Documento foi assinado nesta sexta-feira (28) com a presença do diretor-geral de Itaipu, Jorge Samek, e do superintendente de Comunicação, Gilmar Piolla.
As entidades que compõem a Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu lançaram nesta sexta-feira (28), no hotel Recanto Cataratas, o plano de trabalho para 2014. O plano anual está previsto no acordo de cooperação técnica assinado em agosto do ano passado e que define as responsabilidades de cada órgão em projetos de infraestrutura e divulgação dos atrativos do Destino Iguaçu.
O trabalho foi apresentado pelo secretário municipal de Turismo, Jaime Nascimento. Também assinaram o documento o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek; o prefeito de Foz, Reni Pereira; o superintendente de Comunicação Social de Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla; o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Paulo Angeli; e o secretário administrativo do Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB), Enio Eidt.
De acordo com Nascimento, o plano está baseado em quatro eixos: gestão; ações estruturantes; ações de marketing e mercado; e educação e formação. Cada eixo reúne uma série de atividades que serão realizadas ao longo do ano. “Estamos reforçando muito a questão do planejamento”, explicou.
Gilmar Piolla lembrou que 2014 é um ano particularmente especial para Foz do Iguaçu, com as comemorações do centenário da cidade, dos 75 anos do Parque Nacional do Iguaçu e os 40 anos de Itaipu. Além disso, o ano será de grandes eventos esportivos, como o mundial de caratê, que ocorrerá em Foz no mês de maio, o mundial de rafting, no final de agosto, a meia maratona e a própria Copa do Mundo de Futebol.
“Os eventos esportivos têm sido a ponta de lança da nossa estratégia de marketing e também de divulgação do Destino Iguaçu por meio de mídias espontâneas”, comentou Piolla. “Por exemplo: teremos a Copa do Mundo e conseguimos trazer a seleção da Coreia do Sul para treinar em Foz do Iguaçu. Essa é uma oportunidade ímpar para ativarmos o mercado asiático, que é o mercado que lidera os gastos mundiais com turismo”, completou.
Para Enio Eidt, o plano de trabalho abre um novo ciclo para o setor do turismo. “A gestão integrada é um sucesso, com resultados excelentes para a cidade, e a expectativa é de termos um dinamismo ainda maior”, declarou.
Paulo Angeli lembrou que, antes da gestão integrada, o turismo de Foz do Iguaçu apresentava graves dificuldades. Segundo ele, a partir de 2007 as coisas começaram a melhorar e Itaipu exerceu um papel importante nesse processo. “Tivemos a felicidade de ter na Itaipu um gestor com visão social como é o caso de Jorge Samek”, elogiou.
Para entrar na história
Jorge Samek citou que 2013 foi o melhor ano da história de Itaipu, com a produção recorde de 98,6 milhões de MWh. O Destino Iguaçu, acrescentou, seguiu a mesma tendência, acumulando recordes de visitação. “Tudo isso graças a esse trabalho [da gestão integrada].”
O diretor-geral de Itaipu relacionou ainda outros fatores que, somados, ajudam a impulsionar o turismo na região – como o bom momento da agricultura, carro-chefe da economia do oeste do Paraná, e o crescimento acelerado do vizinho Paraguai.
“O Paraguai vai virar a Singapura da América do Sul, pelas condições que o país tem: impostos, questões trabalhistas, energia, localização, os arranjos que existem no Mercosul e os acordos que eles fizeram com a União Europeia”, disse.
Para o prefeito Reni Pereira, esse bom momento da cidade e região vai continuar produzindo boas notícias. “O ano de 2013 foi bom para Foz do Iguaçu e foi bom para o Brasil. E com certeza essas características da nossa região vão ajudar o Brasil e neste ano [de 2014] não será diferente”, apostou.
A Itaipu
A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2013, pelo abastecimento de 16,9% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 70% do Paraguai. Em 2013, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.630.035 megawatts-hora (98,63 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.