banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
O GOLPE DENTRO DOS GOLPES
  Data/Hora: 1.abr.2014 - 7h 26 - Categoria: Brasil  
 
 
clique para ampliar

Fonte: Tribuna da Imprensa - Carlos Chagas - Muitos insistem ter sido ontem a passagem dos 50 anos do golpe de 1964, data em que o general Olympio Mourão, com suas tropas nem tão numerosas assim, começou a descer a serra de Petrópolis, saindo de Juiz de Fora e chegando ao Rio para depor o presidente João Goulart. Para outros, o dia certo foi 1º de abril, quando contingentes bem maiores do Exército deixaram os quartéis da Vila Militar para enfrentar os rebeldes e, diante deles, às margens do rio Paraibuna, sem disparar um tiro decidiram aderir e transformaram o movimento num desfile militar logo apoiado por contingentes de São Paulo, Pernambuco e, ao final, Rio Grande do Sul.

 

Os golpes dentro do golpe começaram naquele dia, pois se era uma sublevação vitoriosa, daquelas comuns na História,  parecia  natural  que o general comandante da rebelião  assumisse o poder, diante da fuga do presidente constitucional.

 

Ledo engano do general Mourão, porque no Rio conspiradores que não tiveram coragem para deflagrar o movimento logo decidiram empalmar o poder. O ministro do Exército, Jair Dantas Ribeiro,  encontrava-se internado no Hospital Central, vítima de enfermidade que logo o levaria desta vida. Diante da confusão, o mais antigo dos generais, Costa e Silva, que naqueles dias comandava uma escrivaninha, sem tropa alguma, num gesto de audácia ocupa o gabinete do ministro e declara-se chefe do movimento revolucionário. Havia conspirado, é claro, mas como muitos outros.

 

Diante do fato consumado e com o apoio da Marinha e da Aeronáutica, intitulam-se Comando Supremo da Revolução e assumem o poder. Outros generais, como Castello Brando, Cordeiro de Farias, Juarez Távora, Ernesto Geisel e Golbery do Couto Silva discordam, mas nada podem fazer, pois também careciam de tropa. A primeira iniciativa seria  conter Mourão Filho, já às portas do Rio, na Avenida Brasil.

 

Determinam, e ele aceita, que em vez de prosseguir e tomar a sede do ministério do  Exército, na Central do Brasil, rumasse com seus soldados para o estádio do Maracanã, onde receberiam alimentação e hospedagem. Ele aceita, ficando depois satisfeito com a oferta de que seria nomeado presidente da Petrobrás. Nem isso foi, limitando-se a dizer que não era político, mas “uma vaca  fardada”.

 

Costa e Silva detinha o poder  e  pretendia mantê-lo, apesar da resistência de Castello Branco e outros generais ditos intelectualizados, mas coube a ele convocar o jurista Francisco Campos, autor da Constituição fascista de 1937, para que editasse um ato revolucionário capaz de suplantar a Constituição vigente de 1946, “legalizando” o golpe.

 

O deputado Raniéri Mazzilli, no exercício formal da presidência da República, aceitou a imposição, nomeou os ministros que Costa e Silva queria, e o Comando Supremo da Revolução começou a cassar mandatos e suprimir direitos políticos dos integrantes do sistema deposto.

 

Foi o primeiro casuísmo, quer dizer, o primeiro golpe dentro do golpe, porque o novo presidente da República não mandava nada. Diante da perspectiva de perpetuar-se a Junta Militar, os generais adversários de Costa e Silva deram o segundo golpe.  Convenceram o Congresso a eleger um novo presidente da República, tomando cuidado de indicar Castello Branco e de evitar a candidatura de Costa e Silva.

 

Quase a metade dos parlamentares já tinham sido cassados, os que sobraram cumpriram a ordem, mas outro problema surgia: a Constituição determinava que chefes do estado-maior das forças armadas, para candidatar-se a postos eletivos, deveriam desincompatibilizar-se  seis meses antes as eleições. Castello ainda era chefe do estado-maior do Exército. Assim, era inelegível. Imediatamente acrescentou-se um artigo ao Ato Institucional: “para as próximas eleições, não haverá incompatibilidades”…

 

Empossado, Castello Branco havia prometido a políticos do PSD e a Juscelino Kubitschek   cumprir o restante do mandato que fora de Jânio Quadros e depois de João Goulart e realizar eleições livres e diretas em 1965. Novo golpe, porque além de cassar o mandato de JK “por motivos políticos”, quer dizer, ele ganharia qualquer eleição, o primeiro general-presidente aceitou a prorrogação do próprio mandato por mais um ano. Novo golpe dentro do golpe.

