banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Atingidos por barragens pedem indenização e política emergencial da Copel
  Data/Hora: 25.jun.2014 - 15h 39 - Categoria: Politica  
 
 
clique para ampliar

Cerca de 200 pessoas participaram nesta quarta-feira (25) da Audiência Pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa sobre os atingidos pelas enchentes do dia 8 de junho e pela abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Salto Caxias. Os atingidos perderam casas, mobílias, animais e produtos agrícolas. Este foi o caso de Lenara Goulart Botine, mãe de duas meninas (uma de dois anos e meio e outra de um ano), e que teve que deixar sua casa rapidamente quando as comportas foram abertas. Ela morava em terras atingidas pela Usina Hidrelétrica do Baixo Iguaçu e teve que deixar o local por conta da enchente, com as duas filhas no colo. “Destruiu tudo e fico me perguntando como a gente vai se reestabelecer? Não temos mais os animais, que morreram, nem o que plantamos”, disse Lenara, moradora de Capitão Leônidas Marques.

 

Os atingidos pedem a indenização de todas as famílias que perderam suas casas e a retirada das famílias de áreas de risco. Além da criação de uma Política Emergencial para Controle de Enchentes. O deputado estadual Nelson Luersen, que visitou áreas atingidas em Nova Prata do Iguaçu, Capanema, Capitão Leônidas Marques e Realeza, tem cobrado a Companhia Paranaense de Energia (Copel), responsável pela abertura das comportas da Usina, a atenção às famílias e a indenização de todos os atingidos. A Defesa Civil tem feito o cadastramento das famílias que serão atingidas e fechou a contagem apenas em Nova Prata do Iguaçu, onde deverão ser indenizadas 65 famílias.

 

Luersen se comprometeu a acompanhar, junto a comissão organizada na reunião, as ações do governo em prol da resolução dos problemas das famílias atingidas e da elaboração de um calendário de indenizações. “Precisamos de um apoio para reconstruir o que foi destruído. De nada adianta a Copel ter um lucro, em 2013, de R$ 1,3 bilhão, se na hora que o cidadão é castigado por uma obra que é necessária, que é a Usina de Salto Caixas, ele não têm o apoio para reconstruir o que foi perdido?”, questionou Luersen. Na sexta-feira, ele deverá levar ao vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil, Osmar Dias, o pedido para abertura de linha de crédito especial para auxiliar os agricultores familiares que perderam tudo por conta da chuva no Paraná.

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner Lúcia Helena
Banner violência se limite
Banner Einstein
Banner Mirante
Banner Exposição
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner emprego