Começou na semana passada a construção da nova ponte do rio Tibagi, na Rodovia do Café (BR-376), no distrito Tibagi dos Coreanos, em Ponta Grossa. A ponte terá 125 metros de comprimento e 11 metros de largura. A obra faz parte da duplicação de 231 quilômetros, da BR- 376, que liga Ponta Grossa a Apucarana. A primeira etapa, que iniciou em janeiro, prevê a duplicação de 11 quilômetros. A aceleração desta obra foi um dos pedidos feitos pela CPI do Pedágio.
Em novembro do ano passado, o presidente da Rodonorte, engenheiro civil José Alberto Moita, informou que já havia sido lançada a pedra fundamental para obra e os projetos estavam prontos. “A CPI teve um papel essencial na aceleração destas obras, ouvindo os responsáveis pelas concessionárias e o governo do Estado. Ficamos felizes em ver que as obras estão sendo executadas, mas ainda tem muito para fazer”, avaliou o deputado estadual Nelson Luersen, presidente da CPI do Pedágio.
Além da construção da ponte, as equipes trabalham com 45 máquinas ao longo dos 11 quilômetros. Elas fazem a limpeza, terraplenagem, aterros, implantação de drenagem e concluem a fundação dos dois viadutos sobre a linha férrea. A nova pista terá 7,2 metros de largura, além de acostamentos, e ficará separada da atual pista por meio de um canteiro central de nove metros. Também serão construídos dois viadutos sobre a rede ferroviária e quatro retornos. Há ainda a previsão de corrigir horizontalmente e verticalmente as curvas. O prazo para conclusão desta primeira fase é de 15 meses.
Como este trecho foi antecipado, não há interferência nas tarifas das praças de pedágio já existentes, localizadas em Tibagi, Imbaú e Ortigueira. O investimento previsto para duplicar a Rodovia do Café, que faz parte do contrato de concessão que durará até 2021, é de R$ 1 bilhão.