Visando
atender a uma carência de profissionais para atuarem como
professores de Ciências Naturais, em especial de Química, na
Educação Básica é que o curso de Licenciatura em Química foi
proposto e terá início na UNILA em 2015. Esta carência de
profissionais é constatada tanto na região, quanto no Estado e na
América Latina.
O
curso tem como objetivo geral formar profissionais com capacidade de
reflexão crítica e competência para integrar o processo de
educação básica de maneira responsável, com conhecimentos
específicos e pedagógicos voltados a uma formação técnica e
humanística sólida do profissional. A graduação poderá
contribuir para uma melhor qualificação de recursos humanos, na
área de ensino de química, no Estado do Paraná, com projeção
regional da fronteira trinacional, bem como na América Latina.
"Entende-se
que é necessário que o professor de Química precisa ser, no
mínimo, químico com atribuições definidas pelo Conselho Federal
de Química (CFQ), para que possa realmente atuar no ensino de forma
qualificada e inovadora e assim contribuir para tornar a aprendizagem
de química mais atrativa para os alunos de ensino médio e
fundamental. Desse modo, busca-se a formação de um profissional
capaz de promover as mudanças necessárias no ensino médio, como
professor, e na pesquisa, no âmbito científico ou industrial",
disse a professora Janine Padilha Botton, que fez parte da Comissão
de Implantação do curso e é coordenadora do curso de Ciências da
Natureza.
A
carga horária proposta será distribuída em conhecimentos
específicos, no Ciclo Comum de Estudos (em disciplinas como
Fundamentos da América Latina, Línguas e Filosofia), atividades
complementares e estágio curricular supervisionado obrigatório.
Neste sentido, será exigido do acadêmico que tenha formação
técnica, ética e social, considerando-se importante a atuação do
licenciado como profissional e cidadão. O Projeto Pedagógico do
Curso (PPC) está baseado no conceito de que a formação do
profissional deve ser crítica permitindo compreensão do processo
cultural, social, política e econômico que afetam o mundo
contemporâneo.
Além
dos componentes de conhecimento técnico, há uma preocupação com o
exercício da docência, que, seja qual for o nível de ensino, exige
o conhecimento de metodologias de ensino-aprendizagem, das relações
aluno-professor e entendimento das políticas educacionais regionais,
nacionais e latino-americanas. Há, ainda, disciplinas que se
preocupam em abordar questões étnico-raciais, como a saúde
indígena e a cultura afro-brasileira, questões de gênero, o
meio-ambiente e o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS),
cumprindo-se leis nacionais relativas à educação e acessibilidade.
Química
- Licenciatura será na modalidade presencial, conferindo ao graduado
o título de licenciado em Química. No total, serão 3195
horas-aula, distribuídas em 10 semestres. As aulas serão no período
noturno, no Parque Tecnológico de Itaipu. O curso iniciará no
primeiro semestre de 2015, com a oferta de 50 vagas. Interessados
brasileiros deverão realizar o ENEM e inscreverem-se via SiSU.
Novos
cursos
A
UNILA conta, atualmente, com 17 cursos de graduação. Em 2015, a
Universidade implantará 24 novos cursos, sendo que 12 irão iniciar
no primeiro semestre e 12, no segundo. Atendendo à política do
Ministério da Educação e à missão da UNILA, a abertura desses
novos cursos visa contribuir para o desenvolvimento regional e da
América Latina, ampliando o acesso ao ensino superior público. Os
cursos noturnos, licenciaturas, cursos na área da saúde,
engenharias e pedagogia, são algumas das possibilidades a serem
oferecidas pela Universidade para a formação de profissionais
qualificados.