banner livro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Itaipu aproveitará piracema para mutirão de limpeza no lago
  Data/Hora: 31.out.2014 - 15h 57 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

A Itaipu Binacional aproveitará o período de defeso (proibição da pesca de espécies nativas nos rios e reservatórios) no Estado do Paraná para promover mutirões de limpeza no lago. A restrição começa neste sábado (1º) e vai até 28 de fevereiro. O objetivo é proteger a reprodução e desova dos peixes neste período de piracema.

 

Entre as espécies da lista estão o bagre, o pintado, o lambari, o dourado e o jaú. A pesca fica permitida apenas para as espécies exóticas como a carpa, a tilápia, o tucunaré e o apaiari.

 

A campanha de Itaipu será semelhante à desenvolvida entre julho e agosto. À ocasião, foram recolhidas quase 40 toneladas de lixo. Os materiais reciclados foram repassados à Prefeitura de Foz do Iguaçu para destinação correta.

 

A ação será em parceria com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e iniciam após 15 de novembro, quando as datas dos mutirões começarão a ser agendadas, segundo o engenheiro agrônomo, Irineu Motter, da Divisão de Reservatório de Itaipu (MARR.CD).

 

A expectativa é da participação de cerca de 500 pescadores, de seis colônias e de quatro associações profissionais. Eles receberão camisetas, bonés, luvas, embalagens, combustível para os barcos e marmitex repassados pela Itaipu.

 

O defeso obedece Instrução Normativa nº 25/2009 do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama). A regra é reforçada no estado pela portaria nº242/2011, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

 

Durante a piracema, a Polícia Ambiental e o IAP vão reforçar a fiscalização nos lagos e rios. Os pontos prioritários serão os locais já mapeados como os de maior incidência de infrações ambientais e pesca predatória. Peixarias e supermercados deverão apresentar, até 5 de novembro, declaração de estoque.

 

O não cumprimento das regras enquadra o responsável por crime ambiental, com aplicação de multa de R$ 700 (por pescador) e mais R$ 20 por quilo pescado.

 

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2013, pelo abastecimento de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Em 2013, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.630.035 megawatts-hora (98,63 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Bassani
Banner Einstein
Banner Mirante
Banner Exposição
Banner emprego
Banner pedrão 2018