“As reivindicações são válidas, visto que havia um compromisso do governo do Estado em dar 33% para a categoria conforme a Lei 11.738 de 2008, votada e aprovada na Assembleia Legislativa”
A greve dos professores chegou no 7º dia com o apoio de toda a categoria. Em passeata, cerca de 20 mil pessoas foram em passeata até o acampamento em frente ao Palácio Iguaçu para reivindicar desde o pagamento de 33% da hora atividade até o reajuste de professores e de funcionários da educação. O deputado estadual Nelson Luersen (PDT) parabenizou os professores pela luta, que – segundo ele - é justa. “As reivindicações são válidas, visto que havia um compromisso do governo do Estado em dar 33% para a categoria conforme a Lei 11.738 de 2008, votada e aprovada na Assembleia Legislativa”, lembrou Luersen.
A hora atividade deverá ser paga, segundo a lei, para todos os professores da rede, obedecendo à regulamentação da carreira de hora aula de 50 minutos. Também está sendo reivindicado o reajuste dos professores conforme Piso Nacional e dos funcionários conforme Piso Regional da Categoria. Além do pagamento de avanços em atraso (governo deve mais de R$ 100 milhões em promoções e progressões, em atraso há um ano e meio), concurso público, novo modelo de atendimento à saúde, cargo de 40 horas, enquadramento dos aposentados, hora aula e hora atividade para a educação especial, infraestrutura adequada para as escolas.
“Não dá para negar a importância que os professores tem na sociedade. E eles precisam ser remunerados para termos como contrapartida uma educação de qualidade. Esperamos que o governo do Estado se sensibilize e atenda às reivindicações dos profissionais. Não é de interesse de ninguém a greve: nem dos professores, nem dos funcionários, nem dos deputados, nem do governador. No entanto, respeitamos a greve, que muitas vezes tem sido a legítima forma dos trabalhadores e servidores públicos terem garantidos os seus direitos”, ponderou o deputado. Nelson Luersen tem sido um parceiro da categoria na Assembleia Legislativa, votando sempre projetos de interesse dos professores e dos servidores públicos estaduais.