Sadeck e os assistentes do diretor-geral da Itaipu Joel de Lima e Herlon Goelzer de Almeida.

 

Programação

 

Além de uma abordagem sobre o bloco como um todo, o grande diferencial serão os subgrupos. Os debates serão divididos por regiões. Assim, cada uma apresentará suas demandas. “A realidade de Foz não é a mesma de Guaíra ou São Borja, no Rio Grade do Sul”, argumentou Herlon.

 

Joel explica que são as prefeituras que têm melhores condições de apontar os problemas de suas regiões. E são essas demandas que contribuirão para a efetiva construção do bloco. “As decisões não devem vir de cima, porque a integração precisa começar pelas fronteiras, onde estão localizadas as cidades e os estados.”

 

Segundo Joel, Itaipu apoia essas ações porque também tem, como missão, promover o desenvolvimento regional. “Ao integrarmos os municípios da tríplice fronteira ocorrerá naturalmente o desenvolvimento sustentável dos demais municípios da região”, finalizou.

 

 

A Itaipu

 

A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2013, pelo abastecimento de 16,9% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 70% do Paraguai. Em 2013, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.630.035 megawatts-hora (98,63 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Exposição
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner emprego
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Banner Mirante