banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Brasília adere à mobilidade elétrica inteligente com o Brasília-Ecomóvel
  Data/Hora: 6.jun.2014 - 20h 4 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

 Com o apoio de Itaipu, cidade terá sistema composto por veículos elétricos, eletropostos e outros dispositivos operados e monitorados em tempo real

 

Foto Ilustrativa do carro elétrico de curitiba - A três dias da Copa do Mundo, Brasília vai receber (na segunda-feira, 9) o programa de Mobilidade Elétrica Inteligente (Mob-i) da Itaipu Binacional. O projeto-piloto é composto por veículos elétricos, eletropostos e outros dispositivos operados e monitorados em tempo real. O Brasília-Ecomóvel reúne a CEB Distribuição, o governo do Distrito Federal, a Aliança Renault-Nissan e o Centro de Excelência da Indústria da Mobilidade (CeiiA), de Portugal.

 

O lançamento do projeto será às 10 horas, no Estacionamento 11, no Parque da Cidade, Asa Sul. Participam da solenidade o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, o diretor-geral da CEB Distribuição, Rubem Fonseca Filho, a diretora financeira de Itaipu, Margaret Groff, coordenadora executiva do projeto, o vice-presidente da Renault do Brasil, Alain Tissier, e o presidente executivo do CeiiA, José Rui Felizardo. Também está prevista a participação de ministros.

 

O Brasília-Ecomóvel é composto inicialmente por sete veículos e três eletropostos.  São três Zoes e um twizy cedidos pela Itaipu e três Kangoos cedidos pela Renault em regime de comodato por dois anos. Essa parceria possibilitará à CEB o acesso à informação sobre as potencialidades dos veículos elétricos e de novas possibilidades de negócios. Para o governo do DF, se posicionar em ideias inovadoras de mobilidade elétrica inteligente. 

 

Brasília é a segunda capital a integrar o projeto-piloto. A primeira foi Curitiba. Nos dois casos, a Copa do Mundo, quando milhares de turistas estarão visitando o Brasil, será vitrine para o projeto inovador de mobilidade elétrica inteligente.  Segundo Margaret Groff, o transporte de nova geração, para Itaipu, está pautado na mobilidade elétrica inteligente, que estará a serviço das pessoas, além de reduzir os impactos ambientais. “É, sim, a mobilidade do futuro, um futuro que já está próximo, o qual permitirá transformar o paradigma da logística urbana, apresentando melhores características para frotas empresariais e para o transporte público, sempre em benefício das pessoas”, afirma.

 

Mobilidade elétrica

Na usina de Itaipu, o convênio com o CeiiA se soma à parceria que existe desde 2006, com empresas do setor elétrico, montadoras e fabricantes de componentes, para a pesquisa e desenvolvimento de protótipos de veículos elétricos.

 

Em oito anos, numa parceria com várias empresas, já foram desenvolvidos e montados, num galpão da área industrial da usina, mais de 80 protótipos. Desde 2012, as pesquisas também abrangem o desenvolvimento de uma bateria, o “coração” de um elétrico, que funciona à base de sódio, sal de cozinha.

 

Outras informações

Como funciona o Ecomóvel?

 

É uma rede inteligente composta por veículos elétricos e eletropostos, sensorizados para a captura de dados e conectados, em tempo real, ao sistema de mobilidade inteligente (mobi.me). Cada usuário tem um cartão de autenticação no sistema, que permite carregar em qualquer eletroposto da rede e dar feedback ao sistema sobre a performance do veículo e do carregamento.

 

Os veículos elétricos já serão usados durante a Copa do Mundo para os serviços da CEB e para o policiamento do Parque da Cidade, ponto de acesso do público ao Estádio Nacional. Cada parceiro terá acesso à informação sobre o que está acontecendo de forma customizada e em tempo real, como, por exemplo, o impacto do abastecimento do veículo elétrico na rede, a pegada ecológica (redução de emissão de CO2), o tamanho da redução dos níveis de emissão e os padrões de mobilidade, entre outros.

 

Este conhecimento poderá subsidiar a formulação de políticas públicas relacionadas com o veículo elétrico; dar origem a projetos de P&D de novos produtos e serviços de mobilidade de nova geração; analisar o perfil do usuário e da frota, entre outros resultados significativos na área da mobilidade.

 

O que é verdadeiramente inovador nesta iniciativa?

 

Esta iniciativa apresenta como principal fator inovador a capacidade de monitoramento da mobilidade e de geração de indicadores em tempo real para diferentes stakeholders, em diferentes níveis.

 

Da dimensão operacional à dimensão estratégica, o projeto Ecomóvel garante a total conectividade de todos os equipamentos e usuários do projeto, através de smartphones e sistemas inteligentes embarcados, todos eles ligados a uma plataforma central de gestão, mobi.me.

 

 

A Itaipu

A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2013, pelo abastecimento de 16,9% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 70% do Paraguai. Em 2013, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.630.035 megawatts-hora (98,63 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Banner Exposição
Bassani
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner violência se limite