Teve
início em
setembro
a primeira oficina de formação do projeto de extensão da
UNILA
“Ensino-Aprendizagem Multidisciplinar do Microcosmo ao Macrocosmo”.
A iniciativa pretende apresentar aos professores da rede pública de
ensino da região novas práticas didático-pedagógicas ligadas aos
fenômenos naturais. No total, serão mais três oficinas temáticas
até o fim do ano, com atividades de estudo e experimentação.
“O
objetivo é despertar o interesse pelo ensino experimental e motivar
a realização de aulas práticas nas escolas. É um projeto que visa
levar a ciência experimental à comunidade, e acreditamos que os
professores que atuam no ensino fundamental e médio são ferramentas
essenciais nesse processo”, explica a docente de Física da
UNILA, Kelly Sossmeier, que coordena o projeto com a professora da
Unioeste, Tanise Knakievicz.
Em
cada oficina temática são apresentadas dez práticas de estudo e
experimentação. Os professores levam, além do conhecimento,
roteiros descritivos de como realizar as atividades. Nesse material
também estão incluídas sugestões de materiais alternativos e de
baixo custo que podem ser usados nos experimentos. “Queremos que os
professores, motivados pelo estudo aqui realizado, se assim
desejarem, tenham condições de realizar as experiências em suas
aulas”, pontua a professora Kelly.
Primeira
oficina
Na
primeira oficina, os professores realizaram práticas com o tema
“Experimentando com a água e suas propriedades”. Trabalhos com
fenômenos como a eletrólise da água e a identificação de ph
foram algumas das atividades multidisciplinares, que envolvem,
principalmente, as áreas
de Física, Química e Biologia. “A
oficina é uma forma de atualização. É, também, uma oportunidade
de revisarmos as práticas, uma vez que, com o passar dos anos, elas
vão mudando”, diz o professor Cláudio Ghellere, técnico
pedagógico de Biologia do Núcleo Regional de Educação (NRE).
Projeto
na UNILA
O
projeto teve início em 2012 e ,atualmente,
conta com a
colaboração
de uma equipe multidisciplinar, integrada por estudantes e docentes
da UNILA. O projeto vem sendo realizado em parceria com o NRE de Foz
do Iguaçu, que faz a inscrição dos professores, além do Polo
Astronômico Casimiro Montenegro Filho e da Estação Ciência, do
PTI.