O curso de Música da UNILA foi reconhecido pelo Ministério da
Educação (MEC) com nota 4 – numa escala de 1 a 5. Esse é o primeiro curso da
Universidade a ser reconhecido pelo MEC. A avaliação foi realizada nos dias 18
e 19 de agosto por uma comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o resultado divulgado nesta sexta-feira
(29).
O processo de avaliação é feito por dois docentes de universidades
federais, que observam pontos relacionados à organização didático-pedagógica,
ao corpo docente, aos discentes, técnico-administrativos e instalações físicas.
Nas próximas semanas outros cursos da UNILA irão passar por processos de
reconhecimento: Geografia, Antropologia, Ciência Política e Sociologia,
Ciências da Natureza, Desenvolvimento Rural, Engenharia Civil de
Infraestrutura, Engenharia de Energias Renováveis, Ciências Biológicas, Cinema,
Letras – Expressões Linguísticas e Literárias e Letras – Artes e Mediação
Cultural. Já o curso de Relações Internacionais e Integração está passando por
avaliação nesta semana.
“É extremamente gratificante porque é um
reconhecimento do projeto de ensino que estamos desenvolvendo. Estamos começando
um ciclo e estamos começando muito bem”, comemorou o reitor da UNILA, Josué
Modesto dos Passos Subrinho. “Construir uma universidade não é um trabalho
fácil e, no nosso caso, fortemente enriquecido pela diversidade cultural e de
nacionalidades, o que torna o processo ainda mais complexo”, ressaltou.
O pró-reitor de Graduação, Marcos Xavier, ressalta que a nota 4
recebida na avaliação contribui para a visibilidade do curso e da Universidade.
“Torna a universidade mais atrativa para os estudantes e valoriza o diploma”,
diz. Xavier ressalta que os pontos mais altos na avaliação foram a qualidade do
projeto pedagógico, a produção científica e o engajamento dos docentes. “Isso
fez a diferença e coroa o esforço que vem sendo feito há quatro anos para a consolidação
de cursos com qualidade. O principal foco da qualidade é o projeto pedagógico,
o corpo docente e o corpo discente e isso foi valorizado pela comissão”,
afirmou.
Esse ponto também é destacado pelo reitor da UNILA. “Ninguém é
ingênuo de dizer que a infraestrutura não é importante, mas, muito mais que uma
coleção de prédios, laboratórios, escritórios, o que faz uma universidade é o
envolvimento de docentes, técnico-administrativos, estudantes, comunidade.
Felizmente os avaliadores perceberam esse diferencial”, apontou.
Sobre as deficiências infraestruturais apontadas pelos avaliadores
do Inep, Subrinho explica que as melhorias são um processo contínuo e cita a
mudança do curso de Música para o Edifício Almada como uma das ações que estão
sendo colocadas em prática. “Esses investimentos são um processo contínuo. No
final do ano passado e neste ano, por exemplo, agregamos um número grande de
professores e técnico-administrativos à Universidade, o que vai proporcionar um
salto qualitativo em todas as nossas atividades”, destaca.
Para Xavier, a avaliação do MEC será um instrumento norteador para
as revisões e adequações que se fizerem necessárias. “É um momento de
aprendizagem, de amadurecimento e de reconhecimento”, diz o pró-reitor.
O coordenador do curso de Música, Alexandre Aguiar Lopes, diz que
a formatação do curso, que integra o ensino da música erudita com a música
popular era um motivo de preocupação. “É uma visão bastante inovadora, tanto no
Brasil como na América Latina, e fomos pioneiros”, explica, lembrando que,
normalmente, os cursos se dividem nessas duas vertentes sem integrá-las. “É um
resultado bastante positivo para o curso, que ainda está em processo de
configuração”, diz. Para ele, o reconhecimento e a aprovação da linha metodológica
vai ajudar a divulgar o perfil do curso e atrair mais estudantes para a UNILA.
O curso
A graduação em Música da UNILA teve início em 2012 e apresenta
duas interfaces principais: a pesquisa em linguagem musical, história e
repertório; e a possibilidade de desenvolvimento técnico, estético e de
performance para o violão, o canto e o piano.
Um dos diferenciais é a abertura para a música popular, através do
estudo da sua história, da prática instrumental e de disciplinas como
improvisação, harmonia e arranjo. A carreira é caracterizada pela ênfase na
pesquisa musicológica e etnomusicológica, voltada para o estudo da história e
linguagem musical de tradição europeia ocidental e para a produção musical da
América Latina e Caribe, com estudos dos processos de formação destas culturas
musicais e suas particularidades.