Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Agência corrobora avaliação positiva da Itaipu
  Data/Hora: 2.jul.2014 - 8h 43 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Standard & Poor’s reafirmou o rating brAAA da binacional na Escala Nacional Brasil.

 

Apenas três dias após a agência de classificação de risco Moody’s conferir à Itaipu o rating internacional Baa2, na sexta-feira (27), a agência Standard & Poor’s reafirma o rating brAAA da binacional na Escala Nacional Brasil. Segundo relatório publicado pela S&P na segunda-feira (30), a perspectiva da Itaipu é estável, refletindo o rating soberano do Brasil (brAAA estável).

 

“As garantias do Tratado de Itaipu, o tamanho da empresa e os bons ratings do governo brasileiro ajudaram a estabelecer essa imagem de solidez e confiança da empresa perante o mercado financeiro nacional e internacional”, avaliou a diretora financeira executiva da Itaipu, Margaret Groff.

 

Para o coordenador de gestão financeira da Itaipu, Luiz Covelo Rossi, o rating representa uma alegria e um compromisso. “É ótimo receber uma chancela da qualidade de nossa gestão, mas temos que continuar fazendo nosso papel para manter a Itaipu entre os melhores”, disse ele.

 

A Itaipu vem sendo avaliada pela Standard & Poors desde 2011, sempre conquistando o rating brAAA estável. Na escala de posicionamento global da agência, a empresa também ocupa posição positiva, com rating BBB- estável em moeda estrangeira e BBB estável na moeda local. Foi atribuído também o perfil de crédito individual bb+.

 

Segundo o relatório, a boa avaliação e a segurança da empresa estão relacionadas a “uma probabilidade ‘extremamente alta’ de o governo brasileiro prover suporte extraordinário, suficiente e tempestivo a Itaipu no caso de esta enfrentar dificuldades financeiras”, devido ao “papel ‘crítico’ que a entidade desempenha para o setor elétrico brasileiro”.

 

Para a S&P, os bons resultados são reflexo da estabilidade garantida pelo Tratado de Itaipu e pela gestão e governança corporativa satisfatórias da empresa. Como as receitas são estáveis e previsíveis, o perfil do risco de negócios foi alterado para “forte”. Fatores como o baixo custo de manutenção e o alto índice de disponibilidade das unidades geradoras (96,2%) também pesaram na avaliação.

 

Internacional

A avaliação da Moody’s foi o primeiro rating internacional da Itaipu. A agência atribuiu rating de emissor Baa2 em moeda local e estrangeira para a Itaipu Binacional, com perspectiva estável. Para chegar ao índice, que posiciona Itaipu num grau médio de investimento, foram avaliados dados financeiros da binacional e dados do mercado de energia brasileiro, paraguaio e internacional.

 

A Itaipu

A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2013, pelo abastecimento de 16,9% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 70% do Paraguai. Em 2013, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.630.035 megawatts-hora (98,63 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 

 

 

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner Exposição
Banner violência se limite
Bassani
Banner Mirante
Banner Einstein
Banner emprego