A UNILA ofertará, a partir do primeiro semestre de 2015, o curso de licenciatura em História. A graduação tem o objetivo de formar professores com sólido conhecimento das diversas visões históricas sobre a América Latina. O egresso poderá atuar como professor da disciplina no Ensino Fundamental e Médio, em escolas das redes pública e privada, e como produtor e consultor de materiais didáticos. Além disso, poderá participar de projetos culturais integradores nos mais diversos âmbitos (governo, instituições, sociedade civil) e de projetos educacionais relacionados à história, memória e patrimônio.
A licenciatura surge a partir do processo de amadurecimento do curso de bacharelado em História, que funciona na UNILA desde 2011. A abertura da licenciatura vai ao encontro a demanda da sociedade por aumento de vagas no ensino público superior e representa uma iniciativa para diminuir a falta de professores de História na educação básica. Somado a isso, os fatos de que, no plano local e regional, não há um curso de licenciatura em História em instituições públicas (o mais próximo está a 160km), e de que há a demanda latente pela licenciatura na instituição por parte de estudantes do bacharelado.
São dois princípios constitutivos do curso: a interdisciplinaridade e a valorização da diversidade étnico-cultural. A grade curricular abrange disciplinas do ciclo comum de estudos (que trabalham elementos como idioma, estudos iniciais e interdisciplinares sobre América Latina e metodologia de pesquisa), de pedagogia, além de referentes à história da América Latina, do Brasil e do Paraná (com ênfase na Região Trinacional), e à História e Cultura afro-brasileira e indígena.
No total, o curso terá 2975 horas-aula, distribuídas em oito semestres. As aulas serão no período noturno, na UNILA Centro, que fica na Alameda Rui Ferreira, 164. O processo seletivo para alunos brasileiros será realizado via Sistema Integrado de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza a nota do Enem para classificação dos candidatos.
Novos cursos
A UNILA conta, atualmente, com 17 cursos de graduação. Em 2015, a Universidade implantará 24 novos cursos, sendo que 12 irão iniciar no primeiro semestre e 12, segundo. Atendendo à política do Ministério da Educação e à missão da UNILA, a abertura desses novos cursos visa contribuir para o desenvolvimento regional e da América Latina, ampliando o acesso ao ensino superior público. Os cursos noturnos, licenciaturas, cursos na área da saúde, engenharias e pedagogia são algumas das possibilidades a serem oferecidas pela Universidade para a formação de profissionais qualificados.