Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Projetos desenvolvidos pela UNILA permitem aproximação entre a Universidade e estudantes de Ensino Médio
  Data/Hora: 19.nov.2014 - 14h 48 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Toda universidade tem como missão o compartilhamento dos saberes com a comunidade onde está inserida. Pensando nisso, a Secretaria de Comunicação Social da UNILA desenvolve dois projetos de extensão que aproximam a população de Foz do Iguaçu à Universidade. O público-alvo são os estudantes de Ensino Médio da cidade.


No projeto Visitas Programadas, a UNILA abre suas portas para que os alunos conheçam a estrutura física e a proposta acadêmica da instituição. Já na Feira de Profissões, é a UNILA que vai ao encontro dos estudantes. De caráter itinerante, a feira leva às escolas um pouco do conhecimento produzido na Universidade. As duas iniciativas têm o objetivo de atingir, até o final do ano, 600 pessoas.



Os projetos, que começaram a ser executados no segundo semestre de 2014, pretendem consolidar-se como um meio de interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade local. “São dois projetos que acontecem de forma paralela e contam com um mesmo objetivo: proporcionar uma visão mais ampla sobre a UNILA e as formas de ingresso nos cursos de graduação, assim como a importância e o impacto positivo da presença de uma universidade federal na região”, disse Mayara Godoy, chefe do Departamento de Comunicação Institucional (DECIN), setor responsável pela coordenação dos projetos. E os responsáveis por apresentar e tirar as dúvidas das turmas são os próprios estudantes da UNILA, que vivem diariamente a realidade de estudar numa instituição bilíngue, interdisciplinar e de caráter internacional.


Conversa de aluno para aluno


Cada projeto conta com dois estudantes bolsistas, um brasileiro e um estrangeiro. A atuação deles começou bem antes das primeiras visitas e feiras. “Tivemos que investigar mais profundamente a UNILA, sua criação e seu caráter latino-americanista, além das formas de acesso à universidade pública”, explicou o bolsista da Feira de Profissões, Juan Pablo Orue. O trabalho de pesquisa e preparação contou com o auxílio da relações públicas do DECIN, Franciele Consalter Savaris.


Nos dois projetos, os participantes recebem informações sobre a prova do Enem, o funcionamento do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), os cursos de graduação, os projetos de pesquisa e as atividades de extensão. Além disso, os estudantes falam sobre suas impressões de como é a convivência entre as nacionalidades e culturas que circulam na UNILA.


No projeto Visitas Guiadas, essas informações são repassadas enquanto são apresentadas as salas de aula, a biblioteca e os laboratórios da instituição. “O fato do projeto ser tocado por estudantes da UNILA cria uma abertura maior com esses jovens que têm oportunidade de verem como é o funcionamento da Universidade, serem ouvidos e tirar suas dúvidas. Com isso, também ajudamos a romper com alguns estereótipos que existe com respeito à UNILA”, disse a estudante equatoriana Karen Pozo, bolsista do projeto Visitas Guiadas.


Para muitos alunos do Ensino Médio, a participação nestes projetos é o primeiro contato com uma instituição de ensino superior. “O mais importante é que estamos mostrando aos jovens de Foz do Iguaçu que a UNILA é deles. É uma instituição que oferece ensino público, gratuito e de qualidade e que eles têm o direito de estar aqui, de fazer parte desta Universidade”, disse a estudante de Antropologia, Layz da Cunha Furtado.


Outros projetos

Além da Feira de Profissões e as Visitas Guiadas, outros dois projetos de extensão são realizados com o apoio da equipe da SECOM. A Revista Peabiru é uma publicação online mensal que tem o objetivo de dialogar com os diferentes cenários culturais da América Latina, principalmente na região das Três Fronteiras. A revista conta com textos de estudantes, professores e técnico-administrativos de várias áreas. Já a WebRádio UNILA conta com uma programação que valoriza a música latino-americana, organizada por estudantes da Universidade. E programas informativos, referentes à vida acadêmica e temas de interesse da comunidade.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Bassani
Banner violência se limite
Banner emprego
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner Exposição
Banner pedrão 2018