 

Em seguida vêm as eleições para governador, ainda em 1965. A oposição não poderia ganhar, em especial em Minas e na Guanabara. Assim, o primeiro governo militar baixou atos proibindo ex-ministros de João Goulart de serem candidatos. Afastaram Helio de Almeida, na Guanabara, e Sebastião Pais de Almeida, em Minas, ex-ministros da Viação e da Fazenda. Só que na antiga capital cresceu a candidatura do marechal Henrique Lott, nacionalista e penhor da posse de JK na presidência. Descobriram que, desiludido, ele havia se mudado para Teresópolis, então no estado do Rio de Janeiro. Criaram na mesma hora a obrigação do domicílio eleitoral, quer dizer, só poderia ser candidato num estado quem  tivesse seu titulo no mesmo estado… Novo golpe.

 

Ainda assim, Negrão de Lima e Israel Pinheiro elegeram-se. Logo começou a conspiração dos radicais para impedir a posse deles. Castello não queria submeter-se a mais uma humilhação. Para garantir o resultado nas urnas,  baixa do Ato Institucional 2, quando determina que os secretários de Segurança e da Fazenda dos estados seria nomeados pelo poder central, em Brasília, aumenta o número  de ministros do Supremo Tribunal  Federal de 11 para 16, a fim de manter maioria, e extingue os velhos partidos políticos, do PSD à UDN e ao PTB, para criar o bipartidarismo forçado, o partido do “sim” e o partido do “sim senhor”, a Arena e o MDB.

 

Os golpes continuaram em número superior  ao espaço e às linhas destas lembranças. Assim,  continuaremos nos próximos dias…

 

Veja as manifestações nas redes sociais...

  • Grupo Kuluene Tecnologia Isso foi bom ou ruim para nós brasileiros?
  • Noi Scheffer Ditadura é sempre ruim. Mas não podemos esquecer que ela só aconteceu por culpa desta mesma gentalha que hoje esta no governo PT ou como apoiadores. Hoje estão fazendo a mesma coisa de forma menos agressiva. É o mesmo comunismo agora maquiado de democratas, coisa que não são e nunca foram.
  • Marcelo Algauer de Almeida É trocar o sujo pelo mal lavado, o caminho não é esse na minha opinião. Tirar corrupto para colocar outro grupo de corruptos é como o cachorro que corre atrás do rabo.
  • Claudio Albano Disser que não existiu corrupção na época da ditadura é querer tapar o sol com a peneira... A corrupção existe no Brasil desde o império, mas ela nunca foi de forma tão escancarada como hoje!
  • Marcelo Algauer de Almeida Na época da ditadura a corrupção é até maior, pois era proibida a divulgação através da "Censura"
  • Maicon André Anastácio Se os Generais roubaram cade o patrimônio deles? Pois todos morreram pobres, apenas Médici que herdou uma fazenda do pai.
  • Grupo Kuluene Tecnologia Foi o antídoto para o veneno da época, pois, se não houvesse essa atitude do Exército, hoje seríamos uma Cuba, porém, com a miséria descabida...
  • Grupo Kuluene Tecnologia Eu considero que o Exército Brasileiro foi o bisturi que fez a cirurgia no corpo chamado Brasil, que estava com câncer e foi sarado, porém, o câncer voltou e todo mundo esta com medo de uma nova cirurgia, pois, houve muitas dores e o corte teve que ser muito grande e demorou em cicatrizar, mas, não resta outra alternativa... ou tenta novamente ou MORRE.
  • Rodrigo Ragazzi Carneiro Eu concordo que a corrupção sempre existiu e infelizmente ainda existe hoje... Agora, fico triste em ver pessoas defendendo a volta de um regime que matou, torturou, sequestrou e endividou o país. Dizer que os militares não roubaram porque não tiveram patrimonio em seu nome, seria o mesmo que questionar o fato de que Fidel Castro é um bilionario... afinal o mesmo não possue nada no seu nome... Que questionem o atual governo e que manifestem o seu descontentamento nas urnas... agora apelar para uma interferencia militar é por falta de uma analogia melhor, dar um tiro no proprio pé.
  • Maicon André Anastácio Rodrigo Ragazzi Carneiro o patrimônio de Fidel foi publicado pela FORBS.
  • Rodrigo Ragazzi Carneiro Foi especulado pela Forbes que não tem como provar o patrimonio do Fidel... Eu não estou questionando se ele é ou não bilionario e sim o fato de que não ter nada em seu nome é sinonimo de honestidade... só isso.
  • Claudio Albano Perfeito Rodrigo, mas o regime que esta ai hoje mata muito mais que os militares... Esses socialistas que estão ai chorando o desparecimento de 300 pessoas e ainda reivindicando dinheiro por isso não dão a mínima para as mais de 50 mil vitimas anuais do narcotráfico, do sequestros e afins...

