A três últimas peças gigantes da
Petrobras, de um conjunto de 13, aguardam embarque no reservatório. A operação
foi positiva para a Itaipu.
Fotos: Nilton Rolin / Itaipu Binacional - Após um ano de trabalho, chega ao fim o
transporte das 13 peças gigantes que serão utilizadas na construção de uma
fábrica de fertilizantes agrícolas da Petrobras em Três Lagoas (MS). As duas
últimas peças estão no ponto de embarque, no lago de Itaipu, aguardando para
seguir viagem pelo reservatório da Itaipu até alcançar o destino final.
A maior das duas peças é a absorvedora de
CO2, com 52,1 m de comprimento e 493 toneladas. O vaso de separação de gás é
uma peça menor, com 148 toneladas, mas mais larga, com 6,95 m. Para garantir
que as peças passassem com segurança, foi necessário que Furnas desativasse a
energia das torres de transmissão durante algumas horas neste fim de semana.
Segundo a empresa encarregada do
transporte, as peças devem seguir viagem ainda esta semana. Para que a balsa
com as peças possa transpor o canal de navegação de Guaíra, em especial a ponte
Ayrton Senna, é preciso que o reservatório esteja na cota 219,30. Até que este
nível seja atingido, as peças aguardam na rampa, localizada no bairro Três
Lagoas, em Foz do Iguaçu.
“Ajudar na logística do transporte foi um
grande aprendizado para a equipe da Itaipu, e uma prova de que é possível
transpor a barragem e utilizá-la como via fluvial”, disse Andreas Arion
Schwarz, gerente do Departamento de Obras e Manutenção da Itaipu.
“Além disso, herdamos um patrimônio
valioso: a rampa de acesso, na foz do Rio Bela Vista, construída pela Petrobras
e o consórcio CTM, responsável pela construção da fábrica de fertilizantes, foi
oficialmente repassada à Itaipu”, lembra. “É um investimento de U$ 1,5 milhão,
que será muito útil para a Itaipu e seus parceiros, como a Receita Federal e a
Polícia Federal."
Com a conclusão da travessia das peças, o
trabalho da equipe é recompor as intervenções feitas na malha viária, com ajuda
do Foztrans, Guarda Municipal e Marinha, retirar as estruturas montadas para o
transporte e fazer a limpeza final.
“A Itaipu deu todo apoio a essa operação nas áreas de sua
responsabilidade, que são da margem do Paraná ao aeródromo e na Avenida
Tancredo Neves. Nos demais trechos, a responsabilidade ficou com a prefeitura e
a Foztrans”, explicou Schwarz.
Peças gigantes
Desde junho de 2013, as 13 peças
gigantes, fabricadas na China, chegaram em lotes a Foz do Iguaçu, vindas de
Porto Grande (RS), para serem transportadas de balsa pelo reservatório. Elas
serão utilizadas na UFN3 – Unidade de Fertilizantes Nitrogenados 3 da
Petrobras, localizada na cidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.
De Foz do Iguaçu até o destino final, a
travessia fluvial demora oito dias, em média.
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de
potência instalada, a Itaipu Binacional é a maior geradora de energia limpa e
renovável do planeta e foi responsável, em 2013, pelo abastecimento de 17% de
toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Em 2013, superou o
próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.630.035
megawatts-hora (98,63 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão
empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e
ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico,
sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro
chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor
desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo,
impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.