A Itaipu Binacional comemora neste sábado, 17 de maio, 40 anos de fundação da empresa. Para marcar a data, a empresa irá promover, a partir das 20h30, no Mirante Central da usina, uma Iluminação da Barragem especial. A expectativa é reunir 600 pessoas, entre convidados e colaboradores da empresa. Após a iluminação, haverá coquetel comemorativo.
Além do evento no dia 17, a empresa preparou uma série de atividades culturais e de confraternização, incluindo a exposição Trabalhadores – Uma Arqueologia da Era Industrial, do renomado fotógrafo Sebastião Salgado. A abertura será no Ecomuseu, no dia 6 de junho.
No dia 22 de maio, com a presença do presidente do Paraguai, Horacio Cartes, a Itaipu irá homenagear o ex-diretor geral paraguaio, Enzo Debernardi, e reabrir o mirante do Edifício de Descarga (EDD). Confira abaixo, a programação completa.
Programação dos 40 anos da Itaipu
17 de maio (sábado)
Iluminação da Barragem
Horário: 20h30 BR
Evento binacional, para empregados e convidados, com coquetel.
22 de maio (quinta-feira)
Confraternização Binacional
Horário: 8h30
Local: Cota 114 a jusante.
22 de maio (quinta-feira)
Reabertura do Mirante do EDD
Horário: 19 horas
Homenagem ao Eng. Enzo Debernardi, com a presença do presidente Horacio Cartes. Na sequência, Iluminação da Barragem para os convidados, no Mirante Central.
23 de maio (sexta-feira)
Jantar dos Homenageados 2014
Horário: 20 horas
Local: Hotel Recanto / Salão Orquídeas
Empregados com 15, 25, 30 e 35 anos IB e aposentados/desligados de maio de 2013 a abril de 2014.
27 de maio (terça-feira)
Confraternização em Curitiba
Horário: 8h30
Local: saguão do Ed. Parigot de Souza
Confraternização dos empregados lotados em Curitiba. Nesse mesmo dia, haverá confraternização em Assunção.
30 maio (sexta-feira)
Lançamento em Foz do Iguaçu do Relatório de Sustentabilidade IB 2013 e do livro de Biogás: A energia invisível
Horário: 10 horas.
Local a definir.
06 de junho (sexta-feira)
Abertura da exposição Trabalhadores - Uma Arqueologia da Era Industrial, de Sebastião Salgado.
Horário: 18 horas.
Local: Ecomuseu de Itaipu.
Abertura da exposição, com a presença do fotógrafo Sebastião Salgado e de Lélia W. Salgado, curadora.
A Itaipu
A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2013, pelo abastecimento de 16,9% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 70% do Paraguai. Em 2013, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.630.035 megawatts-hora (98,63 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.