Banner final de ano itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
A SAGA DE HELIO FERNANDES NA SUA BATALHA JUDICIAL CONTRA A UNIÃO, QUE JÁ PERDURA 35 ANOS
  Data/Hora: 19.set.2014 - 8h 45 - Categoria: Brasil  
 
 
clique para ampliar

Fonte: Tribuna da Internet - Luiz Nogueira

A luta do jornalista Helio Fernandes, resistente as violentas agressões físicas e moral sofridas durante a Ditadura Militar de 64, se alonga e hoje o editor do jornal Tribuna da Imprensa, aos 93 anos de idade, ainda enfrenta mais uma ditadura – a ditadura do judiciário.

 

A Tribuna da Imprensa, jornal que foi durante anos a trincheira de luta contra os opositores ao regime democrático e o estado de Direito, amarga 35 anos para receber a indenização pelos prejuízos que lhe foram causados. Este processo é um exemplo vivo e atual da morosidade da Justiça brasileira, que com sua conhecida lentidão, caiu no descrédito do jurisdicionado, que a cada dia que passa, desiste de lutar por seus direitos, ou senta e espera a benevolência de um direito que deve ser entregue segundo preceitua a Constituição da República no seu inciso LXXVIII do artigo 5º. da CF.

 

Durante o período militar, o jornal, por suas posições independentes, sempre a favor da plenitude democrática, consubstanciadas nos magníficos e corajosos artigos de autoria de Helio Fernandes, sofreu todo tipo de intimidações e perseguições, por parte da Censura. Agora recluso em sua residência, o jornalista aguarda uma solução que pode lhe dar, quem sabe, o último prazer da vida, o de pagar seus empregados e sanar seus compromissos.

 

Sem a publicidade oficial, sem a sua impressora dizimada pela “bomba”, que explodiu em sua gráfica da Rua do Lavradio no Centro do Rio, em 1982, o jornal ainda peregrinou até 2008, quando encerrou suas atividades. O leitor Anaclécio Tavares, petroleiro aposentado, lamentou em sua carta: (…) o meu café da manhã, era pão com manteiga, café com leite e a leitura do jornal Tribuna da Imprensa. Milhares de Anaclécios tinham a mesma rotina, e não estavam sozinhos, as grandes redações dos jornais, rádio e TV e os alternativos pautavam suas notícias do dia, lendo a coluna de Helio Fernandes.

 

Hoje escreve em seu blog diário, tribunadaimprensaonline, onde seus seguidores ainda podem acessá-lo e ler as notícias que sacodem a vida nacional e internacional.

A indenização movida pela TRIBUNA DA IMPRENSA S/A contra a UNIÃO FEDERAL, que a censurou e a perseguiu implacavelmente entre 1968 e 1978, teve reconhecido seu direito e a indenização foi confirmada pelo STF.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Exposição
Banner emprego
Banner Einstein
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Bassani