Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Volta a chover em Foz e região, mas nível dos rios não deve sofrer grandes alterações
  Data/Hora: 14.jun.2014 - 8h 25 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Vertimento na usina hidrelétrica de Itaipu caiu para menos da metade, na comparação com quinta-feira.

 

Voltou a chover na região da fronteira do Brasil com o Paraguai e Argentina, mas o nível dos rios Paraná e Iguaçu não deve sofrer grandes alterações. Nas Cataratas do Iguaçu, a vazão nesta sexta-feira (13), pela manhã, era de 8.803 metros cúbicos de água por segundo (m³/s), sete vezes acima da normal. Na usina de Itaipu, o vertimento caiu para menos da metade quando comparado ao dia anterior.

 

Pelo vertedouro estavam sendo escoados (excedente não usado para a geração de energia) 4.660 metros m³/s às 10h desta sexta-feira. Apenas a calha central estava aberta.

 

No Rio Paraná, na região da Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai, o nível baixou mais dois metros nas últimas 24 horas e chegou a 115 metros (em relação ao nível do mar) naquela localidade. As inundações ainda afetam famílias ribeirinhas. O nível do rio ali está seis metros acima do normal.

 

Na confluência, encontro dos rios Iguaçu e Paraná, no Marco das Três Fronteiras, logo abaixo das Cataratas, a vazão também vem diminuindo e chegou a 27.862 m³/s nesta sexta-feira.

 

A Divisão de Hidrologia de Itaipu, que tem condições de fazer medições com vazões acima de 30 mil m³/s, está fazendo o monitoramento constante dos rios Iguaçu e Paraná.

 

Com a chegada de uma nova frente fria, a previsão da meteorologia é de chuva localizada na fronteira, mas sem grandes alterações.

 

 

 

 

Cota de referência para inundações


Em Ciudad del Este, no Paraguai

Remansito: 117 metros em Iate Clube Cataratas

(em frente a Presidente Franco)

Club Monday: 124 metros na Ponte da Amizade.

 

Em Foz de Iguaçu

Porto Meira: 114 metros no Iate Clube Cataratas

Vila Bancária: 119 metros no Iate Clube Cataratas

Iate Clube Cataratas: 109 metros

 

A Itaipu

A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2013, pelo abastecimento de 16,9% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 70% do Paraguai. Em 2013, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.630.035 megawatts-hora (98,63 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner Exposição
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner Einstein
Banner Mirante
Banner pedrão 2018