“O fortalecimento das políticas sociais são fundamentais para a superação da pobreza e a eliminação da exclusão social”
A Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do Paraná (Unicafes) lançou nesta terça-feira (22) a Pauta Paraná Cooperativo no Ano Internacional da Agricultura Familiar. A ideia é aproveitar o calendário internacional definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pedir melhorias em todo o País. Entre as prioridades para o Estado estão: a regulamentação da Lei do Cooperativismo do Paraná, com o desenvolvimento do fundo estadual e constituição de um conselho; implementação de um departamento ou de uma secretaria específica para a agricultura familiar e o cooperativismo; estabelecimento de uma política de educação cooperativista; aperfeiçoamento do fundo de Aval Solidário, com abertura de crédito para capital de giro, agroindustrialização, produção, comercialização e acompanhamento técnico.
Os dados e as revindicações dos agricultores familiares foram elencados durante um café com autoridades estaduais. De acordo com o deputado estadual Nelson Luersen (PDT), o debate sobre o tema é fundamental até para reconstrução de políticas estaduais e priorização de temas como a reforma agrária, a agricultura familiar e as políticas sociais como peças centrais do desenvolvimento rural sustentável. “O fortalecimento das políticas sociais são fundamentais para a superação da pobreza e a eliminação da exclusão social”, ponderou Luersen.
Também foram citadas como fundamentais no Paraná o aporte de recursos para apoiar as cadeias produtivas e os sistemas cooperativos regionais; o desenvolvimento de uma Lei Estadual e de um Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural; e o incentivo a programa de agroindustrialização na Agricultura Familiar.