Compras e contratações da UNILA têm crescimento de 385% em 2014
A UNILA deve fechar o ano totalizando cerca de R$ 64 milhões em compras e
contratações, um crescimento de 385% em relação ao volume registrado em 2013, que
foi de R$ 13.179.953,71. “Passamos para um outro patamar em capacidade de aquisição
e de qualificação, mas ele será ainda melhor com a participação de todos, inclusive dos
docentes, que são detentores de conhecimentos específicos tão necessários para o êxito
das nossas aquisições”, diz o reitor da UNILA, Josué Modesto dos Passos Subrinho. Do
volume total, os laboratórios receberam investimentos de, aproximadamente, R$ 7
milhões em equipamentos e insumos e outros R$ 22 milhões estão em fase de licitação;
a Biblioteca recebeu mais de R$ 4 milhões para aquisição de títulos.
Para o pró-reitor de Administração, Gestão e Infraestrutura (PROAGI), Luiz Marcos de
Oliveira Silva, a execução completa do orçamento deste ano “é um sinônimo de eficiência
e eficácia na área administrativa”. “As demandas tendem ao infinito, mas o orçamento é
finito. Igualar orçamento e execução é o primeiro passo para demonstrar eficiência”,
opina.
Planejamento
Entre as diversas compras e aquisições, Silva destaca as licitações para serviços de
vigilância e limpeza – realizadas pela primeira vez; serviços de impressão – o número de
impressoras foi multiplicado por dez; ampliação da frota, com a aquisição de 15 veículos,
entre eles um ônibus – outros cinco ônibus estão previstos em licitação, que está em
andamento juntamente com mais 25 veículos; e compra de quase R$ 9 milhões em
equipamentos de áudio, vídeo e fotos, para atender as demandas da Secretaria de
Comunicação Social (SECOM) e do curso de Cinema e Audiovisual.
O planejamento das compras e aquisições é um aspecto importante para garantir a
efetividade dos projetos, sejam eles administrativos ou acadêmicos. Para melhorar esse
quesito, a PROAGI implementou, nesse ano, uma ferramenta importante: o calendário
anual de compras. Com o calendário, a ideia é disseminar, na Instituição, a necessidade
de planejamento a médio e longo prazos. No calendário de 2015, deverão ser apontadas
as necessidades a serem atendidas em 2016. O prazo, explica Silva, leva em conta o
tempo que cada licitação demanda, com aprovações em diversos setores e, ainda, a
possibilidade de, em um primeiro momento, não haver fornecedores interessados, o que
demanda reiniciar todo o processo. “Lançamos o calendário anual de compras, que
poderá sofrer modificações no decorrer do tempo com a inclusão de novos itens. Vamos
ter um catálogo de materiais que as pessoas poderão adaptar para, ao longo dos anos,
adquirir as características próprias da Universidade”, explica o pró-reitor.