    Narcotráfico esse, por sinal, muito bom pára os fins socialistas, se vermos as ligações do PT com as Farc e com o Semi Deus Fidel Castro!
    O fato do regime do Fidel ter matado milhões, também pouco importa para essa gente que esta no poder, pois matar com causa "ideológica" não é crime, é um meio...
    há 20 horas · Editado · Curtir · 1
  • Maicon André Anastácio Rodrigo Ragazzi Carneiro hoje no regime democrático 70 mil brasileiros são torturados, sequestrados, estrupados e queimados vivos, não venha com demagogia, ninguém quer um ditadura no país, o que estamos alertando a todos foi a mentira que contaram para nós nas escolas de 1964. A esquerda nunca quis uma democracia no nosso país.
  • Rodrigo Ragazzi Carneiro é incrivel com por aqui tudo acaba no Socialismo vs Capitalismo... mas eu vou morder a isca: Eu imagino que nos anos de Fernando Henrique não existia violencia... bom, na verdade em 2002 a taxa de homicidos por 100.000 habitantes era de 28.4, em 2012 era de 20.4 e pra nao dizerem que os dados são tendenciosos eu so procurei pelos de homicido e pode ser que para os outros crimes a situação seja diferente. Quanto ao regime Cubano, os numeros variam dramaticamente dependenda da fonte (todas de organizações contra o Regime) entre 8.000 e 141.000 desde a Revolução, longe dos milhões. Não que uma morte possa ser justificada, mas não devemos exagerar. Mais uma vez, critiquem o quanto queiram, afinal ninguem vai derrubar sua porta no meio da noite e arrastar-los para averiguação, mas por favor a Cesar o que é de Cesar... corrupcão no PT, culpa do PT... erros na administração federal: Culpa do PT agora e por favor não vamos esquecer dos Governos Estaduais, os quais tem a responsabilidade de manter a segurança.
  • Claudio Albano A diferença entre PSDB e PT é puramente administrativa, não é uma diferença entre direita e esquerda. Me refiro ao PT por que é eles que estão no poder agora...

    Sim, é socialismo, ou que nome se dá a isso, Lulismo?
  • João da Silva Parabéns Rodrigo pela postura... Aos demais que estão participando deste debate, parabéns pela participação... Estamos vivendo um momento extremamente importante – o momento de afirmação da nossa democracia, não apenas pela data, mas principalmente porque vemos que a disputa ideológica que levou o país há 50 anos ao golpe militar continua viva, com posicionamentos cada vez mais explícitos... É assim que vamos avançando, conhecendo, lutando – e espero, é claro, que a DEMOCRACIA consiga de desvencilhar dos seus penduricalhos e seguir em frente, sempre em frente... LIBERDADE, LIBERDADE, LIBERDADE...
  • Claudio Albano De que democracia estamos falando, Desta que esta implantando um marco regulatório para a internet? 
    Qual o motivo de se regulamentar algo que era totalmente livre? Da democracia que pediu a cabeça do SBT?
    Da democracia que calou Celso Daniel?
    Da democracia que sumiu com o Amarildo?
    Da democracia que esta criando uma lei anti terrorismo que na verdade vai punir quem se manifestar?
    Da democracia que fez com que vários comentaristas do proprio SBT fossem demitidos e calados?
    Da democracia que quer barrar uma CPI da Petrobrás?
    Da democracia que quer investigar os atos da ditadura, mas somente, os atos dos militares e não dos militantes?

    Tá bom... Viva a LIBERDADE!
    há 19 horas · Editado · Curtir · 4
  • Vilson Christ Jr. Viva nuestra libertad. Que son casi iguales a los cubanos.
  • Grupo Kuluene Tecnologia Rodrigo Ragazzi Carneiro... Quem foram as pessoas de bem, que não estavam ligados aos comunistas, que sofreram com o militarismo? Você tem algum parente ou amigo?
  • Rodrigo Ragazzi Carneiro Eu não conheço ninguem que foi condenado a pena de morte e continuo sendo contra a mesma. E se a analogia for correta, eu tambem não conheço niguem que foi afetado negativamente pelo mensalão... mas sou completamente contra o acontecido. Agora eu gosto muito dos debates aqui, so que tenho que parar por aqui... PSDB Socialista? FHC Socialista?. Digo mais, no Brasil, nem o PT é Socialista.... Claudio, vc ta parecendo o Noi que acha que o Obama é Socialista... O fantasma vermelho é muito menos assustador que o seu primo verde...
  • Maicon André Anastácio Antes de formar opinião assista esse vídeo, em especial a partir do 7° minuto: https://www.youtube.com/watch?v=Eq0HVH2mO7c
    PROVÉRBIOS 12. O homem falso e malfeitor emprega palavras enganadoras, 13. pisca...Ver mais
  • Claudio Albano PT - Partido dos Trabalhadores 

    Surgiu junto com as greves e o movimento sindical no início da década de 1980, na região do ABC Paulista. Apareceu no cenário político para ser uma grande força de oposição e representante dos trabalhadores e das classes populares. De base SOCIALISTA, o PT defende a reforma agrária e a JUSTIÇA SOCIAL.

