Banner aniversário de são miguel

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Parceria com Itaipu abre novas oportunidades de negócios, diz ministro de Portugal
  Data/Hora: 18.jun.2014 - 18h 58 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Titular da Economia, António Pires de Lima esteve em Foz do Iguaçu para a inauguração do centro de operações do Programa de Mobilidade Elétrica Inteligente da Itaipu Binacional.

 

O ministro da Economia de Portugal, António Pires de Lima, afirmou nesta quarta-feira (18), em Foz do Iguaçu, que a parceira entre Itaipu Binacional e o Centro de Excelência da Indústria da Mobilidade (CEiiA), para desenvolver o Programa de Mobilidade Elétrica Inteligente (Mob-i), interessa ao estado português e abre novas oportunidades de negócios para os dois países.

 

“Portugal é um país pequeno, com 10 milhões de habitantes, e poder explorar a sua capacidade, a sua engenharia, o seu know-how a serviço de um mercado como o brasileiro, um país-irmão com 200 milhões de habitantes, é fantástico. Por isso, para nós esse é um projeto muito importante”, avaliou.

 

Fotos: Alexandre Marchetti - Itaipu/Binacional

António Pires de Lima, que está no Brasil em missão oficial, veio a Foz do Iguaçu especialmente para a inauguração do centro de operações do Mob-i, instalado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A solenidade contou com a participação do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek; da diretora financeira executiva, Margaret Groff; e do diretor superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo.

 

A comitiva portuguesa incluiu o secretário de Estado Adjunto e da Economia do país, Leonardo Mathias; o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Miguel Frasquilho; o diretor-presidente do CEiiA, José Rui Felizardo – entre outras autoridades.

 

Segundo o ministro, Portugal vive um ótimo momento. Em 2013, as exportações do país subiram pelo quarto ano consecutivo – e o saldo da balança comercial de bens e serviços foi positivo pela primeira vez em 70 anos, alcançando 5,7%, segundo dados oficiais.

 

Pires de Lima ressaltou que, além aproximar o mercado dos dois países, a mobilidade elétrica inteligente traz a vantagem de desenvolver uma tecnologia ambientalmente correta, com reflexo positivo para toda a sociedade.

 

“Temos a convicção de que este é o caminho, não só para construir o desenvolvimento econômico dos países, mas também uma forma responsável e sustentável do ponto de vista ambiental”, indicou, acrescentando que, para Portugal, a parceria com Itaipu e a FPTI representa uma “aposta muito firme”.

 

Fotos: Alexandre Marchetti - Itaipu Binacional

Jorge Samek lembrou que as emissões de dióxido de carbono (CO2), pelos motores a combustão, têm pautado discussões em todo o mundo. Por isso, na avaliação do diretor-geral de Itaipu, o veículo elétrico – que é muito mais eficiente e não polui o ambiente – fatalmente estará presente no futuro da mobilidade.

 

“Estamos dando passos muito rápidos no sentido de termos uma matriz limpa, renovável”, afirmou Samek, para quem a parceria com o CEiiA é “importantíssima”. “É o casamento de duas instituições que têm objetivos comuns.”

 

Margaret Groff, que fez a apresentação do programa, destacou que “o Mob-i tem na essência a mobilidade elétrica a serviço das pessoas”. “Esse programa vai além do veículo elétrico”, disse. “O programa visa também pesquisas e a viabilização de novos negócios”, completou.

 

Etapas

O Mob-i foi lançado nacionalmente em março deste ano, também na Itaipu, com a presença do vice-primeiro-ministro português, Paulo Sacadura Cabral Portas. O programa prevê uma série de ações até 2020.

 

Inaugurado nesta quarta-feira, o centro de operações do Mob-i é uma das etapas previstas no projeto e permitirá o monitoramento, em tempo real, de veículos elétricos e eletropostos (dispositivos usados para recarregar as baterias) usados em Foz do Iguaçu, Curitiba e Brasília.

 

Dados como condutor, localização, quilômetros rodados, potência, carga e até as condições do tráfego urbano poderão ser incorporadas ao sistema.

 

Na segunda fase, serão desenvolvidos modelos de compartilhamento de veículos e bicicletas elétricas, com uso de cartão eletrônico e aplicativos em smartphones. Na terceira fase, o Mob-i pretende fomentar a indústria para que transforme essa nova tecnologia em produtos para os mercados do Brasil, Paraguai e de toda a América Latina.

 

Visita a Itaipu

Antes da inauguração do centro de operações do Mob-i, António Pires de Lima e comitiva fizeram uma visita técnica a Itaipu Binacional, acompanhado da diretora Margaret Groff, e ao Parque Tecnológico Itaipu.

O ministro comentou que já conhecia Foz do Iguaçu e a usina, em viagem particular, acrescentando que “esse é um dos sítios mais bonitos do mundo, com energia positiva, e é exemplo de como se pode conciliar uma maravilha da natureza com projetos visionários de grande investimento e de desenvolvimento econômico e social”.

“Para nós, europeus, que temos precisamente no crescimento econômico com sustentabilidade ambiental um dos grandes desafios, é um exemplo extraordinário”, afirmou Lima.

 

 

A Itaipu

A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2013, pelo abastecimento de 16,9% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 70% do Paraguai. Em 2013, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.630.035 megawatts-hora (98,63 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Banner violência se limite
Banner Exposição
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner emprego
Banner pedrão 2018