Oficina apresenta ferramentas
tecnológicas gratuitas que permitem abordagem do tema 'água' de forma
diferenciada em sala de aula
Foto: Comunicação - FPTI - Por meio das atividades educativas “Água em Jogo” e
“Água em Curso”, escolas e instituições que atendem adolescentes entre 12 e 18
anos têm a oportunidade de trabalhar a temática “água” de uma forma
diferenciada.
Uma vez que são
os jovens os futuros usuários e gestores das águas, a Agência Nacional de
Águas, Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e Itaipu Binacional, por meio
do Projeto "Água: Conhecimento para Gestão", desenvolveram um jogo
eletrônico e uma capacitação para conscientizar a respeito dos conflitos e
dificuldades relacionadas ao uso e conservação das águas, a fim de despertar o
interesse no assunto, formando novas lideranças entre os jovens.
As atividades são gratuitas e online. A escola
interessada só precisa possuir computadores com acesso a internet. Para o
professor é uma maneira de abordar o tema “água” de forma mais atrativa, por
envolver linguagem lúdica e o uso de recursos tecnológicos, em especial a
gameficação (uso de games para promover a educação). Para o aluno, além de aprender sobre gestão,
uso e conservação das águas, compreende a dinâmica da Educação à Distância, que
hoje é uma excelente alternativa para capacitação. Além disso, pode preparar-se
para possíveis temas de redação no Enem e vestibulares, considerando que no
contexto atual muitas cidades brasileiras enfrentam problemas devido à falta de
água e visto que em 2018 o Fórum Mundial da Água será no Brasil.
Durante a Feira de Inovação das Ciências e
Engenharias Ficiências 2014, a equipe de
comunicação do Projeto oferecerá a oficina “Ferramentas educacionais para abordagem do tema 'Água”, voltada
para professores, a fim de apresentar essas alterativas para inovar na
abordagem do tema Água em sala de aula. A oficina será no dia 11 de novembro,
às 14 horas, na FPTI - Foz do Iguaçu e terá duração de 2 horas. Todo professor
interessado é convidado a participar.
ÁGUA EM CURSO
Três personagens acompanham o aluno em uma interativa
conversa sobre a água, conscientizando sobre a importância deste recurso no
cotidiano, com vistas à adoção de atitudes responsáveis. Possui linguagem e layout
dinâmico. A carga horária é de 12 horas, mas pode ser concluído em 5 horas.
Para inscrição, o interessado precisa de CPF e e-mail. Após concluir, recebe
certificado! Disponível em www.aguaegestao.com.br
ÁGUA EM JOGO
Jogo eletrônico educativo que simula os impactos das
ações do homem sobre os recursos hídricos em uma bacia hidrográfica. O desafio
ao jogador é garantir água em quantidade e qualidade para as necessidades dos
atuais moradores e para as futuras gerações. O game tem duração de 30 minutos, tempo
no qual são representados quatro anos fictícios. Está disponível no site
www.aguaemjogo.com.br
SOBRE O PROJETO ÁGUA
O
Projeto “Água: Conhecimento para Gestão” capacita brasileiros e estrangeiros em
prol da boa gestão de recursos hídricos. Oferece 34 cursos na modalidade EaD e
semipresencial, todos gratuitos. Inscrições pelo site www.aguaegestao.com.br
FICIÊNCIAS
A
Ficiências é um espaço para estudantes e professores apresentarem ideias
criativas e inovadoras, onde são incentivados e valorizados os talentos em
todas as áreas do conhecimento. Se constitui como um local de integração e
troca de experiências, aproximando alunos e docentes do ensino fundamental,
médio e universitário da região trinacional do Brasil, Paraguai e Argentina.
Foz do Iguaçu, 04 de novembro de 2014.