    PSDB - Partido da Social-Democracia Brasileira

    O PSDB foi fundado no ano de 1988 por políticos que saíram do PMDB por discordarem dos rumos que o partido estava tomando na elaboração da Constituição daquele ano. De base SOCIAL-DEMOCRATA, defende o desenvolvimento do país com JUSTIÇA SOCIAL.

    A diferença fundamental entre a social-democracia e outras formas de socialismo, como o marxismo ortodoxo, é a crença na supremacia da ação política em contraste à supremacia da ação econômica ou determinismo econômico sócio industrial.
  • Claudio Albano Não sou eu que estou dizendo, são os sites dos próprios partidos!
  • Grupo Kuluene Tecnologia Engraçado que não querem saber de nada e apenas gostam de falar utopicamente de mudanças no círculo vicioso da política brasileira...
  • Rodrigo Ragazzi Carneiro Não Claudio, aqui se esta analizando basicamente os estatutos dos partidos e a sua base ideologica e/ou motivos pra sua criação. Eu estou falando da pratica... Afinal, quantos partidos possuem o S em sua sigla... A Politica de privatizações do unico presidente que o PSDB já teve, depõe gravemente contra qualquer principio do Socialismo e até mesmo da Social Democracia... eu já vivi em um pais onde a chamada terceira corrente foi implantada com sucesso... e lá o estado é forte, detentor do monopolio (ou quase) nas areas de SAude Aducação e segurança. O MST foi fundado com um principio... o que virou todo mundo sabe... existe uma grande diferenca entre os ideias que fundamentaram a fundação de um partido e a politicas praticadas pelo mesmo... No Brasil existem 4-5 Partidos Socialistas...
  • Rodrigo Ragazzi Carneiro E quanto ao Lula ser fundamentalmente Socialista, isso não se nega... porem dai ao PT ser um Partido Socialista é onde eu tenho que discordar... de qualquer maneira, eu acho que o povo aqui se preocupa demais com quetões ideologicas e de menos com questões praticas que poderiam fazer a diferença a curto prazo... Que tal se preocupar mais com quem vai dirigir a sua cidade? Afinal é mais facil fiscalizar aqueles com quem a se cruza no dia dia e que suas ações tem impacto direto na vida de cada um...
  • Marcelo Algauer de Almeida Em primeiro lugar, socialismo e comunismo não é a mesma coisa, apenas para contextualizar. O Comunismo tem como base o poder, já o socialismo entende que o mundo será mais humano quando todos tiverem condições parecidas de educação, saúde, oportunidades de trabalho, etc. O primeiro socialista da terra foi Jesus Cristo, que em suas palavras pregava ajuda aos mais pobres, amar uns aos outros e principalmente doar o que você tem a mais para aquele que precisa. Tanto a direita conservadora(como foi nossa ditadura) e regimes comunistas são baseados em opressão e exclusão dos direitos primários do cidadão. O Brasil hoje possui uma democracia consolidada, apesar de toda a corrupção que assombra a nação desde de 1500. Não é com uma nova ditadura militar que vamos nos livrar da corrupção, nem mesmo com uma esquerda suja como essa que chegou ao poder. A mudança deve ocorrer no dia a dia, esquecendo a malandragem, o empresário respeitando o direito do consumidor, já o cliente pagando suas contas em dia, todos respeitando as regras da sociedade como trânsito, direito alheio, sem comprar monografia para se formar, pagar para eliminar multa, corromper o policial rodoviário, entre outras atitudes. Essa mudança MORAL é que vai alterar nosso país, o reflexo é um cidadão consciente que não vai votar em corrupto em troca de cesta básica ou emprego no poder público. Dessa forma criamos a chamada Social Democracia, onde o estado passa a ter uma menor influência na vida das pessoas, o princípio do direito privado é respeitado, a iniciativa privada passa a oferecer o que o estado deixa de fazer ou faz precariamente, mas como valores honestos, gerando emprego e receita para a população. Esse modelo vem sendo adotado em vários países da Europa com sucesso, com altos investimentos em educação.
    há 16 horas · Editado · Curtir · 1
  • Grupo Kuluene Tecnologia Marcelo Algauer de Almeida... concordo contigo, porém, os partidos e os políticos perderam os seus ideais e buscam apenas o proveito próprio, esquecendo do bem comum para o povo e o país... não temos saída com esses nomes que disputam o poder.
