A senadora Gleisi Hoffmann (PT) acompanhou o ministro dos Transportes, Paulo
Sérgio Passos, na assinatura da ordem de serviço das obras da BR-158, trecho
entre Campo Mourão e Palmital. Durante a solenidade, realizada nesta
quinta-feira (23), na sede da Comcam, em Campo Mourão, o ministro também
autorizou a reabertura do edital de licitação para as obras dos dois últimos
trechos de pavimentação da BR-487, a Estrada da Boiadeira, entre Cruzeiro do
Oeste a Porto Camargo.
Ao comemorar o anúncio das obras, o ministro destacou outros investimentos
realizados pelo Governo Federal no Paraná, como o Contorno Oeste de Cascavel, o
Contorno de Maringá e trechos da Estrada da Boiadeira. Também citou obras
em execução como a construção de travessias marginais no perímetro urbano de
Ventania e Marechal Cândido Rondon, a duplicação entre Cascavel/ Marmelândia, a
duplicação entre Rondon e Toledo, a revitalização da Ponte da Amizade, em Foz
do Iguaçu e a construção da segunda ponte em Foz.
“Além disso, estamos nos preparando para outras obras importantes como a
continuação da BR-153 entre Alto do Amparo e Imbituva, a adequação do acesso ao
Porto de Paranaguá e o Contorno Sul de Curitiba. Não estamos falando de
promessas, estamos falando de obras, de respostas às reivindicações da
população.”
Para a manutenção de estradas, segundo o ministro, o Governo Federal já
viabilizou contratos para mais de mil quilômetros de rodovias no Paraná por
meio do CREMA 2 (Contrato de Restauração e Manutenção), totalizando
investimentos que superam a casa de um bilhão de reais. “Contra o pessimismo
respondemos com trabalho”, frisou.
Gleisi Hoffmann destacou que a execução das obras é um projeto integrado de
crescimento do país. A senadora citou outros trechos que deverão ser
beneficiados com melhorias e rebateu as acusações de que o Estado não recebe
recursos federais. “O Paraná é um dos estados que mais recebe recursos - cerca
de R$ 5 bilhões de reais em investimentos só em rodovias federais. Portanto,
não é verdade que o Paraná não recebe investimentos da União.”
Segundo Gleisi, já existe estudo para colocar o contorno de Campo Mourão no PAC
3, assim como a BR-272, e o trecho entre Ibiporã/Goioerê, que são importantes
para o escoamento da produção.
O evento contou com a presença do deputado federal Zeca Dirceu, do presidente
da Comcam e prefeito de Juranda, Bento Batista, da prefeita de Campo Mourão,
Regina Dubai, de José Tiago da Silva e Tarcísio Freitas do Dnit, além de
lideranças locais e regionais. OBRAS
Os trechos que serão licitados na BR-487 vão de Porto Camargo a Serra dos
Dourados (44 km) e de Serra dos Dourados a Cruzeiro do Oeste (37 km).
Investimentos de porte já foram realizados nessa rodovia, destacando-se a
implantação e pavimentação parciais do trecho Cruzeiro do Oeste – Campo Mourão,
e as pontes na travessia do rio Paraná, em Porto Camargo.
A BR-487 possui potencial para tornar-se o principal corredor entre as áreas
produtoras – principalmente a região sul do estado do Mato Grosso do Sul – e as
agroindústrias do estado do Paraná e também o Porto de Paranaguá, por tratar-se
de via arterial, cuja função, entre outras, é a de proporcionar mobilidade ao
tráfego de longa distância, de passagem ou gerado na região polarizada de
Umuarama, integrando uma grande via diagonal unindo os estados do Mato Grosso
do Sul e Paraná.
Já a BR-158/PR é um importante corredor viário no sentido norte-sul, capaz de
integrar a região sul do país com São Paulo e também a região centro-oeste,
promovendo o desenvolvimento econômico da região central paranaense, aumentando
a qualidade de vida da população e permitindo o transporte da produção
agrícola. Assim que as obras estiverem prontas o Estado do Paraná terá um novo
eixo de desenvolvimento entre Campo Mourão e Laranjeiras do Sul.
Assessoria de Imprensa da
Senadora Gleisi Hoffmann