Em
execução desde o início do segundo semestre de 2013, o projeto de
extensão "Apoio ao processo de fortalecimento da gestão social
através da comercialização dos produtos da agricultura familiar"
vem sendo realizado na Associação dos Produtores de Agricultura
Familiar de Foz do Iguaçu (Aproffoz). A proposta do projeto,
orientado pelo professor de Desenvolvimento Rural e Segurança
Alimentar da UNILA, Dirceu Basso, é inserir acadêmicos e graduados
no cotidiano de agricultores familiares e contribuir para a gestão
da Associação e comercialização dos produtos. A atividade conta
com o apoio da Cooperativa Coafaso e da Secretaria de Estado da
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).
A
principal beneficiada do projeto é a Aproffoz, que está localizada
na Avenida das Cataratas e funciona como espaço para venda de
alimentos, em especial hortifrutigranjeiros, produzidos na região. A
entidade reúne cerca de 80 produtores - e apenas uma parte,
aproximadamente 15, entrega os produtos regularmente. Este
compromisso parcial afeta o modelo de negócio e é um dos problemas
percebidos pela equipe envolvida no projeto. "A construção de
diferentes mecanismos de mercado de alimentos, como o mercado local,
com feiras, a loja e venda direta e o mercado institucional, é
essencial para fortalecer a agricultura familiar na região e a
geração de renda dos produtores. O compromisso dos produtores -
tanto no planejamento da produção quanto na organização social -
e a presença de políticas públicas é fundamental", explica o
professor.
A
diversificação da produção foi uma necessidade apontada pela
equipe do projeto. Um diagnóstico desenvolvido pelos bolsistas
Matheus Assunção e Andrea Haro, ambos de Ciências Econômicas da
UNILA, Onofre Junior, do curso de Nutrição da Unioeste, e Ezequiel
Pereira, graduado em Engenharia Ambiental pela FDC, e apresentado à
Associação, entrevistou representantes de 21 estabelecimentos da
região, sendo 16 unidades familiares e cinco unidades de
panificação.
Dentre
as estratégias para aumento na comercialização, destaque para os
alimentos orgânicos e a internet.
Em forte expansão, o mercado de produtos orgânicos vem sendo o
aliado da Associação. "Nossos consumidores mais fiéis buscam
produtos orgânicos. Se tivéssemos produção maior, com certeza
venderíamos tudo", afirma
a associada Larissa dos Santos. A estratégia de venda online
contou
com o apoio dos bolsistas da UNILA. A loja virtual, lançada
recentemente, pode ser acessada pelo site
www.coafaso.com.br.
A ferramenta virtual permite que os produtos cheguem à casa do
consumidor em até 24 horas da aquisição.
A
análise de políticas públicas e a participação em editais para a
comercialização de produtos em mercados institucionais e programas
também vem sendo realizada com o apoio do projeto. Dentre as
principais oportunidades, a consolidação da participação da
Associação em programas nacionais como PAA (Programa de Aquisição
de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar),
que prevê a contratação de produtos alimentares familiares para
entes públicos, como escolas e creches. Apenas para atender ao PNAE,
ou seja, escolas e creches do município, foram destinadas 1,2 mil
tonelada de alimentos em 2013 e 700 toneladas até agora, em 2014.
Futuro
Alguns
eventos no município e na região estão sendo pensados pela
Associação com auxílio do projeto para estimular o debate sobre a
importância de fortalecer a agricultura familiar, a produção
agroecológica e o associativismo. Além disso, um evento
internacional sobre o cooperativismo da agricultura familiar, que
conta o apoio do Ministério de Desenvolvimento Agrário, do curso de
Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar da UNILA, do Programa de
Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (UFRGS) e REAF-Mercosul
está planejado para ocorrer nos dias 18 e 19 de setembro de 2014, em
Foz do Iguaçu.