  • Marcelo Algauer de Almeida Sim, mas a mudança não vem do topo, vem da base, da população. A ideia que um governante vai assumir e consertar o país nunca vai acontecer. O povo precisa alterar suas atitudes, a mudança no topo acaba sendo uma consequência.
  • Maicon André Anastácio Socialismo é apenas uma fase, para depois chegar a o comunismo.
  • João da Silva E voltamos sempre ao mesmo lugar - aliás a mola mestra que nos faz saltar, dialogar, enfrentar e buscar o nosso lugar ao sol como seres humanos - EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO e EDUCAÇÃO... E via a Democracia, a Liberdade de Expressão - importante via para chegarmos a tão sonhada e acalentada EDUCAÇÃO...
  • Maicon André Anastácio Liberdade de expressão? Quando aparece um jornalista que critica o Governo, é afastado de suas funções e tapado a sua boca e de que qualquer um que tenta espernear contra essa quadrilha. Estamos vivendo a historia do sapo fervido.
  • Marcelo Algauer de Almeida Maicon André Anastácio , existem duas correntes bem claras do socialismo. O socialismo do comunista, que acredita que através do poder vai impor uma sociedade de cooperação. O socialismo democrático, que defende os direitos individuais do cidadão, que torna um mundo mais justo não em função da influência do estado mas sim pela senso moral e intelectual do seu povo. O comunismo demonstrou não ser a forma ideal de criar uma sociedade mais justa, assim como o capitalismo demonstrou destruir tudo em sua volta em função do apelo material. Criou-se a Social Democracia, o meio termo entre os dois conceitos.
  • Marcelo Algauer de Almeida Maicon André Anastácio , assim como em todo regime que o estado comanda a sociedade, a liberdade de expressão é reprimida. Hoje é feito pelo PT, foi feito na ditadura, etc...
  • Maicon André Anastácio A Culpa da miséria no mundo é justamente pela falta de capitalismo de livre mercado, em países socialistas só existe miséria, tirania e insanidade mental, como é que um pessoa pode defender um lixo desse.
  • Maicon André Anastácio Resumindo: Se for pela revolução vale tudo, estrupos, assassinatos, roubos, esse é o pensamento revolucionário.
  • Marcelo Algauer de Almeida Maicon André Anastácio o mundo hoje é capitalista. Onde você não está vendo miséria ? Nunca existiu livre mercado no capitalismo, em curto prazo de tempo todos se organizam em blocos e dividem sua fatia do mercado.
  • Maicon André Anastácio Marcelo Algauer de Almeida a África por exemplo, vai me dizer que ela é capitalista?
  • Marcelo Algauer de Almeida Ela faz parte da cadeia do capitalismo Maicon André Anastácio , os países ricos buscam matéria prima, espremem essas nações até onde puderem e depois vendem os produtos caros e de baixa qualidade. Isso quando não migram suas empresas para esses países em busca de mão de obra barata(quase escrava). Os valores são remetidos para a matriz que enriquece as custas da exploração de um povo humilde, sem educação e cultura.
  • Marcelo Algauer de Almeida Outro exemplo clássico é os EUA, o berço do capitalismo. Possui uma desigualdade social tão grande quanto o Brasil. Muitos milionários e milhares de miseráveis.
  • Marcelo Algauer de Almeida A África passa por uma crise de pobreza e fome, onde que um das principais causas é a causa naturais que inclui a seca, clima, terremotos, inundações, pragas de insetos, falta de chuva e água, falta de semente e muitas outras causas que já deixaram muitos mortos.
  • Marcelo Algauer de Almeidahttp://pobrezahumana.wordpress.com/pobreza-em-africa/
    pobrezahumana.wordpress.com
       Em todos países existe pobreza, de modo mais abundante ou menos. Mas o contin...Ver mais
  • Maicon André Anastácio Marcelo Algauer de Almeida entenda uma coisa, você deve entender quem financia o socialismo mundo a fora. Quem está por de traz do socialismo-comunismo, são os grandes capitalistas, como Rockeffeler, Carnegie, Ford, entre outros, que nada mais querem é a destruição dos pequenos capitalista, e o assassinato cultural do ocidente.
  • Maicon André Anastácio David Rockeffeller e Fidel.
