Toda
universidade tem como missão o compartilhamento dos saberes com a
comunidade onde está inserida. Pensando nisso, a Secretaria de
Comunicação Social da UNILA desenvolve dois projetos de extensão
que aproximam a população de Foz do Iguaçu à Universidade. O
público-alvo são os estudantes de Ensino Médio da cidade.
No
projeto Visitas Programadas, a UNILA abre suas portas para que os
alunos conheçam a estrutura física e a proposta acadêmica da
instituição. Já na Feira de Profissões, é a UNILA que vai ao
encontro dos estudantes. De caráter itinerante, a feira leva às
escolas um pouco do conhecimento produzido na Universidade. As duas
iniciativas têm o objetivo de atingir, até o final do ano, 600
pessoas.
Os
projetos, que começaram a ser executados no segundo semestre de
2014, pretendem consolidar-se como um meio de interação entre a
comunidade acadêmica e a sociedade local. “São dois projetos que
acontecem de forma paralela e contam com um mesmo objetivo:
proporcionar uma visão mais ampla sobre a UNILA e as formas de
ingresso nos cursos de graduação, assim como a importância e o
impacto positivo da presença de uma universidade federal na região”,
disse Mayara Godoy, chefe do Departamento de Comunicação
Institucional (DECIN), setor responsável pela coordenação dos
projetos. E os responsáveis por apresentar e tirar as dúvidas das
turmas são os próprios estudantes da UNILA, que vivem diariamente a
realidade de estudar numa instituição bilíngue, interdisciplinar e
de caráter internacional.
Conversa
de aluno para aluno
Cada
projeto conta com dois estudantes bolsistas, um brasileiro e um
estrangeiro. A atuação deles começou bem antes das primeiras
visitas e feiras. “Tivemos que investigar mais profundamente a
UNILA, sua criação e seu caráter latino-americanista, além das
formas de acesso à universidade pública”, explicou o bolsista da
Feira de Profissões, Juan Pablo Orue. O trabalho de pesquisa e
preparação contou com o auxílio da relações públicas do DECIN,
Franciele Consalter Savaris.
Nos
dois projetos, os participantes recebem informações sobre a prova
do Enem, o funcionamento do Sistema de Seleção Unificada (SiSU),
os cursos de graduação, os projetos de pesquisa e as atividades de
extensão. Além disso, os estudantes falam sobre suas
impressões de como é a convivência entre as nacionalidades e
culturas que circulam na UNILA.
No
projeto Visitas Guiadas, essas informações são repassadas enquanto
são apresentadas as salas de aula, a biblioteca e os laboratórios
da instituição. “O fato do projeto ser tocado por estudantes da
UNILA cria uma abertura maior com esses jovens que têm oportunidade
de verem como é o funcionamento da Universidade, serem ouvidos e
tirar suas dúvidas. Com isso, também ajudamos a romper com alguns
estereótipos que existe com respeito à UNILA”, disse a estudante
equatoriana Karen Pozo, bolsista do projeto Visitas Guiadas.
Para
muitos alunos do Ensino Médio, a participação nestes projetos é o
primeiro contato com uma instituição de ensino superior. “O mais
importante é que estamos mostrando aos jovens de Foz do Iguaçu que
a UNILA é deles. É uma instituição que oferece ensino público,
gratuito e de qualidade e que eles têm o direito de estar aqui, de
fazer parte desta Universidade”, disse a estudante de Antropologia,
Layz da Cunha Furtado.
Outros
projetos
Além
da Feira de Profissões e as Visitas Guiadas, outros dois projetos de
extensão são realizados com o apoio da equipe da SECOM. A
Revista Peabiru
é uma publicação online mensal que tem o objetivo de dialogar com
os diferentes cenários culturais da América Latina, principalmente
na região das Três Fronteiras. A revista conta com textos de
estudantes, professores e técnico-administrativos de várias áreas.
Já a WebRádio
UNILA conta com uma programação que valoriza a música
latino-americana, organizada por estudantes da Universidade. E
programas informativos, referentes à vida acadêmica e temas de
interesse da comunidade.