Em sessão solene do Congresso Nacional, nesta terça-feira (03), a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) ressaltou o papel da agricultura familiar na economia do Paraná, destacando a contribuição do setor para a geração de empregos. “No Brasil, a agricultura familiar gera mais de 80% da ocupação no setor rural e responde por sete de cada dez empregos no campo, respondendo também por cerca de 40% da produção agrícola. No Paraná, das 374 mil propriedades rurais do estado, 320 mil pertencem a agricultores familiares. Quase 90% dos trabalhadores estão vinculados à agricultura familiar”, frisou.
A sessão desta terça-feira celebrou o Ano Internacional da Agricultura Familiar, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um reconhecimento do mundo à contribuição dessa atividade para a segurança alimentar e para a erradicação da pobreza no planeta.
Gleisi enumerou várias iniciativas do governo federal em prol da Agricultura, que hoje dispõe de uma política de crédito com juros cada vez menores. “Sem crédito barato não conseguiríamos ter um resultado tão positivo na agricultura brasileira, onde praticamente dobramos a nossa produção nos últimos doze anos. O governo também vem investindo na adoção de novas tecnologias e novos equipamentos para aumentar ainda mais a produtividade do setor.” Segundo a senadora, nos últimos 12 anos, os recursos para aquisição de equipamentos saltaram de R$ 80 milhões para R$ 4,5 bilhões. “No Brasil estamos tendo atenção e cuidado com a agricultura.”
Entre outros benefícios destinados ao setor, ela destacou a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), o Programa de Aquisição de Alimentos e o Programa Nacional de Alimentação Escolar, que garantem a demanda dos agricultores e uma merenda de qualidade para os alunos, além de fortalecer a economia local, gerar emprego e renda.
“O Brasil, através do Governo da presidenta Dilma, pode se orgulhar e até servir de inspiração para outras nações, apresentando ao mundo políticas públicas claras e efetivas para o fortalecimento desse setor, mostrando de forma inequívoca o quanto ele é estratégico para o nosso país.”
Assessoria Senadora Gleisi Hoffmann