  • Marcelo Algauer de Almeida Maicon André Anastácio tirou isso de onde ? O capitalismo combate o socialismo com unhas e dentes, precisa de mercados consumidores para vender seus produtos, precisa de países pobres para obter matéria prima barata. Não é pq o cara tirou uma foto que tem a mesma ideologia.
  • Maicon André Anastácio O Socialismo nada mais é, que a fusão do poder econômico politico Militar e policial, e a concentração de todos os poderes na mão do Estado, e disso não podemos esperar nada de bom, só miséria, tirania e genocídios.
  • Marcelo Algauer de Almeida Maicon André Anastácio você tem a capacidade de estragar qualquer debate sobre conceitos nesse grupo, impressionante. Tenho formação acadêmica em história pela UFPR, pós graduado em sociologia política também pela UFPR e tenho mestrado tb na UFPR. Não foi o professor que me disse, é o que está descrito na história pelos mais diversos autores.
  • Marcelo Algauer de Almeida Recomendo que você procure a literatura antes de tentar impor seus conceitos, isso vai te ajudar como ser humano. abs
  • Maicon André Anastácio Conhecimento não tem nada a ver com um diploma universitário, conheço analfabeto que é patrão de funcionários com vários diplomas.
  • Marcelo Algauer de Almeida Maicon André Anastácio , Não vou mais perder tempo contigo. Faz assim, se escreve no mestrado da UFPR, faz a prova com o nível de conhecimento que você tem sobre história e sociologia veja se passa. A formação acadêmica não é só para ser patrão ou empregado, serve principalmente para o adiantamento moral e intelectual,entretanto ajuda para não ficar falando essas besteiras ai. Abs, sucesso pra vc !
    há 16 horas · Editado · Curtir · 1
  • Maicon André Anastácio Qual mérito há de ter um diploma de um sistema de educação que o mundo considera o pior existente?
  • Marcelo Algauer de Almeida Imagine vc que não tem !!
  • Maicon André Anastácio Marcelo Algauer de Almeida na Universidade meu filho não se aprende nada, escola no Brasil hoje não tem nada a ver com conhecimento, você é a prova disso. Eu quero ser inteligente e pensar por mim mesmo.
  • Marcelo Algauer de Almeida kkkkkkkkkkk, Maicon André Anastácio , sabe que discutir contigo chega a ser engraçado, pena que estraga o tópico. Faz assim, discute com minha mão, se ela não responder em 10 minutos você venceu a discussão. Não vai perder...rshttp://www.gentedeopiniao.com.br/fotos/image/MAO_4.jpg
  • João da Silva Excelente contribuição Marcelo... E acredite, - se não existisse a noite com toda a sua escuridão, não daríamos valor ao sol com toda a sua luminosidade, fonte de luz e calor... O importante é não perdermos a serenidade, a paz de espírito, a criatividade que tanto precisamos para continuarmos nesse mundo em evolução...
  • Vilson Christ Jr. Em 2006, Lula, travestido de Papai Noel e sem consultar o Congresso Nacional,resolveu perdoar as dívidas de quatro países africanos: Moçambique, Nigéria, Cabo Verde e Gabão.
    Agora em 2013, portanto 7 anos depois, Dilma enveredou pelo mesmo caminho e perdoou as dívidas de nada menos que doze países africanos: Congo, Costa do Marfim, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Mauritânia, São Tomé e Príncipe, República Democrática do Congo, Senegal, Sudão, Tanzânia, Zâmbia e Gabão.
    Espera aí! Mas a dívida do Gabão já não havia sido perdoada por Lula em 2006? 
    Na “era Lula”, O molusco, desembarcou em Cuba com presentes econômicos para o ditador Fidel Castro. Foi facilitado o pagamento de 20% da dívida de cerca de R$ 134 milhões do país com o Banco do Brasil e foram investidos R$ 20 milhões do BNDES(Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) na construção de uma usina de álcool combustível. Se Cuba pagou alguma coisa, ninguém sabe, ninguém viu. Mas empreiteira qual foi? Andrade Gutierrez. Passa o tempo e Dilma empresta US$ 1,47 bilhão e depois ainda manda US$ 176 milhões para a para a ampliação e modernização de cinco aeroportos cubanos: Havana, Santa Clara (centro), Holguín (oriente), Cayo Coco (na costa norte) e Cayo Largo (costa sul)”. Que empreiteira vai fazer as obras? A Odebrecht, financiadora de Lula. E quem foi o lobista que intermediou? Pasmem: LULA!

