O Complexo Turístico Itaipu ganhará mais um atrativo em maio, quando a usina comemora 40 anos: passeios de Kattamaram, barco de 35 metros de comprimento e nove de largura, com capacidade para 200 passageiros.
O píer de atracação na Itaipu está em fase final de obras. Quando entrar em operação, permitirá que barcos menores também façam a ligação com municípios que mantêm atracadouro, inclusive Itaipulândia, onde já funciona o Parque Aquático Termal Lago de Itaipu.
A grade de horários para os passeios de Kattamaram ainda será definida.
Hoje, o Kattamaram é utilizado para passeios ao pôr do sol, com duração de quase duas horas e saídas às 18h, diariamente. Atualmente, utiliza o atracadouro do Oeste Paraná Clube, no bairro Três Lagoas, em Foz do Iguaçu.
O barco tem uma área interna, climatizada, e outra externa, com bar e mesas, de onde se pode apreciar a paisagem.
A Itaipu
A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2013, pelo abastecimento de 16,9% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 70% do Paraguai. Em 2013, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.630.035 megawatts-hora (98,63 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.