Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Gleisi Hoffmann diz que economia cresceu mais do que previam os pessimistas
  Data/Hora: 28.fev.2014 - 12h 24 - Categoria: Politica  
 
 
clique para ampliar

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) afirmou, nesta quinta-feira (27) que a economia brasileira cresceu em 2013 "mais do que os pessimistas de plantão previam". Segundo o IBGE, o produto interno bruto teve um crescimento de 2,3%, índice maior do que o de países como Estados Unidos, Inglaterra, Japão e Alemanha.

 

“Nessas últimas semanas, nós tivemos um ataque de críticas e pessimismo da economia brasileira, que iniciou com o relatório desastroso  do  FED (Banco Central dos Estados Unidos).  Apesar de algumas vozes que até fazem torcida para  que o desempenho seja negativo,  os índices mostram que as medidas tomadas para fazer o enfrentamento  da crise  internacional foram corretas e estão trazendo resultados positivos para a economia brasileira”, assinalou Gleisi.

 

Melhor que o Brasil, de acordo com o IBGE, só mesmo a China, que atingiu a marca de 7,7% e a Coreia do Sul, que chegou a 2,8%. Outros países – aí incluídos os chamados “países desenvolvido” -  mostraram saldo positivo no mesmo período,  mas inferior ao apresentado pelo Brasil. Foram eles: Reino Unido e Estados Unidos (os três com expansão de 1,9%); Japão (1,6%), México (1,1%), Alemanha (0,4%), França (0,3%) e Bélgica (0,2%). O desempenho do PIB em 2013 também é superior ao de outro emergente, a África do Sul (1,9%). Países que já foram considerados de economia sólida encolheram no período: Espanha (-1,2%), Itália (-1,9%) e zona do euro (-0,4%).

 

Para a senadora, isso prova que a economia brasileira está dando resposta convincente à crise e que o crescimento é baseado em investimentos e não no consumo, já que os investimentos cresceram 6,3% em 2013, mais do que o consumo das famílias.

 

Ela ressaltou que os investimentos cresceram, mas o consumo do governo ficou abaixo do consumo das famílias e do crescimento do PIB. Para a senadora, isso mostra o compromisso do governo com o equilíbrio das contas públicas.

 

Gleisi Hoffmann destacou ainda a importância da agricultura para o crescimento do país em 2013: o setor cresceu 7%. “Isso tem muito a ver com o apoio do governo ao agronegócio”, afirmou a senadora, acrescentando que a indústria também avançou.

 

“E avançou, com certeza, por decisões acertadas, tomadas pelo governo, que melhoraram as condições de produção do país. E mais do que isso: o Brasil foi o quinto destino do mundo em investimentos diretos estrangeiros.  Em 2013, fechamos com US$ 64 bilhões em investimentos estrangeiros diretos. Isso mostra a credibilidade do país”, disse.

Assessoria com Agência Senado

Crédito-foto: Waldemir Barreto / Agência Senado

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner Exposição
Banner Mirante
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Banner Einstein