    É verdade O importante é não perdermos a serenidade, a paz de espírito, a criatividade que tanto precisamos para continuarmos nesse mundo em evolução com o dinheiro do Brasil.
  • Delmar Lionço Os militares fizeram o certo naquela época. Tomaram o poder, conduziram o país por vinte anos e o devolveram aos civis.Se não tivessem feito isso, hoje o Brasil se chamaria Cuba.
  • Pedro Evandro Montini Nós, brasileiros trabalhadores, ricos e pobres, é que estamos financiando o comunismo no terceiro mundo. O tal "empréstimo" que o Brasil fez para construir a futura base militar em Cuba (nos discursos dizem que é apenas um porto) também será perdoado. Conveniente, não?
    10 horas · Curtir · 1
  • Rodrigo Ragazzi Carneiro Maicon André Anastácio, sem querer ser prepotente: Voce ja visitou os Estado Unidos? O pais que melhor representa o capitalismo mundial esta quebrado... pessoas morrem de fome e vivem na rua naquele que ainda é o pais mais rico do mundo... imagino ser isso culpa do Socilalismo presente nas piliticas do atual presidente? E é claro o dois Bush são unha e carne com Lenin e Stalin... Quanto a sua (e infelizmente não foi a primeira vez que ouvi isso nesse grupo) infeliz teoria de que o Socialismo causa a miseria no mundo.... Ela é quase uma piada... Vc se orgulha de apontar os paises Africanos que tiveram um Governo Comunista e trazer 6 exemplos enquanto o continente mais pobre do mundo tem 57 paises é um pouco tendencioso... e de Africa eu entendo um pouquinho pois vivi por aquelas bandas por mais de 5 anos...Vamos mudar de continente então... imagino que a Bolivia ficou pbre depois que o Morales assumiu o poder? Ecuador? Colombia? Por favor lembre-se de que para cada exemplo de um Regime Socialista que não funcionou exitem outras duzias de paises que cairam (ou se perpetuaram) na miseria unica e exclusivamente nas mãos do seu amado Capitalismo...
  • Maicon André Anastácio Rodrigo Ragazzi Carneiro quais países capitalistas são mais pobres que os socialistas?
  • Maicon André Anastácio Porque não vemos os Americanos fugindo para os países socialistas.
  • Jose Augusta Capitalismo gera miséria e o Socialismo divide a miséria. Socialismo não incentiva a produção de riquezas logo todos são igualmente pobres.
    8 horas · Curtir · 2
  • Jose Augusta Não concordo que vivemos um período de afirmação da nossa democracia e sim um período de totalitarismo e abuso de poder, conchavos políticos, tentativa de corrompimento dos poderes constitucionais para a permanência de um governo totalitário e o uso da máquina estatal de maneira antidemocrática.
  • Maicon André Anastácio Jose Augusta sugiro que você busque informações sobre o FORO DE SÃO PAULO.
  • Rodrigo Ragazzi Carneiro Bom Maicon, quantos vc quer? Bolivia, Sierra Leone, Papua new Guinea, Guinea, Burundi, Chad, Haiti, Honduras e muitos outros... Eu ja vivi na Africa e sei muito bem qual e o legado que o Capitalismo Imperialista deixou naquele continente... Tentativas frustradas de implementacao do Socialismo nao ajudaram, mas as feridas causadas por seculos de exploracao e abandono ainda estao presentes nos dias de hoje... e quanto a americanos nao fugirem de seu pais, Paraguaios tambem nao emigram... por acaso isso faz do Praraguai um modelo a ser seguido?

  • Maicon André Anastácio
     Rodrigo Ragazzi Carneiro Se a Bolivia vai bem porque os bolivianos se sujeitam ao trabalho escravo no Brasil?
  • Noi Scheffer O socialismo é a metamorfose do comunismo. O socialismo aprendeu que é muito mais eficiente extorquir o povo com altos impostos do que apropriar-se da propriedade e dos meios de produção. Mantém o controle da sociedade e destrói seus valores e se infiltra na cultura pela educação. Domina pela divisão das classes sociais, privilegia alguns e vitimiza outros e estabelece ódios e culpados. Subverte o fundamento da meritocracia pelo do "comerás o pão pelo suor dos outros".
  • Noi Scheffer Quem pensa que o comunismo acabou esta completamente enganado.
  • Rodrigo Ragazzi Carneiro Maicon André Anastácio voce pediu que paises eram mais pobres que os socialistas... eu listei algums... Afinal a Bolivia sempre esteve entre os paises mais pobres do mundo... antes do Evo e continua sendo com ele... meu ponto é tentar mostrar que existem paises onde a miseria existe sem qualquer relação com o socialismo... Como disse prea cada exemplo falido de paises Socialistas, eu te apresento duzias de outros onde o Socialismo nunca se fez presente e a população vive em absoluta miseria... mais uma vez, só isso.
  • Maicon André Anastácio Rodrigo Ragazzi Carneiro porque os Cubanos encaram tubarões pelo mar a fora fugindo do regime socialista castrista, em jangadas fugindo para Miami?
  • Rodrigo Ragazzi Carneiro Maicon, os seus exemplos podem ser comparados a muitos outros por ai... afinal milhares morrem todos os anos tentando fugir da Africa pelo Mediterraneo ou tentando chegar as ilhas Canarias pelo Atlantico. A busca por algo melhor fica a criterio de cada um e acontence independentemente do regime e sim da situacao economica de cada pais... eu nao estou tentando dizer que Cuba e perfeita (Longe disso) e sim tentando mostrar que as causas para a miseria sao muito mais complexas do que a discussao Capitalismo vs Socialismo. Os regimes comunistas cometeram muitos (e muitos mesmo) erros nos ultimos 100 anos. Isto posto, o principio do comunismo, pelo menos pra mim, continua valido. Por exemplo, teriam os Catolicos que abandonar a sua crenca quando analizando os terrores cometidos pela Igreja durante seculos???... afinal, queimar pessoas em praca publica por questionar a sua doutrina nao e previlegio do Stalin ou do Mao...
  • Anderson Pasquali Rodrigo Ragazzi Carneiro vc tem suas razões e o Maicon tbem...
    Mas acho q essa sua resposta responde tudo...
    1- Não adianta mudar o nosso sistema para socialismo ou comunismo, pois como vc citou de todos os sistemas tem pobreza e os q mudaram como o Ev
    o não adiantou
    2-Q tal mudar a corrupção existente nesse país?
    Esse país ainda não quebrou pq é muito rico, temos muiiitos modos de gerar dinheiro e emprego.
    Veja nós da agricultura, pagamos impostos em cascata, pagamos o qpedem para comprar nossos insumos, e recebemos qto eles querem pagar por nossa produção e ainda assim somos uns dos q mais sutentaa balança comercial e agora querem nos taxar em mais 9% na venda.....
    3- Voltando, vcs já repararam que em todos eses exemplos de países mal fadados, sempre os dirigentes estão longe da miséria, andando de aviões, filhos estudando no exterior, ou com grandes fortunas em seus negócios pois eles são "inteligentes" para fazerem seus negócios?
    10 horas · Curtir · 2
  • Maicon André Anastácio Rodrigo Ragazzi Carneiro esse texto eu copiei e colei de um Blog, leia ele por completo e espero que nunca mais culpe o capitalismo pelos erros do mundo: "NÃO HÁ ERRO OU INJUSTIÇA ALGUMA ALGUÉM PRODUZIR E VENDER PARA QUEM QUISER OU CONSUMIR DE QUEM ELE...Ver mais
    8 horas · Curtir · 1
  • Noi Scheffer O socialismo não é um "sistema" valido pelo simples fato de nunca ter produzido qualquer coisa boa em qualquer lugar do mundo.
  • Rodrigo Ragazzi Carneiro Maicon André Anastácio, eu acho que vc nao esta lendo meus comentarios... vc esta simplificando tudo ao simplesmente colocar a culpa no Socialismo, como se nao houvesse miseria em paises capitalistas. Eu nunca defendi nem nunca defenderei os erros come...Ver mais
  • Rodrigo Ragazzi Carneiro Bom Maicon André Anastácio, eu até tentei levar adiante o debate contigo, mas não tem como... eu paro por aqui respondendo ao seu ultimo post: Pela mesma razão que os Catolicos não falam da Inquisição... onde milhares foram queimados em praça publica por descordarem dos ensinamentos da Igreja... Por acaso a inquisição faz do Padre de nossa cidade um assassino? Eu acho que não, assim como os erros cometidos por Socialistas no passado não fazem de mim um genocida... E quanto a não saber nada de historia ou economia, eu acho que eu posso dizer que sei uma coisa ou duas sobre estes temas e ainda assim voto em candidatos que tenham os mesmos pricipios que os meus...
  • Noi Scheffer O ensino no Brasil esta feio mesmo. O cara fez o curso de história na UFPR e diz que o capitalismo surgiu nos Estados Unidos! Interessante que os países ditos explorados pelo capitalismo são sempre os mais corruptos. Não sei porque estes capitalistas gananciosos não exploram onde existem governos democráticos. As universidades estão dominadas por socialistas, claro que não vão ensinar a verdade sobre capitalismo e socialismo. Usam as próprias mentiras para explicar as suas fantasias.
    2 horas · Curtir · 1
  • Grupo Kuluene Tecnologia O comunismo vem trabalhando nas escola e mídias há muito tempo, o povo esta sendo enganado e tem a verdade como mentira, desta forma, eles levam vantagem e acabam levando o povo para o abismo.
    1 hr · Curtir · 2
  • Noi Scheffer Interessante como aqueles capitalistas selvagens não venderam a refinaria de Pasadena para os Canadenses. Foram vender logo para uma estatal brasileira!
    1 hr · Curtir · 1
  • Noi Scheffer Por favor alguém sabe de alguma tese de doutorado de alguma universidade brasileira que tenha tido alguma repercussão e tenha despertado interesse no exterior?
    1 hr · Curtir · 1
  • Claudio Albano Não cansaram ainda? kkkkkkkkkkk
    1 hr · Curtir · 1
  • Noi Scheffer O atual sistema de processo de inquérito para se apurar um crime tem origem na inquisição. Foi a Igreja Católica com a inquisição que começou a criar regras de investigação para alguém ser condenado. Antes nada era investigado, somente denunciado e condenado. Claro que cometerem algumas besteiras, especialmente aos olhos de hoje. Pior é continuar com a barbárie ainda hoje como esta acontecendo na Venezuela.
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Banner Exposição
Banner violência se limite
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner Einstein
Banner emprego